Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49246
Título: História da matemática: como recurso didático e análise da sua abordagem nos manuais do professor do 6º ano do ensino fundamental aprovados pelo PNLD 2020
Autor(es): Santos, Marys Cecilia Mata dos
Orientador: Lima Neto, José Melinho de
Palavras-chave: História da Matemática;Livro didático;Ensino de Matemática
Data do documento: 25-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Marys Cecilia Mata dos. História da matemática: como recurso didático e análise da sua abordagem nos manuais do professor do 6º ano do ensino fundamental aprovados pelo PNLD 2020. 2022. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2022.
Resumo: Este trabalho como objetivo verificar a História da matemática como recurso didático na literatura matemática, assim expondo suas implicações e benefícios no ensino da matemática, como também analisar como está sendo sua abordagem nos livros didáticos, específicos de matemática, especialmente o Manual do professor, visto que esse é um instrumento essencial para o trabalho docente, além disso, iremos conhecer as relações do livro didático e apresentar a história do livro específico de matemática, como também será importante, averiguar sobre o Programa Nacional do Livro e Materiais Didáticos (PNLD) e seu histórico, como também as recentes mudanças ocorridas para o desenvolvimento dos livros e o PNLD. Para nossa pesquisa, foram selecionadas duas coleções aprovadas pelo PNLD 2020, visto que sua vida útil, por meio do Decreto nº 9099, será de quatro anos. Respectivamente, ―A Conquista da matemática‖ de José Ruy Giovanni Júnior e Benedicto Castrucci; ―Teláris matemática‖ de Luiz Roberto Dante, são as escolhidas, mas iremos apenas focar nos Manuais do professor referente ao 6º ano do Ensino Fundamental, para analisar os tipos de abordagem histórica presente, especificamente, nas orientações do professor, desde que estejam ligadas a Unidade temática de ―Números‖ estabelecida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Como resultados, encontramos diferente uso da história da matemática nos livro didáticos, referente à unidade temática proposta, como também um número significativo de menções históricas. Além disso, na parte inicial dos Manuais do professor, que se configuram como sugestões para ajudar o docente a desenvolver estratégias e para melhorar a qualidade do ensino de matemática, ressaltar sobre a importância e a efetivação do uso desse recurso didático para o professor de ensino de aprendizagem de Matemática.
Abstract: This work aims to verify the History of Mathematics as a didactic resource in mathematics literature, thus exposing its implications and benefits in mathematics teaching, as well as analyze how it is being approached in specific mathematics textbooks, especially the Teacher's Manual, since this is an essential instrument for the teaching work, in addition, we will know the relations of the textbook and present the history of the specific book of mathematics, as well as it will be important to find out about the o Programa Nacional do Livro e Materiais Didáticos (PNLD) and its history, as well as the recent changes occurred for the development of books and PNLD. For our research, two collections approved by the PNLD 2020 were selected, since their lifespan, according to Decree No. 9099, will be four years. Respectively, "The Conquest of Mathematics" by José Ruy Giovanni Júnior and Benedicto Castrucci; "Teláris Mathematics" by Luiz Roberto Dante, are the chosen ones, but we will only focus on the Teacher's Manuals for the 6th grade of elementary school, to analyze the types of historical approach present, specifically, in the teacher's guidelines, of those that are linked to the thematic unit of "Numbers" established by the Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As a result, we found different use of the history of mathematics in textbooks related to the proposed thematic unit, as well as a significant number of historical mentions. Moreover, in the initial part of the Teacher's Manuals, which are set up as suggestions to help the teacher to develop strategies and to improve the quality of mathematics teaching, highlight the importance and effectiveness of the use of this didactic resource for the teacher in teaching and learning mathematics.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49246
Aparece nas coleções:CERES - TCC - Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HistóriaDaMatemática_Santos_2022.pdfistóriadaMatemáticacomoRecursoDidático_Santos_2022.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons