Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52083
Title: Formação histórica de sentido: práticas de ensino de história no Movimento de Educação de Base (MEB) (1961-1970)
Authors: Ferreira, Isabela da Silva
Advisor: Oliveira, Margarida Maria Dias de
Keywords: Escolas radiofônicas;Movimento de educação de base;Ensino de História
Issue Date: 30-Nov-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERREIRA, Isabela da Silva. Formação histórica de sentido: práticas de ensino de história no Movimento de Educação de Base (MEB) (1961-1970). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2022. 112f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: Este trabalho tem por objetivo investigar e analisar o ensino de história nos programas e aulas radiofônicas empreendidas pelo Movimento de Educação de Base (MEB) no Sistema Radioeducativo de Natal-RN durante a década de 1960. O movimento foi uma experiência lograda pela Igreja Católica com o decreto 50.370/1961 e que contou com a participação de leigos para a construção de uma educação de base para jovens e adultos nas áreas rurais do Brasil. Para tal estudo, analisou-se a espacialidade da memória histórica construída pelos pesquisadores sobre esta experiência educativa a fim de situar a atual pesquisa e problematizar a homogeneização da narrativa no que diz respeito ao MEB e a história do ensino de História. Analisaram-se ainda os materiais didáticos utilizados pelo movimento, tais quais: cartilhas educativas, planejamentos de aula, transcrições de programas e aulas radiofônicas e atividades de avaliação disponíveis no Arquivo Pessoal de Roberto Monte, a fim de se investigar a presença do ensino de história no movimento. Para guiar este estudo, foram utilizados como referenciais teóricos as contribuições de Michel de Certeau sobre a escrita da história enquanto a construção de um espaço de memória, de Pierre Bourdieu sobre o campo, de André Chervel com disciplina escolar e ainda das teorias de Jörn Rüsen sobre aprendizagem histórica e narrativa histórica. Estes conceitos auxiliam na compreensão sobre como o MEB estabeleceu usos e funções de práticas do ensino de História para a mobilização dos educandos e das comunidades rurais em prol da construção de outros futuros possíveis para a sociedade brasileira. Ao final da pesquisa, concluiu-se omo o MEB se utilizou de elementos do ensino de história, como a composição de narrativas, a elaboração de problemáticas sobre determinado tema social, o uso de conceitos e o estudo das ações do homem no tempo a fim de construir as condições para o aluno pensar historicamente e, consequentemente reconhecer-se como sujeito histórico, localizado em um tempo e espaço capaz de orientar-se e motivar-se para as ações no presente.
Abstract: This work aims to investigate and analyze the teaching of history in radio difused classes developed by Movimento de Educação de Base (MEB) in the Radioeducational System of Natal-RN during the 1960s. The movement was an experience achieved by the Catholic Church with the decree 50.370/1961 and which had the participation of lay people for the building of an education basis for young people and adults in rural areas of Brazil. For such study, was analyzed the spatiality of the historical memory built by the researchers about this educational experience in order to situate the current research and discuss the homogenization of the narrative with regard to the MEB (Movimento de Educação de Base) and the history of History teaching. Were also analyzed the didactic materials used by the movement, as: educational booklets, lesson plans, transcriptions of the radio difused classes and programs and tests available in the Roberto Monte’s Personal Arquive, in order to investigate the presence of history teaching in the movement. To guide this study, were used, as theoretical references, the contributions of Michel de Certeau on the writing of history as the construction of a space, of Pierre Bordieu about field, of André Chervel with school discipline and still Jörn Rüsen’s theories about historical learning and historical narrative. These concepts help in understanding how the MEB established uses and functions of practices of History teaching for the mobilization of students and rural communities in favor of building other possible futures of Brazilian historical society. At the end of the research, it was concluded that the MEB used elements of history teaching, such as the composition of narratives, the elaboration of problems on a certain social theme, the use of concepts and the study of human actions over time in order to to build the conditions for the student to think historically and, consequently, recognize himself as a historical subject, located in a time and space capable of orienting and motivating himself for actions in the present.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52083
Appears in Collections:PPGH - Mestrado em História

Files in This Item:
File SizeFormat 
Formacaohistoricasentido_Ferreira_2022.pdf1,1 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.