Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51888
Title: Entre a crise sanitária e o racismo institucional: a proteção da saúde da população negra no contexto da pandemia covid-19
Authors: Melo, Deborah Zuleide de Farias
Advisor: Castro, Janete Lima de
Keywords: Grupo com ancestrais do Continente Africano;Saúde das minorias étnicas;Covid-19;Apoio ao planejamento em saúde;Racismo;População negra
Issue Date: 31-Jan-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MELO, Deborah Zuleide de Farias. Entre a crise sanitária e o racismo institucional: a proteção da saúde da população negra no contexto da pandemia covid-19. Orientador: Janete Lima de Castro. 2022. 98f. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: INTRODUÇÃO: A pandemia da covid-19 trouxe ao setor saúde diversos desafios para a mitigação do vírus que se espalhava por todo o mundo. Assim, ao considerar a determinação social de saúde, observa-se que a condição de vulnerabilidade da população pode influenciar na exposição do adoecimento e de seu agravamento. Nesse caso, ressalta-se a importância de compreender as tomadas de decisões da gestão do SUS em relação à proteção da saúde da população negra. OBJETIVO: Analisar as propostas das Secretarias Estaduais da Saúde da Região Nordeste para a proteção da população negra no contexto de contingenciamento da covid-19. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo analítico e exploratório, de abordagem qualitativa, de cunho transversal. A partir dos Boletins Epidemiológicos, Plano de Contingências Estaduais para o Enfrentamento da Covid-19 e os Planos Estaduais de Saúde das Secretarias Estaduais de Saúde da Região Nordeste. A análise de dados se deu, individualmente, por meio da análise de conteúdo e coletivamente, por meio de quadros analíticos. RESULTADO: Foram identificados 2.495 Boletins Epidemiológicos publicados no período de 27 de fevereiro de 2020 até o dia 30 de abril de 2021, 09 Planos Estaduais de Contingenciamento da Covid-19 e 08 Planos Estaduais de Saúde, os dados dos boletins retratam que a população negra foi a mais atingida pela pandemia na Região do Nordeste comparada com outras populações. Em relação às medidas de proteção para esta população, apenas um Plano de Contingência apresentou algum tipo de ação, e 5 Planos de Saúde apresentaram propostas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir dos pressupostos do racismo institucional em saúde e das consequências da covid-19 na população negra foram observados fragilidades da gestão do setor saúde no planejamento de medidas para proteção à saúde da população negra.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51888
Appears in Collections:PPGSCOL - Mestrado em Saúde Coletiva

Files in This Item:
File SizeFormat 
Crisesanitariaracismoinstitucional_Melo_2022.pdf4,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.