Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50794
Title: Gamificação em sala de aula de EFL/ESL: uma revisão teórica
Authors: Silva, Lília Paula varela da
Advisor: Faria, Marília Varella Bezerra de
Keywords: English as Foreign Language (EFL);Ensino;Aprendizagem;Gamificação;English as Second Language (ESL)
Issue Date: 14-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Lília Paula Varela da. Gamificação em sala de aula de EFL/ESL: uma revisão teórica. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: Enquanto docente, é necessário que haja uma reflexão constante da própria prática em sala de aula a fim de vencer os desafios que se lançam cotidianamente. Nesse contexto, o(a) professor(a) deve buscar estratégias que o(a) auxiliem e a gamificação surge como um recurso atraente para esses profissionais que buscam uma aula engajadora e inovadora. Assim, para além dos meios corporativos e de comércio, notamos que a gamificação tem crescido avassaladoramente no meio educacional e preenchido, cada vez mais, as salas de aula. Tendo isso em vista, esse trabalho busca identificar e analisar os efeitos que a gamificação tem no desempenho de alunos de EFL/ESL, para que se possa, enquanto docentes, melhorar a prática de ensino com o uso dessa metodologia inovadora, com a finalidade de ajudar tais aprendizes no processo de aprendizado da língua inglesa, na medida em que se encontram frente ao desconhecido de uma língua adicional. Para isso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir de quatro artigos que apresentam a aplicação da gamificação em sala de aula de EFL/ESL. Como resultados preliminares das análises, observou-se efeitos positivos no desempenho de alunos de EFL/ESL com a aplicação da gamificação, ainda que não tenha se provado eficaz no ganho lexical da língua inglesa.
Abstract: As a teacher, it is necessary to constantly reflect on one's own classroom practice in order to overcome the challenges that arise on a daily basis. In this context, teachers must seek strategies to help them, and gamification emerges as an attractive tool for those professionals who seek an engaging and innovative classroom. Thus, beyond the corporate and business world, we have noticed that gamification has been growing overwhelmingly in the educational environment and has increasingly filled classrooms. With this in mind, this paper seeks to identify and analyze the effects of gamification on EFL/ESL students’ performance, so that one may, as teachers, improve teaching practice with the use of this innovative methodology, in order to help those learners in the process of learning the English language as they find themselves facing the unknown of an additional language. To this end, a qualitative, bibliographic research was conducted based on four articles that present the application of gamification in the EFL/ESL classroom. As preliminary results of the analysis, positive effects were observed in the performance of EFL/ESL students with the application of gamification, although it has not proved to be effective in the lexical gain of the English language.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50794
Appears in Collections:CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GamificacaoSalaAula_Silva_2022TCC - Monografia - Lília Paula471,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.