Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49460
Título: RPG e o aprender na fantasia
Autor(es): Leda, Vladimir Dantas
Orientador: Martins, Cibelle Amorim
Palavras-chave: RPG educativo;RPG pedagógico;Jogos educacionais
Data do documento: 27-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: LEDA, Vladimir Dantas. RPG e o aprender na fantasia. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: O presente trabalho visa fazer uma análise sobre a experiência realizada em duas escolas, uma da rede municipal e uma da rede estadual, Escola Professora Maria Dalva Gomes Bezerra e a escola estadual Aldo Fernandes de Melo, ambas situadas na Zona Norte de Natal, Rio Grande do Norte, que teve a figura do professor Raphael Lima, que é professor de ensino religioso e formado em história, como organizador de diversas atividades de Role Playing Game (RPG) ou jogo de interpretação de papéis, em sala de aula. Foram reunidos alunos de diversas turmas do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental de 2016 a 2018. Utilizando a contribuição teórica de vários autores que estimulam o debate sobre metodologias de ensino inovadoras para a educação no Brasil, procurei compreender a forma e o alcance sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos do ensino público, que através de um novo elemento educacional possam ter um recurso valioso que ajude a melhorar o sistema de ensino, superando a realidade do ensino do “quadro e giz”, presente no dia a dia dos alunos. No aprofundamento da pesquisa buscou-se identificar em que áreas do conhecimento o RPG pôde ser utilizado eficientemente, quais as dificuldades em se utilizar esse recurso pedagógico e porque ele é pouco utilizado e conhecido em sala de aula. Também houve a procura de como foi criado o RPG e sua evolução ao longo dos anos. O documentário em vídeo busca identificar aspectos chave que foram utilizados nas ações do professor Raphael Lima e de como ele desenvolveu essas atividades utilizando o RPG de mesa para que seja conhecido pela comunidade acadêmica e possa ser mais um elemento pedagógico na elaboração de aulas e atividades por outros professores em suas práticas educativas, abrangendo as necessidades presentes para o desenvolvimento dos alunos e suas especificidades. Por sua vez, esse documentário é um sonho antigo, pois como jogador de RPG na minha adolescência, mesmo sem ter tido contato algum com o mesmo durante a fase escolar, me coloquei a questionar como o RPG de mesa nunca tinha sido uma opção, nem tão pouco apresentado a nós alunos por nossos professores.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49460
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia (presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RPGeoAprender_Leda_2022.pdfTCC RELATÓRIO SOBRE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA1,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
RPGeoAprender_Leda_2022.mp4PRODUÇÃO AUDIOVISUAL EM FORMATO DE MINI DOCUMENTÁRIO PARA GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA318,18 MBVideo MP4Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons