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dc.contributor.advisorAlbuquerque Júnior, Durval Muniz de-
dc.contributor.authorSouza, Paulo Higor Duarte de-
dc.date.accessioned2022-09-02T22:30:50Z-
dc.date.available2022-09-02T22:30:50Z-
dc.date.issued2022-05-31-
dc.identifier.citationSOUZA, Paulo Higor Duarte de. (Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968). 2022. 123f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49263-
dc.description.abstractThe present paper proposes to discuss how a certain regime of audibility linked to the northeastern region was organized from the instrumentalization of a sound archive linked to this region in the work of the accordion player from Pernambuco, Luiz Gonzaga (1912-1989). To do so, we will concentrate the analysis on the artist's performance on the radio, more specifically on the program "No Mundo do Baião" (1950-1951), starring him and his main songwriting partners - Humberto Teixeira (1915-1979) and Zé Dantas (1921-1962) - on Rádio Nacional. Starting from this documentation and clipping, we seek to show how the construction of given spatialities is linked to a symbolic apprehension and composition of space, which in the case in question involves the articulation of elements, sound marks and fundamental sounds attributed to the Northeast and that confer on the region a pretended aesthetic, cultural and formal purity. A deeper analysis of Luiz Gonzaga's work will allow us to understand the historical conditions of possibility for the emergence of the baião and the other rhythms influenced by Gonzaga in the enunciation of a Northeastern soundscape through the mechanisms of radio production in Rio de Janeiro in the 1950s. In this sense, this paper will seek to narrate the process of composition of this spatiality in Gonzaga's work through the articulation of formal and aesthetic elements and the "sound archive" that tried to fix to the region its alleged authenticity and purity, with the material conditions of production, reception and circulation of music in the large centers of Brazil in the exposed cut, as well as the trajectory of the artist himself, his paths and mishaps until his consecration as an "artist from the brazillian Northeast".pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.subjectRádiopt_BR
dc.subjectLuiz Gonzagapt_BR
dc.subjectPaisagem sonorapt_BR
dc.title(Re)cantos de saudade da terra natal: a construção sonora do nordeste na obra de Luiz Gonzaga (1941-1968)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.contributor.authorIDhttps://orcid.org/0000-0002-9630-9023pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3617419783978164pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-4153-9240pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7585947992338412pt_BR
dc.contributor.referees1Sales Neto, Francisco Firmino-
dc.contributor.referees1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9647-4638pt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3836760295812952pt_BR
dc.contributor.referees2Paranhos, Adalberto de Paula-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe discutir de que forma se organizou um dado regime de audibilidade atrelado a região nordeste a partir da instrumentalização de um arquivo sonoro ligado a esta região na obra do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga (1912 – 1989). Para tanto, concentraremos a análise na atuação do artista no rádio, mais especificamente no programa “No Mundo do Baião” (1950-1951), estrelado por ele e seus principais parceiros de composição – Humberto Teixeira (1915- 1979) e Zé Dantas (1921 – 1962) – na Rádio Nacional. Partindo desta documentação e recorte, buscaremos mostrar de que forma a construção de dadas espacialidades está ligada a uma apreensão e composição simbólica do espaço, que no caso em questão envolve a articulação de elementos, marcos sonoros e sons fundamentais atribuídos ao Nordeste e que conferem à região uma pretensa pureza estética, cultural e formal. Uma análise mais aprofundada sobre a obra de Luiz Gonzaga nos permitirá entender as condições históricas de possibilidade do surgimento do baião e dos outros ritmos agenciados por Gonzaga nessa enunciação de uma paisagem sonora nordestina através dos mecanismos da produção radiofônica no Rio de Janeiro da década de 50. Nesse sentido, este trabalho buscará narrar o processo de composição dessa espacialidade na obra gonzagueana através da articulação dos elementos formais, estéticos e do “arquivo sonoro” que tentaram fixar à região sua pretensa autenticidade e pureza, com as condições materiais de produção, recepção e circulação da música nos grandes centros do Brasil no recorte exposto, bem como a própria trajetória do artista, seus percursos e percalços até a consagração como “artista do Nordeste”.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
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