Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50010
Título: Livro paradidático para a educação básica: a paisagem local como objeto de aprendizagem
Autor(es): Facundo, André Leone
Orientador: Morais, Ione Rodrigues Diniz
Palavras-chave: Educação básica;Horizonte/CE;Livro paradidático;Paisagem;Unidades fitoecológicas
Data do documento: 21-Set-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: FACUNDO, André Leone. Livro paradidático para a educação básica: a paisagem local como objeto de aprendizagem. Orientador: Ione Rodrigues Diniz Morais. 2022. 136f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: A paisagem, a partir de uma abordagem que integra aspectos físicos e humanos, constitui um conteúdo da área que engloba a Geografia na Educação Básica. Esse conteúdo é abordado no livro didático no âmbito de tópicos que tratam de Biomas, Domínios Morfoclimáticos, Paisagem vegetal, dentre outros. Considerando que o livro didático de Geografia aborda conteúdos em escalas macrorregionais, nacional e mundial, os conhecimentos sobre a paisagem em escala microrregional e local são pouco contemplados. Reconhecendo essa problemática e a necessidade de correlacionar os conteúdos curriculares ao espaço vivido do estudante, esta pesquisa apresentou como objetivo produzir um livro paradidático para a Educação Básica acerca da paisagem, considerando as Unidades Fitoecológicas do município de HorizonteCeará. O percurso metodológico correspondeu à pesquisa bibliográfica a partir do referencial teórico acerca do livro paradidático e paisagem integrada; pesquisa documental com base em fontes oficiais que orientam a educação brasileira e do Estado do Ceará e pesquisa de campo para fins de coleta de imagens das paisagens retratadas no livro paradidático. Os resultados desta investigação foram sistematizados no Relatório Técnico-Científico, no qual se apresenta o arcabouço teórico-metodológico que fundamenta o produto, sendo este formatado na perspectiva de um livro paradidático designado “A paisagem de Horizonte/CE: conhecendo as Unidades Fitoecológicas do município”. A perspectiva teórico-conceitual e metodológica do produto foi tecida a partir de uma abordagem geográfica que enfoca a integração dos elementos naturais e antrópicos que delineiam a paisagem, articulando diferentes escalas de análise. Infere-se que essa perspectiva favorece o processo de ensino e aprendizagem em Geografia e confere aos conteúdos um significado na medida em que contempla o espaço vivido pelo estudante, potencializando sua capacidade de leitura e compreensão do mundo. Outrossim, evidencia a relevância do livro paradidático no cotidiano escolar, especialmente sendo este uma produção autoral do professor-pesquisador. Portanto, espera-se que o livro paradidático, em formato impresso ou digital, contribua para a aprendizagem sobre a paisagem de Horizonte a partir de suas Unidades Fitoecológicas, servindo de referência para estudantes, professores e demais pessoas interessadas no assunto.
Abstract: The landscape, from an approach that integrates physical and human aspects, constitutes a content of the area that encompasses Geography in Basic Education. This content is addressed in the textbook within the scope of topics that deal with Biomes, Morphoclimatic Domains, Plant Landscape, among others. Considering that the Geography textbook addresses contents at macro-regional, national and global scales, knowledge about the landscape at a microregional and local scale is little contemplated. Recognizing this problem and the need to correlate the curricular contents to the student's lived space, this research aimed to produce a paradidactic book for Basic Education about the landscape, considering the Phytoecological Units of the municipality of Horizonte-Ceará. The methodological course corresponded to the bibliographical research from the theoretical reference about the paradidactic book and integrated landscape; documentary research based on official sources that guide Brazilian education and the State of Ceará and field research for the purpose of collecting images of the landscapes portrayed in the paradidactic book. The results of this investigation were systematized in the Technical-Scientific Report, which presents the theoretical-methodological framework that underlies the product, which is formatted from the perspective of a paradidactic book called “The landscape of Horizonte/CE: knowing the Phytoecological Units of the municipality ”. The theoretical-conceptual and methodological perspective of the product was woven from a geographical approach that focuses on the integration of natural and anthropic elements that delineate the landscape, articulating different scales of analysis. It is inferred that this perspective favors the teaching and learning process in Geography and gives the contents a meaning insofar as it contemplates the space lived by the student, enhancing their ability to read and understand the world. Furthermore, it highlights the relevance of the paradidactic book in the school routine, especially since it is an authorial production of the teacher-researcher. Therefore, it is expected that the paradidactic book, in printed or digital format, will contribute to the learning about the landscape of Horizonte from its Phytoecological Units, serving as a reference for students, teachers and other people interested in the subject.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50010
Aparece nas coleções:CERES - Mestrado em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Livroparadidaticoeducacao_Facundo_2022.pdf19,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.