PPGEEsp - Mestrado Profissional em Educação Especial

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  • Dissertação
    O estágio supervisionado no curso de letras: libras/língua portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: o que dizem os alunos surdos?
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Souza, Simone Patrícia Soares de; Santos Filho, Pedro Luiz dos; https://orcid.org/0009-0003-5977-3673; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; http://lattes.cnpq.br/8950496151576099; Fonseca, Gessica Fabiely; Peixoto, Janaína Aguiar
    O presente trabalho - intitulado O Estágio Supervisionado no Curso de Letras-Libras/Língua Portuguesa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte: o que dizem os alunos Surdos? - tem como objetivo geral analisar aspectos referentes aos processos de aprendizagem no decorrer dos Estágios Supervisionados do curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa da UFRN. A pouca quantidade de publicações na área sobre Estágio Supervisionado com alunos surdos interfere na possibilidade desses alunos compreenderem e aprofundarem o nível de consciência em relação à profissão escolhida e, consequentemente, afeta a construção identitária do aluno como profissional e como futuro professor do Ensino Básico (GARCIA, 2012). Foram nossos objetivos específicos: Identificar as expectativas e as dificuldades dos alunos quanto à atuação no campo de estágio; analisar os processos de aprendizagem no decorrer do Estágio Supervisionado a partir das narrativas dos surdos; criar um produto tecnológico bilíngue que permita aos estudantes surdos receberem as orientações sobre Estágio Supervisionado em Libras. É uma pesquisa com abordagem qualitativa, de paradigma interpretativo, que foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas através de encontros presenciais e on-line, com distanciamento e respeitando todas as normas de segurança preconizadas pelas autoridades sanitárias. Para análises deste trabalho, contamos como referencial teórico e com os preceitos abordado por Franco, 2005. Os discentes surdos receberam todas as informações por meio do Registro de Consentimento Livre e Esclarecido (RCLE) em Língua Brasileira de Sinais (Libras) acerca da referida pesquisa e, a partir das suas narrativas, traçamos os meios necessários para atender aos objetivos do nosso trabalho. Os resultados apontaram que as barreiras atitudinais e comunicacionais são os principais problemas existentes para os discentes surdos nas atividades de Estágio Supervisionado, a ausência de materiais e instrumentos acessíveis, também orientação docente na mediação pedagógica. Nossa conclusão é reafirmar a necessidade de os docentes de estágio saberem Libras, reafirmar a necessidade de os profissionais da escola campo aprenderem Libras, ausência de materiais acessíveis e bilíngues que facilitem o acesso às informações necessárias à formação dos discentes surdos. Por fim, foi elaborado produto piloto denominado de Tutorial Bilíngue sobre Orientação de Estágio Supervisionado, com a proposta de ser um documento de orientações para os alunos surdos que estão regularmente matriculados no estágio, no intuito de proporcionar a inclusão e acessibilidade destes, bem como o senso de orientação obre os aspectos facilitadores para superar as barreiras apontadas nestapesquisa.
  • Dissertação
    Educação especial, bidocência e formação docente: diálogos com professores da educação básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-11-14) Oliveira, Lenise Maciel da Silva Bevenuto de; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; http://lattes.cnpq.br/0351736925269307; http://lattes.cnpq.br/2251882442383141; Guerra, Eliana Costa; Martins, Lisie Marlene da Silveira Melo; Soares, Márcia Torres Neri
    Este trabalho foi desenvolvido na linha de pesquisa Processos de Ensino e Aprendizagem na Perspectiva da Educação Especial do Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEsp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Seu objetivo geral foi analisar um processo formativo sobre bidocência, desenvolvido com professores de escolas da Educação Básica da 4ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC), da rede pública de ensino do Estado do Rio Grande do Norte (RN). A fundamentação teórica baseia-se nos estudos de Mendes (2006), Damiani (2008), Fontes (2013), Vilaronga e Mendes (2017), Christo e Mendes (2019), Nazário (2021), Cunha (2022) e Silva (2023). A abordagem metodológica adotada, em relação aos objetivos, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória, que busca proporcionar maior familiaridade com o problema investigado para torná-lo mais explícito (Gil, 2002). Participaram da pesquisa onze professores, lotados em cinco escolas da 4ª Diretoria Regional de Educação e Cultura (DIREC) – SEEC/RN, que integraram o curso de extensão “Ensino Colaborativo: a Inclusão na Perspectiva da Bidocência”. O grupo de interlocução foi composto por professores de Educação Especial, professores do Atendimento Educacional Especializado, professores de salas regulares, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. Como produto educacional, foi elaborado um material didático instrucional baseado no curso de extensão oferecido aos interlocutores, com a colaboração dos professores formadores, recebendo o mesmo título do curso: “Ensino Colaborativo: a Inclusão na Perspectiva da Bidocência”. O material inclui links para sites, vídeos, textos em PDF e questões norteadoras, com o objetivo de fomentar discussões e reflexões das equipes pedagógicas em momentos formativos nas escolas. O estudo revelou que a bidocência, na perspectiva colaborativa, ainda é um desafio. Além disso, destacou a necessidade de redesenhar o currículo, garantir tempo e espaço para planejamentos conjuntos e investir em formação continuada para toda a equipe docente e gestora, visando assegurar os direitos de aprendizagem de todos os estudantes.
  • Dissertação
    Ensino de arte numa perspectiva inclusiva em uma escola do município de Natal/RN: com-posições curriculares na educação básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-20) Silva, Sanderson Tinoco da; Mosca, Maristela de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9283862894499360; http://lattes.cnpq.br/0780557202442590; Medeiros, Blenda Carine Dantas de; https://orcid.org/0000-0002-4091-3897; http://lattes.cnpq.br/6246411297862967; Souza, Catarina Shin Lima de; Bortoletto, Denise; Carvalho Filho, Evanilson Gurgel de
    Esta investigação, fundamentada pelos documentos oficiais, teóricos basilares da área estudada e trabalhos publicados a partir de investigações e desdobramentos de pesquisas, tem como objetivo investigar os elementos emergentes que propiciam a (re)construção de propostas curriculares para o ensino de Arte em uma escola em tempo integral do município de Natal, numa perspectiva inclusiva. A partir da descrição e análise dos dados produzidos, levamos em conta uma proposta que legitima todos os atores implicados nos processos de ensino e aprendizagem – a comunidade escolar, que também está em constante transformação. No intuito de alcançar o objetivo geral, elencamos os seguintes objetivos específicos: descrever o locus da investigação, com foco nas linguagens artísticas, seus docentes e a articulação do trabalho coletivo; descrever as concepções docentes a respeito de um currículo inclusivo para o ensino de Arte em tempo integral; analisar as concepções docentes a respeito de um currículo inclusivo para o ensino de Arte em tempo integral; delinear os elementos balizadores para a/na (re)construção de propostas curriculares para um ensino de Arte inclusivo nas escolas em tempo integral; evidenciar os elementos identificados em relação aos cotidianos da escola locus de intervenção, visando um produto educacional. Esta proposta investigativa apresenta-se como uma pesquisaintervenção do tipo cartográfica, tendo em vista a pretensão de construção de conhecimento coletivamente e buscar sustentar a relação de coprodução, ao invés de manter uma relação de oposição entre quem investiga e quem participa da pesquisa. Foram realizadas rodas de conversas como metodologia de pesquisa com a participação dos(as) professores(as) de Arte da escola locus da investigação, para discutirmos as concepções de ensino de Arte e, a partir destas, construirmos elementos que sinalizam para propostas curriculares numa perspectiva inclusiva. A partir da análise dos dados, tendo as pistas cartográficas como condutores de nossas narrativas, sistematizamos uma oficina formativa como produto educacional, pautado na formação docente e seus desdobramentos para/com/em uma escola inclusiva.
  • Dissertação
    Glossário acadêmico como ferramenta bilíngue libras/português: com foco na disciplina de fundamentos sócio-filosóficos da educação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-10-31) Paiva, Thiago da Silva; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; https://orcid.org/0000-0002-4707-7086; http://lattes.cnpq.br/2655772002844453; http://lattes.cnpq.br/3178891461022653; Carvalho, Cid Ivan da Costa; Santos Filho, Pedro Luiz dos
    O presente trabalho teve como objetivo contribuir com o processo de ensino de estudantes surdos universitários. No que diz respeito à metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo sendo ela qualitativa e quantitativa onde desenvolveu um estudo de caso dividido em dois momentos: o primeiro momento foi realizado na UFERSA-Caraúbas no estado do Rio Grande do Norte, e o segundo envolveu outras instituições federais tendo como alvo os tradutores-intérpretes de Libras. Participaram da pesquisa um total de 29 pessoas, a saber:coordenadora do curso de Letras Libras (01), professora da disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação (01), alunas surdas (02), e tradutores-intérpretes de Libras (25). Durante a pesquisa foram realizadas, entrevistas via googlemeet, totalizando 05 encontros, com duração média de 2 horas, aplicação de um questionário com os tradutoresintérpretes de instituições federais e um grupo focal com os tradutores-intérpretes e as alunas surdas participantes da pesquisa. O aporte teórico que subsidiou na tecedura deste trabalho foram ancorados em autores como: Ribeiro (2019), Santos; Batista (2019), Strobel (2008 e 2009), Mazzota (2005), Quadros; Karnopp (2004), Martins (2017), Friedrich (2019) e nas leis que discutem a educação de surdos como: Lei 10.436 de 24 de abril de 2002, o Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005, a Lei 13.146 de 06 de julho de 2015, a Lei 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 e por último a Lei 14.191/21. Após análise e discussão dos dados da pesquisa foi elaborado como produto final um glossário bilíngue Libras/Língua Portuguesa, com foco na disciplina Fundamentos Sócio-Filosóficos da educação no qual, foi destacado pela professora 24 termos que está disponibilizado no site https://repositorio.ufrn.br/, que tem como objetivo possibilitar os alunos a refletir criticamente sobre as diferentes perspectivas filosóficas e sociais da educação, inclusive a dos surdos. A estrutura do glossário compreende a inclusão dos sinais-termos utilizados e criados, pelas alunas surdas e tradutores-intérpretes de Libras participantes dos estudos, organizados em ordem alfabética, com os conceitos das palavras em português e vídeos em Libras através do QR Code.
  • Dissertação
    Trabalho e ensino colaborativo para a promoção da educação inclusiva: formação colaborativa na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-26) Morais, Sheila Tatiane Tavares de Souza; Cenci, Adriane; http://lattes.cnpq.br/9828410515704583; http://lattes.cnpq.br/6205568520185768; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Lopes, Manoela Gomes Reis
    Tendo em vista que a educação especial na perspectiva inclusiva vem sendo um dos grandes desafios da escola atual, este estudo volta-se à cultura de colaboração como ferramenta para inclusão de todos, e tem como objetivo geral analisar uma formação colaborativa em serviço, considerando o trabalho e ensino colaborativo com os profissionais da escola como possibilidade de desenvolvimento para promoção da inclusão escolar. Esta pesquisa tem como arcabouço conceitual a Teoria Histórico-Cultural da Atividade, nas três gerações de autores: Vigotski (2021, 2022); Leontiev (2014, 2021) e Engestrom (2016). Assim, a colaboração neste estudo é discutida no Trabalho Colaborativo entre todos os profissionais na escola e no Ensino Colaborativo que acontece entre professores da educação especial e do ensino comum. Ademais a pesquisa segue uma abordagem qualitativa de metodologia colaborativa baseada nos princípios de Ibiapina (2016). O estudo teve a formação continuada colaborativa como cerne da pesquisa, e foi realizado em uma escola pública estadual localizada na cidade de Natal, a qual recebe alunos do Ensino Fundamental I. Os dados foram produzidos por meio da gravação de voz, fotografia, atividade de levantamento dos problemas da escola, diário de campo, e produções (desenhos, esquemas) e um questionário auto avaliativo. Além do mais, esses dados foram examinados seguindo a análise textual discursiva (Moraes, 2003), organizados em três categorias: educação inclusiva e suas contradições; organização do trabalho colaborativo para a inclusão na escola; organização do ensino colaborativo considerando o trabalho do professor de ensino comum e de educação especial na sala de aula. Então, na primeira categoria, como resultados, observamos que a inclusão escolar requer uma atividade coletiva e colaborativa, na qual as manifestações de contradições emergentes desse sistema são potenciais para a mudança. Já, na segunda categoria, apontamos como principal resultado que o trabalho colaborativo na escola é erguido por todos os profissionais que nela trabalham, sendo ele uma possibilidade profícua para a inclusão. E na terceira categoria, o pensar junto, por meio do planejamento conjunto entre professor de educação especial e do ensino comum, é peça chave para a organização do ensino colaborativo e promoção da inclusão. Além disso, a dissertação também apresenta a avaliação da formação colaborativa desenvolvida na pesquisa e apresenta um produto educacional com conteúdo de uma proposta de intervenção formativa, sistematizando uma experiência de formação colaborativa para o Trabalho Colaborativo na escola, organizado em um Ebook. Como conclusão principal desta pesquisa, inferimos que a realização de uma formação colaborativa, em contexto escolar, é profícua para o desenvolvimento do trabalho e ensino colaborativo na escola, promovendo a mobilização da equipe para superação de problemas que só podem ser resolvidos em contexto coletivo e colaborativo. Neste estudo, evidenciamos a importância da cultura de colaboração para a inclusão na escola.
  • Dissertação
    Estudantes com deficiência visual do ensino médio do Rio Grande do Norte: trajetória e acesso à educação superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-24) Lima, Francinete Marcolino da Silva; Martins, Lisie Marlene da Silveira Melo; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; http://lattes.cnpq.br/8515147611037605; http://lattes.cnpq.br/5502168466274934; Silva, Katiene Symone de Brito Pessoa da; Silva, Luzia Guacira dos Santos
    O contexto do Ensino Médio brasileiro tem sido permeado por muitos desafios para pessoas com deficiência, tais como: lacunas na formação docente, barreiras comunicacionais, pedagógicas, arquitetônicas, dentre outras. Diante desses desafios, neste estudo buscou-se conhecer e analisar a trajetória escolar de estudantes com deficiência visual do Ensino Médio para o acesso à Educação Superior. Especificamente, foram elencados os seguintes objetivos: mapear os estudantes com deficiência visual do Ensino Médio matriculados na 1ª DIREC na rede de ensino do RN; identificar a trajetória escolar dos estudantes com deficiência visual até a etapa atual; elencar os apoios institucionais e serviços disponíveis aos estudantes com deficiência visual para a permanência e conclusão dos estudos no Ensino Médio; identificar elementos que se configuram desafiadores para os estudantes com Deficiência visual no acesso à Educação Superior; e elaborar um guia de orientação, em específico, a estudantes com deficiência visual no quando da passagem do Ensino Médio para o Ensino Superior, considerando as percepções apontadas pelos participantes da pesquisa. Como aspectos teórico-metodológicos, destacam-se os estudos e políticas no campo educacional da área da Educação Especial e inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Médio. A pesquisa é de abordagem qualitativa, adotando-se um perfil de pesquisa exploratória. Como procedimentos para coleta de dados, escolheu-se a pesquisa de campo e entrevistas semiestruturadas, além do levantamento bibliográfico e documental. Na análise, foram utilizados os princípios da Análise Temática de Minayo (2014) e Braun e Clarke (2006). Os eixos temáticos norteadores da análise e discussão foram: trajetória escolar; serviços institucionais e recursos de acessibilidade; acesso à Educação Superior. A partir do desenvolvimento desta pesquisa, consideramos que os desafios relatados pelos discentes não se restringem apenas à etapa do Ensino Médio, mas permeiam toda sua trajetória escolar, onde a família desempenha um papel importante na superação das dificuldades. Também observamos que, apesar da maioria almejar o ingresso na Educação Superior, muitos não recebem orientação adequada durante o Ensino Médio sobre a etapa subsequente. Diante disso, esperamos, com esta pesquisa, contribuir para estudos dedicados à implementação de práticas eficazes e colaborativas de inclusão de estudantes com deficiência visual no Ensino Médio, assim como para o acesso deste público à Educação Superior, por meio de um guia de orientação elaborado como produto técnico-educacional deste mestrado profissional.
  • Dissertação
    Gênero seminário: desafios e possibilidades no ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-29) Bezerra, Tuíza Cristina Avelino; Santos Filho, Pedro Luiz dos; https://orcid.org/0009-0003-5977-3673; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; http://lattes.cnpq.br/9015026622100671; Fonseca, Gessica Fabiely; Peixoto, Janaína Aguiar
    O objetivo geral dessa investigação foi analisar o uso do recurso teórico metodológico do gênero seminário e suas implicações na aprendizagem dos estudantes surdos em uma instituição de surdos em Natal RN. Como objetivos específicos tivemos: plicar sequência didática construída no ensino do gênero seminário; Comparar semelhanças e diferenças entre o gênero seminário em Libras e em Língua Portuguesa; Identificar os desdobramentos na aprendizagem dos alunos surdos e produzir, como forma de produto, um guia metodológico para auxiliar os processos de ensino e aprendizagem. Para isso optou-se como lócus da pesquisa o Centro Estadual de Capacitação de Educadores e de Atendimento ao Surdo (CAS) de Natal/RN, pela facilidade de acesso, por se enquadrar nas características da pesquisa e por ser um espaço de atendimento ao surdos em contexto bilíngue. Participaram da pesquisa professores bilingues ouvintes, professores e alunos surdos do ensino fundamental I -séries iniciais. A pesquisa em tela pautada em uma metodologia descritivo-interpretativista (Ribeiro et al, 2022) com enfoque qualitativo (Minayo, 2014), correlacionada a pesquisa-ação (Thiollent, 2011). Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: entrevista semiestruturada, questionário e observação que resultou em 11 (onze) diários de campo que são descritos na sequência cronológica da ação. Sendo: registro das aulas antes da SD, registro da aula de sondagem e introdutória do tema a ser estudado, resgistro da roda sinalizada sobre expectativas e possíveis desafios no contexto seminário e por fim, resgistro das aulas durante a SD. Os dados obtidos foram analisados segundo análise textual discursiva de Moraes (2007). Como referencial teórico nos embasamos nos estudos Surdos (Quadros, 2006; Skliar, 2006; Menezes, 2017, 2023), Estudos da oralidade (Dolz et al., 2004; Schneuwly, 2004;); Estudos dos gêneros discursivos (Bakhtin, 2011) e nos diálogos entre os fundamentos de Bakhtin (2011), Freire (2005) e Vygotsky (1989) na educação. Os resultados apontam: a) a necessidade da didatização da Libras em sala de aula; b) considerar o discurso em Libras como forma de aprendizagem do surdo, por meio da linguagem expressiva; C) necessidade do uso do gênero discursivo seminário, como estratégia de ensino para estimular habilidades argumentativas do surdo. Em última análise, no processo de escolarização do surdo, a necessidade de adequação curricular nas escolas inclusivas baseada na pesquisa de Santos Filho (2015), o que a escolha por uma escola bilíngue inevitável. A partir dessa pesquisa foi possível construir um Guia metodológico para o ensino de gênero discursivo seminário e contribuir nos processos de ensino e aprendizagem, além de favorecer para nova investigação acerca do uso dos gêneros orais quanto gêneros sinalizados.
  • Dissertação
    Contação de história apoiada pela comunicação alternativa: efeitos da autoscopia na formação docente
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Morais, Renata Lima de; Nunes, Débora Regina de Paula; Deliberato, Débora; https://orcid.org/0000-0001-8758-8916; http://lattes.cnpq.br/1188086132826132; http://lattes.cnpq.br/8097072918541335; Gonçalves, Maria de Jesus; Manzini, Eduardo José
    Nos últimos anos, o número de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) tem crescido substancialmente nas classes regulares. Apesar da crescente presença dessa população na escola, pesquisas sugerem que os profissionais da educação sentem dificuldades para lidar com crianças com TEA, principalmente devido às limitações sociocomunicativas que apresentam. Cerca de um terço dessas crianças não consegue se comunicar pela fala, sendo essencial o uso de recursos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA). Em contexto pré-escolar, a CAA tem sido adotada em rotinas diversificadas, incluindo dinâmicas de contação de histórias. Estudos sugerem que muitos professores desconhecem ou não se sentem preparados para utilizar a CAA em atividades dessa natureza. Assim, pesquisas denotam a relevância da formação docente para que a inclusão da criançacom TEA ocorra. Uma das crescentes práticas adotadas em programas de formação profissional é a autoscopia, um procedimento de autoconfrontação com vistas à formação do professor reflexivo. Com base nesse panorama, o objetivo geral do presente estudo foi analisar os efeitos do procedimento de autoscopia no uso da CAA na contação de histórias pelo professor de crianças com TEA. Os participantes incluíram uma professora e 14 crianças de uma turma da educação infantil (nível III), dentre elas 3 crianças com TEA. Quatro livros acessíveis em CAA foram confeccionados para a realização da pesquisa, que foi conduzida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da cidade de Natal. O relato verbal da docente e da pesquisadora, registrados durante as sessões de autoscopia, foi analisado com base na Análise de Conteúdo. Três categorias de análise foram produzidas para a professora, incluindo organização da tarefa, recursos, estratégias, autoavaliação e participação da professora no processo de autoscopia. Nas falas da pesquisadora, quatro categorias foram consideradas: recursos, estratégias, participação das crianças com TEA e avaliação da prática da professora. Os efeitos da autoscopia na prática docente foram analisados por meio de um delineamento quase-experimental intrasujeito e avaliados usando Porcentagem Não Sobreposta de Dados (PND). Os resultados revelaram que a intervenção impactou a prática docente de distintas formas. Aumento significativo foi observado na frequência de perguntas verbais sobre a história, perguntas e comentários usando símbolos, assim como o uso de perguntas fechadas. Apesar de disponibilizar os símbolos para as crianças com mais frequência, a professora pouco os utilizou para contar as histórias ou tecer comentários verbais sobre a narrativa. Os registros observacionais sugeriram que as mudanças no comportamento da professora favoreceram a participação das crianças com TEA na contação de histórias.
  • Dissertação
    Sinalibras: glossário bilíngue libras/português dos pontos turísticos da cidade do Natal-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-07) Correia, Louise Alane Martins Barbosa; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; http://lattes.cnpq.br/5222148242140445; Cenci, Adriane; Bregonci, Aline de Menezes; Vieira, Patrícia Araújo
    No cenário em que Natal/RN se destaca como um dos destinos mais visitados por turistas no Brasil, a ausência de registros e documentação na Língua Brasileira de Sinais (Libras) sobre os pontos turísticos da cidade impacta negativamente na construção da identidade territorial e na difusão da cultura da comunidade surda local. Nesse contexto, o levantamento dos sinais-termo associados aos locais turísticos, culturais e históricos de Natal e a consequente disseminação dessas informações podem contribuir para o fomento à inclusão e para o fortalecimento da comunidade surda natalense. Destarte, a produção de materiais pedagógicos e/ou informacionais acessíveis desempenha um papel fundamental na educação e inclusão da comunidade surda na sociedade, assim como na construção de sua identidade e diversidade cultural. Sob esta perspectiva, a sistematização de um glossário bilíngue Libras/Português, enquanto objeto educacional, pode vir para, além de difundir a Libras, proporcionar uma experiência visual e de aprendizagem não apenas para surdos, mas para todo aquele que acessá-lo, sendo considerado uma ferramenta essencial para preencher a lacuna existente quanto a fontes referenciais de fácil acesso e confiáveis para fins de consulta e divulgação dos sinais-termo inerentes aos pontos turísticos da cidade de Natal-RN. Assim, o objeto dessa pesquisa são os sinais existentes de pontos turísticos da cidade do Natal-RN sistematizados em um glossário. Para isso, busca-se responder a seguinte questão: Que atributos essenciais devem estar contidos no desenvolvimento de um glossário bilíngue Libras/Português para registro e disseminação dos sinais existentes de pontos turísticos usados pela comunidade surda de Natal-RN? Diante do exposto, a pesquisa em tela tem como objetivo geral sistematizar um glossário bilíngue Libras/ Português para registro e disseminação dos sinais existentes de pontos turísticos criados pela comunidade surda de Natal-RN. Já os objetivos específicos são: i) Identificar atributos essenciais para o desenvolvimento de um glossário bilíngue Libras/ Português; ii) Levantar sinais existentes de pontos turísticos da cidade do Natal; iii) Registrar os sinais existentes de pontos turísticos da cidade do Natal. A pesquisa, caracterizada como aplicada exploratória, utiliza uma abordagem qualitativa para análise dos dados gerados a partir dos princípios de análise temática de Bardin sob as entrevistas semiestruturadas aplicadas junto aos professores Surdos do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes e do Centro de Educação da UFRN-Natal, que subsidiaram a construção do objeto de aprendizagem produto da presente dissertação, qual seja: Glossário bilíngue Libras/ Português de pontos turísticos da cidade do Natal-RN. Como resultado da pesquisa têm-se a criação do objeto de aprendizagem; compartilhamento do website do SinaLibras o Glossário Bilíngue Libras/ Português de pontos turísticos de Natal/RN; ampliação do acervo de materiais de estudo e pesquisa para profissionais e estudantes da Libras; bem como o registro dos traços da língua e cultura da comunidade surda natalense.
  • Dissertação
    O discurso medicalizante do TDAH e suas implicações no processo de ensino e de aprendizagem no ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-27) Rodrigues, Julie Isabelle Freitas; Barreto, Maria da Apresentação; http://lattes.cnpq.br/0256251497039883; http://lattes.cnpq.br/2228319171386737; Cenci, Adriane; Santos, Fabio Alexandre Araújo dos
    A medicalização se configura como transformação das características humanas, como o sofrimento, o comportamento e a desatenção, em patologias. A escola tem se aproximado dos conceitos médicos e adotado práticas medicalizantes para questões de ordem pedagógica. As contribuições da Teoria Histórico-Cultural (THC) são relevantes para este estudo, compreendendo o meio social como pilar essencial na construção da identidade e da aprendizagem. A escola tem papel fundamental nessa construção, seja pela finalidade de apresentar aos educandos os conhecimentos socialmente construídos ou pela mediação no desenvolvimento de suas Funções Psicológicas Superiores, (FPS) como a memória e a atenção. Esta pesquisa se organizou tendo como objetivo geral identificar na fala dos estudantes diagnosticados com TDAH a percepção sobre as mediações que facilitam o seu processo de aprendizagem, problematizando a medicalização dos processos pedagógicos e como objetivos específicos: conhecer a compreensão dos alunos diagnosticados com o TDAH matriculados na instituição sobre o seu processo de ensino aprendizagem e as mediações oferecidas pelas IFRN que facilitam esse processo. A análise dos dados apontou como as práticas medicalizantes acompanharam os estudantes em toda a trajetória escolar, não sendo ofertada, em espacial aos alunos com deficiência, as mediação necessárias para que eles pudessem aprender, culminando em alguns momentos em reprovações. Em todas as situações investigadas, a medicalização da educação está presente, seja por transferir aos sujeitos a responsabilidade por não aprender ou no uso de medicação por pessoas tão jovens, sem a real avaliação dos benefícios ou prejuízos para esses adolescentes a longo prazo. Por tratar-se de um mestrado profissional, o produto gerado consiste em um infográfico digital destinado aos professores da instituição, cujo conteúdo versará sobre o tema desmedicalização da educação e sua relação com a aprendizagem, a partir da ótica dos estudantes.
