Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50503
Title: Tipos de acesso endôntico e relação com a resistência à fratura do elemento dentário: uma revisão integrativa da literatura.
Other Titles: Types of endodontic access and relation with fracture resistance of the dental element: na integrative literature review
Authors: Oliveira Filho, José Maurício de
Advisor: Nóbrega, Letícia Maria Menezes
Keywords: Cavidade de acesso;Resistência à fratura;Minimamente invasivo;Cavidade de acesso conservador
Issue Date: 7-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA FILHO, José Maurício de. Tipos de acesso endodôntico e relação com a resistência à fratura do elemento dentário: uma revisão integrativa da literatura. Orientador: Letícia Maria Menezes Nóbrega. 2022. 24f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia), Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: A etapa de acesso é extremamente importante para a realização do tratamento endodôntico. Na maioria dos casos é feita de maneira convencional, no entanto, é importante observar que, ultimamente, muito se tem pesquisado sobre meios de acesso envolvendo a mínima remoção possível de estrutura dentária, a fim de perder o mínimo possível de resistência à fratura dos dentes tratados. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva a reunião de informações acerca da relação entre o tipo de acesso endodôntico e a resistência à fratura do elemento dentário, por meio de uma revisão integrativa da literatura. Assim, foram utilizadas as palavras-chave “access cavity”, “fracture resistance”, “minimally invasive”, “conservative access cavity”, “endodontic cavity” para buscas nas bases de dados PUBMED, LILACS e Scielo, em que foram encontrados 71 artigos, dos quais 15 foram selecionados a partir dos critérios de inclusão: artigos na íntegra publicados em português, inglês, espanhol; trabalhos experimentais in vitro, publicados entre 2018 e 2022. Como critérios de exclusão: publicações que não abordassem a temática e/ou que abordassem apenas capacidade de limpeza, também artigos publicados há mais de 5 anos. Diante da análise da literatura, não se observou uma homogeneidade nos resultados, provavelmente pela ausência de padronização de conceito e técnica. Todavia, a maioria dos artigos analisados não mostram melhoria na resistência à fratura do elemento dentário, logo, não há benefício, a partir dessa literatura estudada, na realização dos acessos pesquisados em relação a cavidade de acesso tradicional.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50503
Appears in Collections:CCS - TCC - Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tiposdeacessoendodontico_OliveiraFilho_2022.pdfTrabalho de conclusão de curso de José Maurício de Oliveira Filho313,81 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons