Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51905
Title: O vídeo como linguagem (do) no ensino de geografia: uma proposta de estudo da paisagem na E.E. Professor José Fernandes Machado
Authors: Ataíde, Solange Maria Miranda Fernandes de
Advisor: Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
Keywords: Vídeo;Linguagem imagético-sonora;Paisagem;Ensino de Geografia
Issue Date: 27-Jan-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ATAÍDE, Solange Maria Miranda Fernandes de. O vídeo como linguagem (do) no ensino de geografia: uma proposta de estudo da paisagem na E.E. Professor José Fernandes Machado. Orientador: Pablo Sebastian Moreira Fernandez. 2023. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: A presente dissertação tem como tema central a utilização do vídeo enquanto linguagem e recurso instrumental para o ensino e aprendizagem do conceito de Paisagem na Geografia no Ensino Médio. Reflete sobre a inserção e impactos das técnicas e tecnologias de produção, reprodução e circulação de imagens na sociedade, sobretudo na escola – evidenciada pela velocidade com que a informação circula – o que dificulta que os jovens escolares consolidem e deem sentido às suas experiências e conhecimentos. Vivemos em um mundo onde as “transformações aceleradas” se evidenciam mediante à revolução técnica, científica e informacional e ao surgimento da globalização. Tais transformações se demonstram bastante dinâmicas – nas relações educacionais, políticas, econômicas e sociais – e que se intensificaram com o advento da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), acelerando assim, o processo de convergência digital nos vários aspectos e práticas mundiais. Expõe dentro dessa conjuntura, um estudo teórico da Paisagem no contexto da Geografia acadêmica e escolar, assim como sua abordagem a partir da linguagem do vídeo (imagens e sons), direcionando suas potencialidades em processos de construção do conhecimento através de experiências com a produção (captação, edição e circulação), considerando o desenvolvimento de habilidades e competências no campo da aprendizagem. Para tanto, esta dissertação propõe a linguagem do vídeo como produto central e seus subprodutos, sejam eles: oficinas com produção de vídeos captados e editados pelos estudantes e a mostra de vídeos acessível à comunidade escolar. Demonstra que a importância da linguagem do vídeo se confirma ao compreender que o processo de ensino e aprendizagem pode se dar também pelas inspirações, sensações, imaginações, afetos, olhares, sons, vivências que se agregam ao processo educativo através da potencialização das práticas de ensinar e aprender. Por fim, faz uma reflexão sobre o elo de parceria entre professores e estudantes na construção de conhecimentos através do uso desta linguagem no ambiente escolar e nos espaços não formais de aprendizagem.
Abstract: The present dissertation has as its central theme the use of video as a language and instrumental resource for teaching and learning the concept of Landscape in Geography in High School. It reflects on the insertion and impact of techniques and technologies for the production, reproduction and circulation of images in society, especially at school – evidenced by the speed with which information circulates – which makes it difficult for young schoolchildren to consolidate and give meaning to their experiences and knowledge. We live in a world where “accelerated transformations” are evident through the technical, scientific and informational revolution and the emergence of globalization. Such transformations are quite dynamic - in educational, political, economic and social relations - and which have intensified with the advent of the pandemic caused by SARS-CoV-2 (COVID-19), accelerating the process of digital convergence in various aspects and global practices. Within this context, it exposes a theoretical study of Landscape in the context of academic and school Geography, as well as its approach from the language of video (images and sounds), directing its potential in processes of knowledge construction through experiences with production (capturing, editing and circulation), considering the development of skills and competences in the field of learning. Therefore, this dissertation proposes the language of the video as a central product and its byproducts, namely: workshops with the production of videos captured and edited by the students and the video exhibition accessible to the school community. Demonstrates that the importance of the language of the video is confirmed when understanding that the teaching and learning process can also occur through inspirations, sensations, imaginations, affections, looks, sounds, experiences that are added to the educational process through the enhancement of teaching practices and learn. Finally, it makes a reflection on the partnership link between teachers and students in the construction of knowledge through the use of this language in the school environment and in non-formal learning spaces.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/51905
Appears in Collections:GEOPROF - Mestrado Profissional em Geografia

Files in This Item:
File SizeFormat 
Víieolinguagemensino_Ataide_2023.pdf3.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.