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dc.contributor.advisorFaria, Marília Varella Bezerra de-
dc.contributor.authorSilva, Lília Paula varela da-
dc.date.accessioned2023-01-03T15:03:38Z-
dc.date.available2023-01-03T15:03:38Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.citationSILVA, Lília Paula Varela da. Gamificação em sala de aula de EFL/ESL: uma revisão teórica. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras-Inglês) - Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50794-
dc.description.abstractAs a teacher, it is necessary to constantly reflect on one's own classroom practice in order to overcome the challenges that arise on a daily basis. In this context, teachers must seek strategies to help them, and gamification emerges as an attractive tool for those professionals who seek an engaging and innovative classroom. Thus, beyond the corporate and business world, we have noticed that gamification has been growing overwhelmingly in the educational environment and has increasingly filled classrooms. With this in mind, this paper seeks to identify and analyze the effects of gamification on EFL/ESL students’ performance, so that one may, as teachers, improve teaching practice with the use of this innovative methodology, in order to help those learners in the process of learning the English language as they find themselves facing the unknown of an additional language. To this end, a qualitative, bibliographic research was conducted based on four articles that present the application of gamification in the EFL/ESL classroom. As preliminary results of the analysis, positive effects were observed in the performance of EFL/ESL students with the application of gamification, although it has not proved to be effective in the lexical gain of the English language.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.subjectEnglish as Foreign Language (EFL)pt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEnglish as Second Language (ESL)pt_BR
dc.titleGamificação em sala de aula de EFL/ESL: uma revisão teóricapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programLetras - Inglêspt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8605791382835186pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-5832-891Xpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9374738955386775pt_BR
dc.contributor.referees1Weissheimer, Janaina-
dc.contributor.referees1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6318-4906pt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7345837860360864pt_BR
dc.contributor.referees2Canan, Ana Graça-
dc.contributor.referees2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3419-1944pt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1212672321267679pt_BR
dc.description.resumoEnquanto docente, é necessário que haja uma reflexão constante da própria prática em sala de aula a fim de vencer os desafios que se lançam cotidianamente. Nesse contexto, o(a) professor(a) deve buscar estratégias que o(a) auxiliem e a gamificação surge como um recurso atraente para esses profissionais que buscam uma aula engajadora e inovadora. Assim, para além dos meios corporativos e de comércio, notamos que a gamificação tem crescido avassaladoramente no meio educacional e preenchido, cada vez mais, as salas de aula. Tendo isso em vista, esse trabalho busca identificar e analisar os efeitos que a gamificação tem no desempenho de alunos de EFL/ESL, para que se possa, enquanto docentes, melhorar a prática de ensino com o uso dessa metodologia inovadora, com a finalidade de ajudar tais aprendizes no processo de aprendizado da língua inglesa, na medida em que se encontram frente ao desconhecido de uma língua adicional. Para isso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir de quatro artigos que apresentam a aplicação da gamificação em sala de aula de EFL/ESL. Como resultados preliminares das análises, observou-se efeitos positivos no desempenho de alunos de EFL/ESL com a aplicação da gamificação, ainda que não tenha se provado eficaz no ganho lexical da língua inglesa.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Appears in Collections:CCHLA - TCC - Letras-Inglês (licenciatura)

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