  • Dissertação
    Matemática inclusiva na educação de jovens e adultos: o uso de jogos como ferramenta mediadora
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-29) Medeiros, Hoziana Cunha de; Kranz, Cláudia Rosana; http://lattes.cnpq.br/9780536669387272; http://lattes.cnpq.br/7478000032281022; Nogueira, Clelia Maria Ignatius; Viana, Flávia Roldan; Pontes, Mercia de Oliveira; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
    A presente pesquisa está respaldada em dimensões que se complementam na construção do saber social, uma vez que possibilitar ao aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como o da Educação Especial, um ensino de boa qualidade e que lhe garanta aprendizagem e desenvolvimento, colabora para que esse indivíduo se torne mais consciente de sua capacidade, de sua realidade e de sua importância frente à sociedade. Dentre essas dimensões destaca-se a importância do levantamento de pesquisas, o desenvolvimento metodológico e a análise dos resultados obtidos relativos ao que se propõe investigar. Destaca-se, ainda, a construção de um dispositivo didático que contribua com o desenvolvimento de práticas pedagógicas. Pensar a matemática numa perspectiva inovadora e atrativa em sala de aula, e ainda tendo como público-alvo pessoas com necessidades específicas é um desafio. A discussão deste contexto se referencia em autores como Oliveira, Silva, Santos (2020), Carvalho (2019), Kranz (2014, 2015), Prado e Piotto (2022), Martins e Rabatini (2011), Luria (2010) e Vigotski (1991). Objetivamos analisar as contribuições de jogos acessíveis, na perspectiva do Desenho Universal Pedagógico (DUP), para o trabalho inclusivo com alunos da EJA no que se refere ao ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos. Pensando na importância do trabalho participativo, e que a pesquisa não se constrói de forma isolada, sendo importante considerar o trabalho em conjunto e o quanto isto pode ser significativo para obtenção dos resultados, este projeto foi construído dentro da perspectiva da pesquisa-ação colaborativa, sendo, portanto, de cunho qualitativo. A análise dos dados se deu por meio do levantamento de todo o material colhido ao longo da pesquisa, sendo eles, entrevistas, fotos, filmagens, anotações e depoimentos pessoais. Por se tratar de uma pesquisa de cunho qualitativo, os instrumentos utilizados dão origem a um número considerável de dados descritivos, que devem ser sintetizados e organizados de modo a garantir sua análise, num processo apontado por Nunes et. al. (2015) como codificação. A partir das atividades propostas e desenvolvidas com os alunos, houve a elaboração de um Caderno contendo os jogos inclusivos com regras e os planejamentos envolvidos na pesquisa. Compreende-se que tal produto se faz necessário na ampliação da divulgação de propostas inclusivas para o Ensino da Matemática na EJA, tanto numa visão ampla, como para um público específico. A análise dos resultados apontou que o uso de jogos com regras dentro da perspectiva do Desenho Universal trouxe importantes contribuições para se pensar além da estrutura comum de sala de aula. O relato dos estudantes após a realização das atividades propostas confirmou a ressignificação em relação à Matemática e a aprendizagem dos conceitos matemáticos trabalhados. Além disso, o aluno com Necessidade Específica atuou de maneira participativa e com maior entrosamento junto aos colegas da turma, apontando assim, a importância da utilização dos jogos inclusivos como forma de permitir o trabalho inclusivo junto aos estudantes da EJA e a melhoria na compreensão dos conceitos matemáticos.
  • Dissertação
    Gamificação na educação de surdos: mangá bilíngue como mediador de aprendizagem entre surdos e ouvintes na escola regular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-30) Silva, Aldijane Jales Carneiro e; Santos Filho, Pedro Luiz dos; https://orcid.org/0009-0003-5977-3673; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; http://lattes.cnpq.br/4241512239094338; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Alves, Edneia de Oliveira
    Este estudo propõe uma abordagem metodológica por meio de uma atividade gamificada, visando promover o ensino do português como segunda língua para alunos surdos e facilitar a socialização da Libras entre surdos e ouvintes mediante uso da tecnologia assistiva. Os objetivos incluem: analisar o processo de ensino do português como segunda língua em uma escola inclusiva; apresentar uma atividade gamificada para o aprendizado do português como segunda língua, incluindo a produção de gêneros textuais como o Mangá em Libras por todos os alunos da turma; e incentivar o uso da Libras, por meio de tecnologia assistiva, para promover sua aquisição e uso social entre surdos e ouvintes. A pesquisa utilizou elementos metodológicos da pesquisa-ação (Braun, 2014), envolvendo o professor de Língua Portuguesa e a Professora Tradutora/Intérprete de Libras de uma escola de ensino médio no Estado do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi realizada presencialmente, utilizando observação participante e entrevistas semiestruturadas com o Professor Regente de Língua Portuguesa, a Professora Tradutora/Intérprete de Libras e a aluna surda, esta última utilizando Libras com suporte adequado à sua particularidade linguística. Os resultados da atividade foram registrados em diário de campo. Os resultados apontam para a necessidade de direcionar as aulas também para os alunos surdos, atualmente limitadas aos alunos ouvintes. Foi observado que a aluna surda atualmente desempenha predominantemente o papel de copista, indicando a necessidade urgente de um ensino específico de português para ela. Além disso, foi identificada a falta de planejamento conjunto entre o professor de Língua Portuguesa e a Professora Tradutora/Intérprete de Libras, ressaltando a necessidade de formação continuada para ambos. A metodologia ativa, como a gamificação, mostrou-se eficaz ao despertar o interesse dos alunos surdos e ouvintes pelo aprendizado, assim como pela interação com a Libras, facilitando a socialização da aluna surda com seus colegas de sala. No entanto, o estudo também destaca a necessidade de uma acessibilidade curricular que incorpore a disciplina de Libras ao currículo regular, proporcionando ao surdo não apenas a expressão, mas também a participação social através de sua língua. Conforme a teoria histórico-cultural de Vigotski (2021), o desenvolvimento do indivíduo ocorre do social para o individual, enfatizando a importância de um ambiente educacional que promova trocas sociais por meio da língua natural do surdo. Este trabalho sugere a continuidade de pesquisas para contribuir com a educação de surdos e para aprofundar questões importantes relacionadas à sua escolarização. Os feitos desta pesquisa resultaram na criação de um manual metodológico, derivado dos seus achados, que serve como recurso pedagógico e inspiração para novas práticas, por meio de metodologia da gamificação, para que professores de qualquer escola (inclusiva, bilíngue, escolas de fronteiras) engajem tanto surdos quanto ouvintes no ensino de Língua Portuguesa e/ou em outras disciplinas, utilizando metodologias que integrem a Libras ao processo educacional do surdo e que possibilitem sua difusão entre colegas de sala de aula. Como também, o material pode ser utilizado por pedagogos em formação; nas licenciaturas no geral e nos cursos de Letras Libras, como suporte à formação desses futuros profissionais.
