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Title: Desenvolvimento de protótipo do Serious Game sobre ensino, avaliação e manejo da dor em recém-nascidos pré-termos
Authors: Medeiros, Vanessa Gomes de Oliveira
Advisor: Silva, Flávio César Bezerra da
Keywords: Tecnologia educacional;Enfermagem neonatal;Avaliação da dor;Unidades de terapia intensiva neonatal
Issue Date: 28-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Vanessa Gomes de Oliveira. Desenvolvimento de protótipo do Serious Game sobre ensino, avaliação e manejo da dor em recém-nascidos pré-termos. Orientador: Flávio César Bezerra da Silva. 2023. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação) - Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: Introdução: A dor no período neonatal, particularmente nos recém-nascidos pré-termos, precisa ser bem avaliada e manejada corretamente pelos profissionais de saúde visando à redução de estímulos negativos durante a permanência nas Unidades Neonatais e, consequentemente, um melhor desenvolvimento neurológico. Para isso, torna-se imprescindível a adoção e utilização diária de escalas que possam mensurar a dor nesses recém-nascidos, de forma a orientar os profissionais quanto às melhores condutas assistenciais com vistas à redução e prevenção da dor no pré-termo. Objetivo: Desenvolver e validar um protótipo de serious game sobre ensino, avaliação e manejo da dor no recém-nascido pré-termo. Método: Trata-se de uma pesquisa metodológica com abordagem quantitativa, com base no referencial metodológico de Pasquali. A pesquisa ocorreu em uma Maternidade Escola do Rio Grande do Norte, no ano de 2022. As fases da pesquisa foram 5 (cinco), a saber: procedimentos teóricos, empíricos e analíticos; desenvolvimento do serious game por profissionais especialistas em tecnologias de educação; avaliação de conteúdo do game por enfermeiros neonatologistas e experts em tecnologias, tendo sido utilizado a escala de Likert. A validação de conteúdo e aparência ocorreu por meio da técnica Delphi com o cálculo de Índice de Validade de Conteúdo maior que 78%. A análise de concordância de cada sugestão emitida pelos juízes na segunda rodada foi obtida pelo Índice de Conteúdo maior que 78%. Tais etapas ocorreram mediante a estratégia de revisão integrativa em bases de dados e envio do link do protótipo do game bem como do forms via e-mail para os 14 juízes participantes da etapa avaliativa. O estudo foi conduzido após aquiescência da Maternidade Escola e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN/HUOL, sob parecer nº 5559962, de acordo com os preceitos éticos da Resolução nº 466, de 2012, do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: O protótipo foi finalizado após avaliação de conteúdo por 07 enfermeiros especialistas em enfermagem neonatal, 01 docente da graduação em enfermagem e 06 especialistas em tecnologias, os quais analisaram as 29 telas do protótipo do game e propuseram sugestões de melhorias que foram ajustadas e aprovadas. Após essa avaliação por especialistas, o produto resultante deste estudo foi o “Neo-pain Game”, um serious game que envolve ensino, avaliação e manejo da dor em recém-nascidos pré-termos na UTI Neonatal por meio do uso da escala Neonatal Pain Agitation and Sedation Scale (N-PASS) para ser utilizada rotineiramente pela equipe de enfermagem neonatal. Ademais, também terá fins de instrumento de ensino-aprendizagem a estudantes de graduação e pós-graduação na área da enfermagem. Conclusão: O desenvolvimento do protótipo de serious game contribui significativamente para o manejo da dor de recém-nascidos pré-termos internados em Unidades Neonatais. Isso ocorre por tratar-se de uma tecnologia educacional inovadora que possibilita aos profissionais e estudantes um conteúdo científico atualizado, didático e com apresentação dinâmica para fins de ensino-aprendizagem e uso da escala na rotina assistencial. O protótipo também servirá como instrumento de sensibilização dos gestores e profissionais quanto à importância da utilização da escala de avaliação da dor na instituição em que foi realizada a pesquisa, podendo também ser difundido entre outras Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Saliente-se que o jogo educativo ainda será utilizado na maternidade escola em questão em uma fase subsequente à produção do protótipo, com intuito de ser testada a sua aplicabilidade junto aos profissionais e estudantes da Instituição, no intuito de ser instituído subsequentemente.
Abstract: Introduction: Pain in the neonatal period, particularly in preterm newborns, needs to be well evaluated and correctly managed by health professionals in order to reduce negative stimuli during the stay in Neonatal Units, and, consequently, a better neurological development. For this, it is essential to adopt and use daily scales that can measure pain in these newborns in order to guide professionals regarding the best care practices with a view to reducing and preventing pain in preterm infants. Objective: Develop and validate a serious game prototype on pain assessment and management in preterm newborns. Method: This is a methodological research with a quantitative approach, based on the methodological framework of Pasquali. The research took place in a Maternity School in Rio Grande do Norte, in the year 2022. The research phases were five (5), namely: theoretical, empirical and analytical procedures; development of the serious game by professionals specialized in technologies; game content evaluation by neonatologist nurses and technology experts, having used the Likert scale. Content and appearance validation was performed using the Delphi technique with the calculation of Content Validity Index greater than 78%. The concordance analysis of each suggestion issued by the judges in the second round was obtained by Content Index greater than 78%. Such stages occurred through the strategy of integrative review in databases and sending the game prototype link as well as the forms via email to the 15 judges participating in the evaluation stage. The study was conducted after approval by the Maternidade Escola, and approval by the Research Ethics Committee of the UFRN/HUOL, under opinion No. 5559962, in accordance with the ethical precepts of Resolution No. 466 of 2012 of the National Health Council. Results: The prototype was finalized after content evaluation by 07 nurses specialists in neonatal nursing, 01 nurse graduate professional and 06 specialists in information technology, who analyzed the 15 prototype screens of the game prototype and proposed suggestions for improvements. After this evaluation by specialists, the resulting product of this study was the “Neo-pain Game”, a serious game that involves the teaching, evaluation and management of pain in preterm newborns in the Neonatal ICU through the use of the scale Neonatal Pain Agitation and Sedation Scale (N-PASS) to be routinely used by the nursing team. neonatal nursing. Furthermore, it will also serve as a teaching-learning instrument for undergraduate and graduate students in the field of nursing. Conclusion: The development of the serious game prototype significantly contributes to the management of pain in preterm newborns hospitalized in Neonatal Units. This occurs because it is an innovative educational technology that provides professionals and students with updated scientific content, didactic and with dynamic presentation for teaching-learning purposes and use of the scale in routine care. The prototype will also serve as an instrument to raise the awareness of managers and professionals regarding the importance of using the pain assessment scale in the institution where the research was carried out, and may also be disseminated among other Neonatal Intensive Care Units. It should be noted that the educational game will still be used in the research maternity hospital in a phase subsequent to the production of the prototype, with a view to testing its applicability with professionals and students of the Institution, with the intention of being subsequently instituted.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52407
Appears in Collections:PPGSES - Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação

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