Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52638
Title: | Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015) |
Authors: | Quinzani, Rafael Fiedoruk |
Advisor: | Oliveira, Margarida Maria Dias de |
Keywords: | História - ensino;História do ensino de história;Livros didáticos;História - livros didáticos |
Issue Date: | 24-Feb-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | QUINZANI, Rafael Fiedoruk. Que saberes compõem o livro didático de História atual no Brasil (2001-2015). Orientador: Margarida Maria Dias de Oliveira. 2023. 214f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
Portuguese Abstract: | Temos como objetivo compreender que saberes constroem o modelo de livro didático de História que vigorou entre o PNLD 2004 e 2018. Em especial, esta pesquisa justifica-se pela importância que o aprimoramento da compreensão acadêmica sobre o livro didático possui para que o mesmo possa ser pesquisado de forma pertinente. Para a metodologia com que estudaremos nosso problema, nos inspiramos no método histórico, na análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e na análise de discurso. No primeiro capítulo, refletimos sobre as características das pesquisas sobre o livro didático de História. No segundo, observamos a História narrada quanto a este material. No capítulo final, identificamos 18 dimensões que fazem parte dos livros didáticos e comprovamos com exemplos a presença destas em coleções didáticas. Como conclusão, apresentamos uma nova definição de livro didático de História que considere a existência de uma pluralidade de saberes que constituem este material, mas, por outro lado, também demonstre casos específicos destes elementos, permitindo demonstrar em maiores detalhes o que significa a presença de múltiplos saberes na construção do livro didático. |
Abstract: | We aim to understand what knowledge builds the History textbook model that was in force between PNLD 2004 and 2018. In particular, this research is justified by the importance that the improvement of academic understanding of the textbook has so that it can be properly researched. For the methodology with which we will study our problem, we are inspired by the historical method, content analysis (BARDIN, 1977) and discourse analysis. In the first chapter, we reflect on the characteristics of research on the History textbook. In the second, we observe the History narrated regarding this material. In the final chapter, we identify 18 dimensions that are part of textbooks and demonstrate their presence in textbooks with examples. In conclusion, we present a new definition of a History textbook that considers the existence of a plurality of knowledge that constitute this material, but, on the other hand, also demonstrates specific cases of these elements, allowing to demonstrate in greater detail what the presence of multiple knowledge in the construction of the textbook means. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52638 |
Appears in Collections: | PPGH - Mestrado em História |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Saberescompoemlivro_Quinzani_2023.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.