  • Dissertação
    Contribuições para o ensino das ciências da natureza: desafios e possibilidades na construção de uma sequência didática para os anos finais do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Fernandes, Luzia Mirnia Vieira; Romani, Elizabeth; http://lattes.cnpq.br/2598480911657526; http://lattes.cnpq.br/7776451942454430; Cenci, Adriane; Martins, Fabiane Ferreira; Carvalho, Rozicleide Bezerra de
    A chegada de educandos com deficiência às salas de aula comum provocou mudanças significativas, sobretudo nos professores, que tiveram que transformar suas práticas de ensino, de forma a atender as individualidades de todos os estudantes em turmas cada vez mais heterogêneas. Nesse sentido, o presente estudo surge das inquietações de professores dos anos finais do Ensino Fundamental que relatavam as dificuldades em ministrar determinados conteúdos para turmas tão diversificadas em seus ritmos e formas de aprender. Diante do amplo universo de conteúdos tratados, recortou-se a pesquisa para o componente curricular das Ciências da Natureza. A investigação, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória, configura-se quanto aos procedimentos como pesquisa-ação. A pesquisa foi fundamentada nos estudos de Zabala (1998), (2008), Oliveira (2013), Kranz (2014), Zerbato e Mendes (2021), bem como os documentos oficiais como a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e a Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017). Esta pesquisa apresenta como sujeitos participantes docentes e discentes dos últimos anos do Ensino Fundamental, tendo como objetivo geral mapear os desafios e as possibilidades do ensino-aprendizagem da componente curricular de Ciências da Natureza ministrada para uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de ensino localizada no município de Natal–RN. São objetivos específicos: caracterizar o perfil e repertório dos participantes da pesquisa e do grupo focal; identificar, junto a professores e estudantes, os conteúdos mais desafiadores; elaborar, de forma colaborativa, uma sequência didática com abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem para as aulas de Ciências da Natureza em uma turma do Ensino Fundamental - Anos Finais; e, avaliar e documentar as percepções dos pesquisados envolvidos quanto ao produto. Elegeu-se como instrumentais para a construção de dados o questionário, o grupo focal e a ferramenta codesign. Já para a análise dos dados foi adotado o método da análise de conteúdo de Bardin (2011). A partir dos discursos dos participantes, culminou-se como produto da dissertação, a construção de uma sequência didática inclusiva sobre o conteúdo “Células” como parte do currículo da componente curricular Ciências da Natureza do 6º ano do Ensino Fundamental. Espera-se com este trabalho, que reflexões sobre o fazer docente sejam fomentadas, possibilitando com que as práticas educativas inclusivas proporcionem a efetivação da aprendizagem para todos os estudantes.
  • Dissertação
    Mediação do professor na contação de histórias para crianças com TEA na educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Heredia, Gabriela Dias de Menezes; Gonçalves, Maria de Jesus; https://orcid.org/0000-0003-2580-485X; http://lattes.cnpq.br/1882493636300348; http://lattes.cnpq.br/1383428598243369; Deliberato, Débora; Nunes, Débora Regina de Paula; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; Manzini, Eduardo José; Macedo, Elizeu Coutinho de
    O Transtorno do Espectro Autista (TEA) possui como critérios diagnósticos a presença de déficits na interação e comunicação social, além de interesses restritos e movimentos repetitivos. Os desafios para essas crianças na rede regular de ensino são diversos, principalmente para os que apresentam Necessidades Complexas de Comunicação (NCC). Nos últimos anos, tem-se percebido um número cada vez maior de crianças com TEA matriculadas na Educação Infantil em escolas regulares, fazendo com que o professor necessite buscar conhecimentos, estratégias e recursos, para que sua prática pedagógica se torne mais inclusiva. Utilizar histórias na Educação Infantil como estratégia pedagógica no processo de aprendizagem auxilia no desenvolvimento linguístico da criança e, consequentemente, no acesso à informação e na sua interação com os seus interlocutores, nesse momento, o professor pode agir como mediador intervindo entre a criança e a história apresentada, fazendo com que ela seja percebida de forma participante. A CAA pode ser utilizada pelo professor na sua prática de mediação para auxiliar a criança com TEA nesse processo, para que ela não apenas esteja presente na sala de referência, mas que efetivamente participe de todos os momentos. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as estratégias de mediação utilizadas por professores no momento do conto e reconto de histórias para crianças com TEA e NCC inseridas na sala de referência na última fase da Educação Infantil e como objetivos específicos: Descrever quais estratégias de mediação são utilizadas pelos professores no momento da contação de histórias com as crianças da Educação Infantil com TEA e NCC incluídas e elaborar um material de orientação no formato de animação 2D com objetivo de guiar os professores da Educação Infantil nas práticas da contação de histórias para toda turma, incluindo crianças com TEA e NCC. No tocante aos aspectos metodológicos, trata-se de uma série de estudos de caso, por possibilitar ao pesquisador compreender um fenômeno a partir de seu contexto real, é uma pesquisa qualitativa. Participaram do estudo duas professoras e as crianças matriculadas em suas salas, entre elas duas crianças com diagnóstico de TEA e NCC sendo uma em cada escola. As filmagens aconteceram na sala de referência das crianças semanalmente. Os vídeos foram transcritos foi analisada a ocorrência das categorias e o modo como elas se apresentam, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin e as categorias de mediação propostas por Feuerstein (1991) e adaptadas por Soares e Nunes (2020). Essas categorias são ancoradas perspectiva do Ensino da Aprendizagem Mediada (EAM) elaborada por Feuerstein. Os resultados do estudo indicaram as categorias de mediação mais utilizadas para a turma foram a da Intencionalidade e Reciprocidade, Elogiar e Atenção Partilhada. As sessões nos revelaram que muitas vezes apenas houve a preocupação das professoras em ler o que estava escrito, fazer com que as crianças prestassem atenção e recebessem elogios. Essa característica foi observada não só com as crianças com TEA, mas com todas as crianças.
  • Dissertação
    A contação e sonorização de história como recurso pedagógico musical acessível para a educação infantil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-31) Silva, Carlos Antônio Freitas da; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Deliberato, Débora; Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva; Louro, Viviane dos Santos
    O presente trabalho teve como objetivo analisar a participação de crianças com deficiência em atividades de contação e sonorização de histórias, utilizadas como recursos pedagógicos musicais acessíveis na Educação Infantil. Quanto à metodologia, foi conduzida uma pesquisa qualitativa do tipo pesquisa-ação com 18 crianças de 5 anos de uma escola de Educação Infantil da rede particular de ensino da cidade do Natal/RN. Para a pesquisa, foi desenvolvido um projeto pedagógico de contação e sonorização de histórias, composto por 10 encontros que ocorreram uma vez por semana, com duração de 30 minutos. No decorrer dos encontros, foram realizadas narrativas sonorizadas, incorporando práticas pedagógico-musicais, como exercícios de acompanhamento musical, jogos cantados, brincadeiras de imitação rítmica, sonora e gestual, entre outras atividades. Os resultados evidenciaram uma lacuna de estudos que abordem os objetivos desta pesquisa. Também foi constatado que as crianças com deficiência participaram ativamente das atividades, contribuindo de forma significativa para os seus desenvolvimentos musicais, bem como para o aprimoramento das habilidades motoras, cognitivas e sociais, além de suas autonomias, independências e tomadas de decisões. A pesquisa revelou, ainda, a importância do suporte contínuo das assistentes durante as atividades musicais. Como produto desse processo, foi criado um e-book com informações sobre Música e Inclusão na Educação Infantil, além de uma sequência didática pedagógico-musical direcionada para professores que atuam na Educação Básica, e utiliza a contação e sonorização de histórias como recurso pedagógico acessível na Educação Infantil.
  • Dissertação
    Repositório virtual de atividades pedagógicas na perspectiva da alfabetização e letramento nos contextos hospitalar e domiciliar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-06) Souza, Ivanise Almeida Rodrigues de; Araújo, Jacyene Melo de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/7383148053596046; Cenci, Adriane; Gonçalves, Adriana Garcia
    A ludicidade aliada ao uso das tecnologias digitais de informação e comunicação nas classes hospitalares e domiciliares representa um desafio importante, mas também oferece oportunidades valiosas para a melhoria da qualidade da educação e da experiência de aprendizagem dos alunos nesse contexto. Este estudo faz parte de um mestrado profissional em educação especial e tem como objetivo elaborar, de forma colaborativa com as professoras que atuam nas classes hospitalares e domiciliares, uma ferramenta denominada “Repositório Digital Alfaletrics” na perspectiva da alfabetização e letramento, desenvolvido em colaboração com três professoras que atuam nesses contextos. Neste ínterim, observa-se que a inserção das ferramentas tecnológicas nas práticas pedagógicas das classes hospitalares e domiciliares, além de proporcionar ludicidade e humanização no processo de aprendizagem dos alunos em estado de adoecimento, também assegura a inclusão digital nesses ambientes. Para a coleta de dados, foram utilizados instrumentos como questionários (via Google Forms) e entrevistas coletivas (via Meet), no viés da ludicidade, humanização e TDIC. Além de gravações de vídeos produzidos como registros dos três encontros virtuais. A metodologia empregada na pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa metodológica e para análise de dados foram criadas categorias alinhadas aos objetivos com base na análise de conteúdos de Bardin (2016). A adaptação do Repositório Digital Alfaletrics às particularidades dos contextos hospitalares e domiciliários oferece uma base sólida para a personalização e a contextualização do ensino, atendendo de maneira mais eficaz às necessidades dos alunos em diferentes condições. Os resultados da pesquisa demonstraram que a implementação do Repositório Digital Alfaletrics foi eficiente, contribuindo significativamente para o desenvolvimento educacional dos alunos nesses ambientes, ao promover um aprendizado mais engajador e adaptado às suas realidades.
  • Dissertação
    Cartilha digital sobre literatura surda: percepções e reflexões de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-08) Macêdo, Buena Bruna Araújo; Santos Filho, Pedro Luiz dos; https://orcid.org/0009-0003-5977-3673; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; https://orcid.org/0000-0002-1020-1557; http://lattes.cnpq.br/0681855287636843; Fonseca, Gessica Fabiely; Peixoto, Janaína Aguiar
    Essa dissertação está inserida nas discussões acerca da constituição do ser professor, diante da relação entre a formação inicial e as experiências no ambiente escolar, traduzindo uma preocupação central com a escolarização da criança surda. O estudo busca analisar a relevância da Literatura Surda para as propostas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental pelo viés da educação bilíngue de surdos. Além desse objetivo geral, foram estabelecidos três objetivos específicos: evidenciar o potencial da Literatura Surda para o Ensino Fundamental; identificar as percepções que professores atribuem ao trabalho com a Literatura Surda nos anos iniciais do Ensino Fundamental; e apresentar um produto educacional, de tipologia cartilha, contendo orientações acerca da Literatura Surda, direcionada aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente adotou-se a abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen,1994), a pesquisa do tipo exploratória e descritiva (Gil, 2002), no que diz respeito aos instrumentos para a coleta de material empírico, optou-se pela ação conjunta da revisão bibliográfica e documental (Gil, 2002) e a realização de entrevistas semiestruturada (Bogdan; Biklen, 1994; Triviños, 1987; Manzini, 1990/1991) com 04 (quatro) professoras que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para a sistematização e tratamento do material empírico coletado foi adotada a análise de conteúdo de Bardin (2011). O referencial teórico do estudo evidencia discussões sobre a educação de pessoas surdas no Brasil e sua legislação educacional (Goldfeld, 2002; Strobel, 2009; Dorziat, 2009; Rocha, 2009; SuttonSpence, 2021; Capovilla, 2000); a cultura surda e os artefatos culturais (Skliar, 1998, 2010; Perlin, 2001; Strobel, 2009; Peixoto, 2018; 2016); a Literatura na escola (BNCC, 2018; Lajolo,1993; Candido, 2000, 2011; Amarilha, 2009; Cosson, 2007) e a Literatura Surda e os processos de tradução, adaptação e criação do artefato literário (Karnopp, 2008, 2006; Mourão, 2011; Strobel, 2009; Rosa, 2011). Os resultados da pesquisa apontam o avanço em relação à escolarização dos surdos no Brasil, com o respaldo da legislação, o que reflete na proposta de modalidade de educação bilíngue de surdos. Apesar dos avanços, a Literatura Surda é um artefato cultural pouco conhecido pelos professores que atuam na escolarização das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Portanto, os desdobramentos das análises empreendidas a partir do referencial teórico-metodológico e do material empírico, culminaram na elaboração da cartilha (produto educacional) contendo orientações acerca da Literatura Surda, direcionada aos professores ouvintes e surdos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, aos pesquisadores da área da educação de surdos e da literatura como um todo.
