Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49237
Título: Espaço de transição e urbanidade: investigação de estratégias para melhor qualidade na vida urbana
Autor(es): Araújo, Bianca Ferreira Costa de
Orientador: Dantas, George Alexandre Ferreira
Palavras-chave: Urbanidade;Espaço de transição;Interface público-privada;Natal
Data do documento: 24-Mar-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Bianca Ferreira Costa de. Espaço de transição e urbanidade: investigação de estratégias para melhor qualidade na vida urbana. 2022. 124f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O presente trabalho visa contribuir com as discussões existentes a respeito das interfaces público privado, em especial os espaços de transição e relacioná-los à urbanidade. Considera a importância de se pensar nos espaços de transição como um lugar que faça a conexão do espaço público com o privado, permitindo maior interação, segurança e conforto ao transeunte, locais que deveriam ser pensados com base no direto de ir e vir e/ou permanecer, com total permeabilidade física (sem barreiras), para qualquer pessoa que necessite ou deseje transpassar ou estar. Tem como objetivo investigar os aspectos formais dos espaços de transição e seus elementos que contribuem de forma potencial para a urbanidade e tendo como base esses conceitos, analisar os edifícios localizados no bairro do Tirol, em Natal/RN, a fim de aprofundar a discussão da produção dos espaços livres e edificados. Ao longo do texto articularemos as questões relativas ao edifício e sua relação com a cidade, a interrelação entre os espaços livres e edificados, as gradações entre o público e o privado, o espaço de transição e urbanidade, trazendo à discussão autores como Hertzberger (1999), Gehl (2013), Alex (2008), Alexander (1977), Gomes (2002), Solà Morales (1992), Gausa (2001), e assim apresentando possibilidades de entendimento sobre o tema. Parte do escopo metodológico se dá através da escolha dos segmentos através dos estudos da Sintaxe Espacial, ou Teoria da Lógica Social do Espacial, que consiste nos estudos das relações dos aspectos físicos e a interação social. A escolha dos segmentos se dá a partir dessa observação dos mapas de segmentos normalizados de Integração e Escolha e foram divididos em cinco trechos, sendo eles: trecho 01 (Av. Nevaldo Rocha), trecho 02 (rua Apodi), trecho 03 (Av. Mal. Deodoro da Fonseca), trecho 04 (Av. Prudente de Morais) e trecho 05 (Av. Sen. Salgado Filho). A análise dos trechos foi realizada a partir de leituras de mapas gerados pelo programa Q-GIS e visitas e registros in loco e/ou auxilio do programa Google Street View. Os resultados obtidos nos mostram que os trechos analisados não possuem muitos exemplares edílicos que tenham essa conexão forte com o espaço público, muitas vezes possuindo rompimento de permeabilidade através de muros e gradis ou vagas de estacionamento para veículos. Os poucos exemplares possuem escassos elementos que incentivam a permanência e a co-presença dos transeuntes, influenciando na falta de urbanidade do local. A expectativa deste trabalho repousa no potencial da classificação dos espaços de transição, no diálogo das escolhas e à aplicação de estratégias de projeto, favorecendo um discurso sobre a produção arquitetônica nas cidades contemporâneas.
Abstract: The present work aims to contribute to the existing discussions regarding the public-private interfaces, especially the transition spaces, and to relate them to urbanity. It considers the importance of thinking about transition spaces as a place that connects the public with the private space, allowing greater interaction, safety and comfort for the passerby, places that should be thought of based on the right to come and go and/or to remain, with total physical permeability (without barriers), for anyone who needs or wishes to pass through or be there. It aims to investigate the formal aspects of transition spaces and their elements that potentially contribute to urbanity and, based on these concepts, analyze the buildings located in the Tirol neighborhood, in Natal/RN, in order to deepen the discussion of production of open and built spaces. Throughout the text, we will articulate issues related to the building and its relationship with the city, the interrelationship between open and built spaces, the gradations between public and private, transition space and urbanity, bringing to the discussion authors such as Hertzberger (1999 ), Gehl (2013), Alex (2008), Alexander (1977), Gomes (2002), Solà Morales (1992), Gausa (2001), and thus presenting possibilities for understanding the theme. Part of the ,ethodological scope is through the choice of segments through the studies os Space Syntax, or Theory of Social Logico d Space, which consists of the studies of the relationships of physical aspects and social interaction. The choice of segments is based on this observation of the maps of normalized Integration and Choice segments and they were divided into five sections, namely: section 01 (Av. Nevaldo Rocha), section 02 (Rua Apodi), section 03 (Av. Mal. Deodoro da Fonseca), section 04 (Av. Prudente de Morais) and section 05 (Av. Sen. Salgado Filho). The analysis of the excerpts was carried out based on readings of maps generated by the Q-GIS program and on-site visits and records and/or assistance from the Google Street View program. The results obtained show us that the analyzed sections do not have many examples of buildings that have this strong connection with the public space, often having permeability disruption through walls and railings or parking spaces for vehicles. The few examples have neat elements that encourage the permanence and copresence of passersby, influencing the lack of urbanity in the place. The expectation of this work rests on the potential of classification of transition spaces, on the dialogue of choices and the application of design strategies, favoring a discourse on architectural production in contemporary cities.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49237
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