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Título: Partilha pós colaboração e influência dos gestos em atividades visuoespaciais
Autor(es): Morais, Anne Kelly Costa
Orientador: Lopes, Fivia de Araújo
Palavras-chave: Cooperação;Gestos representacionais;Gestos dêiticos;Hipótese de armazenamento de informações;Partilha pós-colaboração
Data do documento: 9-Fev-2023
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MORAIS, Anne Kelly Costa. Partilha pós colaboração e influência dos gestos em atividades visuoespaciais. Orientador: Fívia de Araújo Lopes. 2023. 62f. Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Resumo: No presente trabalho foram estudados e relacionados - até onde foi possível - dois temas: a cooperação entre crianças e a influência do uso de gestos na resolução de uma atividade visuoespacial. A cooperação é um comportamento que beneficia o outro e tem como característica a diminuição da aptidão imediata de quem o pratica. A expressão da cooperação pode variar de acordo com características sociodemográficas, como classe social e sexo ou até de acordo com a presença de uma atividade colaborativa antes da divisão de recursos. Paralelamente, de acordo com a Hipótese de Armazenamento de Informações, são utilizados mais gestos quando há maior demanda de conceitualização durante uma atividade cognitiva e esses gestos auxiliam no armazenamento de informações. A presente tese se propõe a investigar fatores que influenciam a cooperação em crianças e entender a função dos gestos no estabelecimento de informações visuoespaciais em interações colaborativas. Para alcançar esses objetivos, foram analisados vídeos de crianças realizando uma tarefa de partilha pós atividade colaborativa. A atividade envolvia processos visuoespaciais e foram analisados os gestos que ocorreram após a explicação de duas partes dessa tarefa, a segunda possuía mais informações que a primeira. Para analisar os dados obtidos, usamos os testes de Kruskal-Wallis, com análises post hoc usando o teste de Dunn, com correção de Holm para os valores p, testes de Wilcoxon, regressão múltipla para dados com distribuição Poisson (contagem), regressão binomial logística, testes de Mann-Whitney e testes de correlação. A análise foi realizada no RStudio, R versão 4.0.4 (R Core Team, 2021) e consideramos os resultados significantes quando p < 0,05. Em relação ao ganho e partilha de recursos, apenas a idade foi um fator relevante para influenciá-los, alguns fatores podem estar por trás desse resultado, como a natureza do experimento, a não explicitude da inequidade e as dificuldades na tarefa devido à idade. Além disso, não houve mais gestos quando a tarefa mostrou maior exigência cognitiva, o que pode ser explicado pelo fato da tarefa não ter sido acompanhada pela verbalização obrigatória do que foi compreendido.
Abstract: In the present work, two themes were studied and related - as far as possible: the cooperation between children and the influence of the use of gestures in the resolution of a visuospatial activity. Cooperation is a behavior that benefits others and is characterized by an immediate decrease in the aptitude of those who practice it. The expression of cooperation may vary according to sociodemographic characteristics, such as social class and gender, or even according to the presence of a collaborative activity before the division of resources. At the same time, according to the Information Packaging Hypothesis, more gestures are used when there is a greater demand for conceptualization during a cognitive activity and these gestures help to store information. The present thesis proposes to investigate factors that influence cooperation in children and to understand the role of gestures in establishing visuospatial information in collaborative interactions. To achieve these goals, videos of children sharing after a collaborative task were analyzed. The activity involved visuospatial processes and the gestures that occur after the explanation of two parts of this task were analyzed, the second had more information than the first. To analyze the data obtained, we used Kruskal-Wallis tests, with post hoc analysis using Dunn's test, with Holm correction for p values, Wilcoxon tests, multiple regression for data with Poisson distribution (counting), binomial regression logistic, Mann-Whitney tests and correlation tests. The analysis was performed in RStudio, R version 4.0.4 (R Core Team, 2021) and we considered significant results when p < 0.05. Regarding the gain and sharing of resources, only age was a relevant factor to influence them, some factors may be behind this result, such as the nature of the experiment, the lack of explicitness of inequality and the difficulties in the task due to age. In addition, the gestures were not more expressed when the task showed greater cognitive demand, which can be explained by the fact that the task was not accompanied by mandatory verbalization of what was understood.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52318
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