  • Dissertação
    Educação bilíngue: caminhos e possibilidades a partir de narrativas de alunos surdos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-27) Ferreira, Sédina dos Santos Jales; Santos Filho, Pedro Luiz dos; http://lattes.cnpq.br/6532507335363986; http://lattes.cnpq.br/9501682027576279; Fonseca, Gessica Fabiely; http://lattes.cnpq.br/2836927327702138; Peixoto, Janaína Aguiar
    Esta pesquisa tem como finalidade analisar os relatos produzidos por alunos surdos do Ensino Médio, em uma escola pública de Natal – RN, no que alude às metodologias de ensino empregadas no contexto de sala de aula. Ao que se consegue vislumbrar, o enfoco recai sobre a perspectiva bilíngue/as experiências bilíngues desse grupo, de modo a evidenciar seus traumas, anseios e afins. Tal intento é de suma importância que com base na análise, foram propostas metodologias que condizem com a realidade local. Para tanto, recorremos às teorizações de Ladd (2003), Quadros (2019), Perlin (2013), no que toca aos Estudos Surdos. Metodologicamente, este trabalho faz uso dos pressupostos da investigação autobiográfica em educação, uma vez que buscamos compreender as experiências vivenciadas no processo de escolarização a partir das narrativas de alunos surdos. Para o pesquisador, não interessa apenas falar sobre os sujeitos, mas junto a eles, em cooperação. Os resultados demostram a necessidade de criação de estratégias pedagógicas que possibilitem o acesso do aluno surdo, de forma significativa, à informação e à aquisição de conteúdos escolares, por meio da pedagogia visual, o que inclui a sua língua natural: a Libras, com base nos pressupostos do bilinguismo. Visando as narrativas de experiências dos alunos surdos podemos extrair a importância das escolas bilíngues relacionando com as partes teóricas e metodológicas. Por fim, tratamos as discussões deste presente estudo por um viés bilíngue e que os surdos possam ter por direito a sua língua materna como base educacional para o conhecimento e o processo de aprendizagem, destacando os pontos essenciais para o desenvolvimento na educação de surdos. Além de um produto de pesquisa que visa contribuir com a sociedade e comunidade surda trazendo elementos e informações essenciais para o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos surdos, com o enfoque na educação bilíngue. Trata-se da produção de um videocast, uma mídia de conteúdo em vídeo, e tem como objetivo transmitir informações, opiniões e entretenimentos para o público, um recurso do universo digital.
  • Dissertação
    (Trans)formação colaborativa com profissionais da educação infantil para um trabalho pedagógico em uma perspectiva inclusiva
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-19) Câmara, Maria Eduarda Capistrano da; Medeiros, Blenda Carine Dantas de; https://orcid.org/0000-0002-4091-3897; http://lattes.cnpq.br/6246411297862967; https://orcid.org/0000-0001-5641-5932; http://lattes.cnpq.br/1729171065084740; Cenci, Adriane; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; http://lattes.cnpq.br/0280706946746715; Carvalho, Maria de Fátima; Mosca, Maristela de Oliveira
    Essa pesquisa é vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEESP) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e se debruça sobre a temática do trabalho pedagógico inclusivo (TPI) na educação infantil. Teve como objetivo identificar concepções e práticas dos profissionais da Educação Infantil no contexto de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da grande Natal (Rio Grande do Norte) em relação ao trabalho pedagógico inclusivo através de uma formação colaborativa. A investigação adotou abordagem qualitativa e de natureza exploratória e se organizou a partir dos pressupostos da pesquisa colaborativa. O trabalho estabelece diálogos com a Teoria Histórico-Cultural, discussões sobre Trabalho Pedagógico, Inclusão, História e Políticas. Foram utilizados como procedimentos de coleta e produção dos dados: questionários online; quatro encontros reflexivos gravados em áudio com os profissionais da instituição e análise do projeto político pedagógico do CMEI. A análise dos dados foi fundamentada na metodologia da Análise textual discursiva. As categorias de análise emergiram diretamente do escopo teórico da pesquisa. O trabalho organizou-se em três categorias principais. A primeira, intitulada "Compreendendo o Trabalho Pedagógico Inclusivo: Perspectivas e Práticas em um Centro Municipal de Educação Infantil", explorou as diferentes concepções e práticas do TPI entre os profissionais da educação infantil, destacando a intencionalidade no fazer pedagógico, a importância do olhar atento, a rotina e as condições concretas de trabalho, para possibilitar um trabalho na perspectiva inclusiva. A segunda categoria, "Diálogos sobre o Trabalho Pedagógico: Percepções dos Profissionais da Educação Infantil no CMEI acerca das Crianças com e sem Deficiência", discutiu compreensões iniciais sobre o TPI, concepções de deficiência e os sentidos e significados atribuídos a ela, além de exemplos de práticas no TPI. A terceira categoria, "Avaliação e Reflexões dos Encontros: pensando a Prática Colaborativa para um Trabalho Pedagógico Inclusivo", discutiu os resultados da formação colaborativa e como esta foi percebida como uma prática importante para pensar, discutir e organizar o trabalho pedagógico. Ao final da pesquisa, evidenciou-se a necessidade de práticas colaborativas e de espaços para discussão contínua sobre o trabalho pedagógico no CMEI, essenciais para a inclusão, mas também se destacou a carência de recursos, tempos e espaços disponíveis para essas reflexões. Além disso, foi sistematizada uma e-book para promover a formação colaborativa e a reflexão sobre o trabalho pedagógico inclusivo na Educação Infantil.
  • Dissertação
    A experiência estética em duas obras de Newton Navarro com o uso do SoundPainting
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-05-02) Melo, Ana Livia de Jesus Oliveira e; Alves, Jefferson Fernandes; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; http://lattes.cnpq.br/1757774533373914; Cardoso, Eduardo; Viana, Flávia Roldan; https://orcid.org/0000-0002-7289-4512; http://lattes.cnpq.br/4756646407294958; Motta, Livia Maria Villela de Mello
    A audiodescrição (AD), recurso que transforma imagens em palavras, proporciona o acesso, principalmente, de pessoas com deficiência visual aos mais diversos conteúdos imagéticos, inclusive às obras de arte. Visando diminuir a desigualdade de oportunidades no acesso à cultura, este trabalho busca trazer mais uma possibilidade de experiência estética para pessoas cegas, o SoundPainting, técnica proposta por Josélia Neves que alia efeitos sonoros e acompanhamento musical à audiodescrição de obras artísticas. Para avaliar o impacto dessa técnica, foi construído roteiros de SoundPainting para duas obras do artista potiguar Newton Navarro: "Dom Quixote" e "Sancho Pança", que fazem parte do acervo do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, e submetidos à apreciação de sete (7) pessoas - com deficiência visual, por meio de um grupo focal que ocorreu no Centro de Educação da UFRN. O SoundPainting contou com músicas compostas pelo Prof. Dr. Marcus Varela, da Escola de Música da UFRN, com base no levantamento da estética, histórico e do estilo das duas obras de Newton Navarro. A construção dos roteiros de SoundPainting, foi validada pelo grupo focal e como desdobramento, desejamos que se abram novos horizontes para experiência estética de obras de arte, bem como possibilite um novo campo para composições musicais.