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Título: A forma e o símbolo do labirinto na escrita literária de Carlos Lloró
Autor(es): Barbosa, Jefferson Eduardo da Paz
Orientador: Pellejero, Eduardo Anibal
Palavras-chave: Literatura;Labirinto;Lloró, Carlos. 1970;Símbolo
Data do documento: 28-Jul-2022
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: BARBOSA, Jefferson Eduardo da Paz. A forma e o símbolo do labirinto na escrita literária de Carlos Lloró. Orientador: Eduardo Aníbal Pellejero. 2022. 237f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Resumo: A obra Inferno, de Carlos Lloró, em seus tomos Kounboum (2009) e Cinis Cinerum (2012), se apropria do labirinto, em suas características formais e simbólicas. Como forma, ao simular textualmente o meandro retorcido e sua complexidade estrutural; como símbolo, na medida em que proporciona uma experiência transcendente do caos e da escrita literária. Dessa forma este estudo analisa a transposição do labirinto enquanto forma e símbolo na obra de Carlos Lloró. A metodologia consistiu em estabelecer a morfologia e o simbolismo do labirinto a fim de situar a sua transmissão a partir de mitos, textos literários, religiosos e filosóficos (integrando um referencial bibliográfico diversificado, capaz de proporcionar uma visão ampla da questão). Como resultado, observamos o labirinto objetivado em três aspectos: na construção e constituição da autoria; no tratamento do fantástico e sua relação com o onirismo; e nos procedimentos de escrita literária, utilizados e tematizados no texto.
Abstract: The work Inferno, by Carlos Lloró, in its volumes Kounboum (2009) and Cinis Cinerum (2012), appropriates the labyrinth, in its formal and symbolic characteristics. As a form, by textually simulating the twisted meander and its structural complexity; as a symbol, insofar as it gives a transcendent experience of chaos and literary writing. In this way, this study analyzes the transposition of the labyrinth as a form and symbol in the work of Carlos Lloró. The methodology consisted of establishing the morphology and symbolism of the labyrinth in order to situate its transmission from myths, literary, religious and philosophical texts (integrating a diversified bibliographic reference, capable of providing a broad view of the issue). As a result, we observed the labyrinth objectified in three aspects: in the construction and constitution of authorship; in the treatment of the fantastic and its relationship with oneirism; and in the procedures of literary writing, used and thematized in the text.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52199
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