Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52119
Title: A escola também é de samba: o ensino de arte como experiência e construção de um processo de aprendizagem decolonial
Authors: Dantas, Rosane dos Santos
Advisor: Vieira, Marcilio de Souza
Keywords: Ensino de arte - samba - aprendizagem decolonial - experiência docente;Ensino de arte - danças africanas - cultura brasileira;Aprendizagem decolonial
Issue Date: 30-Dec-2022
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DANTAS, Rosane dos Santos. A escola também é de samba: o ensino de arte como experiência e construção de um processo de aprendizagem decolonial. Orientador: Marcílio Vieira de Souza. 2022. 70f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Portuguese Abstract: O presente artigo discute uma experiência docente, na atuação do ensino de Arte, com estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II, na Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, na comunidade do Vale Dourado, no Bairro de Nossa Senhora da Apresentação, uma escola da rede pública de Natal (RN). Analisa o Samba como objeto de estudo na perspectiva de uma aprendizagem decolonial, ao identificar de que maneira as danças africanas influenciaram a cultura brasileira e, em especial, o tema em questão. Problematiza as mazelas político-sociais herdadas da exploração colonialista no Brasil e aponta para a legitimação das manifestações culturais de matriz africana enquanto ações de resistência e construção de saberes e aprendizagens. A base teórica com a qual trabalhamos transita na pedagogia freireana (FREIRE, 1998); bem como, na perspectiva de retomada da “abordagem triangular” (BARBOSA, 2010) como base epistemológica. Para reflexões no que se refere ao ensino da prática da dança, utiliza-se Vieira (2007) e Marques (2003). Na contextualização histórico-social do tema em uma perspectiva antropológica e sociológica do corpo brasileiro, do ritmo africano e da diversidade, da materialidade desse ritmo e de suas relações, busca-se a fundamentação em Sodré (1998). Os mecanismos institucionais brasileiros que estabelecem a obrigatoriedade da História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas, através da abordagem da Lei 10.639 (BRASIL, 2003). Lira Neto (2017) foi utilizado para aprofundar, na história do samba, as relações sociopolíticas e musicais que o tema trava com outras referências na história do Samba (LOPES; SIMAS, 2020). Para abordagem do contexto sociopolítico racial, nos fundamentamos em Hooks (2017). Essa base teórica nos levou à necessidade de compreensão da diáspora africana e do projeto da (de)colonização e racialização que o povo diaspórico empreende na América, através da obra de Fanon (2008). Trata-se de pesquisa qualitativa, alicerçada na pesquisa-ação por adotar uma intervenção no espaço escolar e sistematização da experiência, que aproxima o campo vivencial de uma práxis de ensino decolonial.
Abstract: This article discusses a teaching experience, in the performance of teaching Art, with students of the 9th year of Elementary School II, at the Municipal School Professor Waldson José Bastos Pinheiro, in the community of Vale Dourado, in the neighborhood of Nossa Senhora da Presentation, a school of the public network of Natal (RN). It analyzes Samba as an object of study from the perspective of decolonial learning, by identifying how African dances influenced Brazilian culture and in particular the theme in question. It problematizes the political and social ills inherited from colonialist exploration in Brazil and points to the legitimization of cultural manifestations of African origin as actions of resistance and construction of knowledge and learning.The theoretical basis is based on Freirean pedagogy (FREIRE, 1998) and the "triangular approach" (BARBOSA, 2010) as an epistemological basis. Vieira (2007) and Marques (2003) will be used for reflections on dance teaching. The anthropological and sociological perspective of the Brazilian body, the African rhythm and its diversity, the materiality of this rhythm and its relations is based on Sodré (1998). The Brazilian institutional mechanisms that establish the compulsory nature of African and Afro-Brazilian History and Culture in schools, through the approach of Law 10.639 (BRASIL, 2003). Lira Neto (2017) was used to deepen, in the history of Samba, the sociopolitical and musical relations that the theme traces with other references in the history of Samba (LOPES; SIMAS, 2020). To discuss the racial sociopolitical context, we based ourselves on Hooks (2017). This theoretical basis led us to understand the African diaspora and the project of (de)colonization and racialization that the diasporic people undertake in America, according to Fanon's work (2008). This is a qualitative research, based on action research by adopting an intervention in the school space and systematization of the experience, which brings the experiential field closer to a decolonial teaching praxis.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52119
Appears in Collections:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File SizeFormat 
Escolatambémsamba_Dantas_2022.pdf4,71 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.