Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49512
Title: | Análise de cobertura e desempenho de sistemas Indoor 5G NR com Beamforming |
Authors: | Medeiros, Lucas Ismael Campos |
Advisor: | Junior, Vicente Angelo de Sousa |
Keywords: | 5G;NR;ns-3;5G-LENA;Formatação de feixe;Beamforming |
Issue Date: | 22-Feb-2022 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | MEDEIROS, Lucas Ismael Campos. Análise de cobertura e desempenho de sistemas Indoor 5G NR com Beamforming. Orientador: Vicente Angelo de Sousa Junior. 2022. 6 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Telecomunicações) - Departamento de Engenharia de Comunicações, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. |
Portuguese Abstract: | A quinta geração (5G) da rede de comunicação do 3GPP propõe uma variedade de casos de uso, que vão desde as comunicações móveis em banda larga melhoradas (eMBB), até comunicações ultra confiáveis e de baixíssimo atraso (URLLC), além das comunicações massivas entre máquinas (mMTC). Umas das principais funcionalidades para suprir a demanda desses casos de uso é a utilização de múltiplas antenas, tanto para transmitir como para receber a informação. Este trabalho apresenta uma análise de cobertura e desempenho da técnica de formatação de feixes no sistema de comunicação 5G NR, por meio da prototipagem via software, com o simulador de eventos discretos ns-3 5G-LENA. Simulações com diferentes esquemas de beamforming demonstram o aumento de cobertura e de SINR, taxa útil e redução no atraso do sistema. A análise de desempenho é realizada ao estudo da sensibilidade desses parâmetros com o aumento do número de UEs conectados à rede. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49512 |
Appears in Collections: | CT - TCC - Engenharia de Telecomunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC_LUCAS_ISMAEL_BF.pdf | 781,56 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License