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Title: Qualificação econômico-financeira de empresas licitantes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Authors: Carvalho, Ermínio José Araújo de
Advisor: Holanda, Victor Branco de
Keywords: Qualificação econômico-financeira;Licitações públicas;Governança pública;Ética
Issue Date: 31-Mar-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARVALHO, Ermínio José Araújo de. Qualificação econômico-financeira de empresas licitantes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Orientador: Victor Branco de Holanda. 2023. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: O objetivo geral deste estudo foi verificar o processo de qualificação da capacidade econômico-financeira de empresas licitantes, realizado pela Equipe de Apoio Técnico Contábil (EATC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), buscando produzir um diagnóstico situacional e descrever o fluxo da qualificação econômico-financeira realizada pela UFRN. A pesquisa justificou-se pela importância das QEF nas licitações, considerando que as contratações públicas são responsáveis por um relevante percentual do PIB do Brasil e são recorrentes as situações de abandono de obras, por várias causas, dentre elas por falta de capacidade econômico-financeira de empresas contratadas. Quanto aos aspectos metodológicos, realizou-se um estudo de caso de caráter aplicado, no qual foi utilizada a estratégia da pesquisa participante. Para isso, foi realizada entrevista semiestruturada com os membros da EATC, responsável pela QEF na instituição. A aplicação da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental com a delimitação dos quatro últimos anos de processos licitatórios analisados pela EATC e seus pareceres, teve como locus de estudo a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Destaca-se como produto deste trabalho, no intuito de responder como ocorre a qualificação das empresas participantes de processos licitatórios com a UFRN, quanto à atestação da capacidade econômico-financeira dessas empresas em assumir compromissos com uma instituição de ensino superior federal, a realização de um diagnóstico situacional sob a forma de aplicação do plano de trabalho da EATC, a identificação do fluxo processual da EATC, a partir do conhecimento das rotinas de trabalho, desde a demanda inicial até a emissão do parecer final e as melhorias percebidas pelo pesquisador, que agreguem valor a esse processo.
Abstract: The general objective of this study was to verify the qualification process of the economic and financial capacity of bidding companies, carried out by the Accounting Technical Support Team (ATST) at the Federal University of Rio Grande do Norte (FURN), seeking to produce a situational diagnosis and describe the flow of the Economic and Financial Qualification (EFQ) carried out by FURN. The research was justified by the importance of the EFQ in bids, considering that public hiring is responsible for a relevant percentage of Brazil’s GDP and that situations of abandonment of works are recurrent, for various causes, among them for lack of economic and financial capacity of contractors. As for the methodological aspects, a case study of an applied nature was carried out, where the participant research strategy was used. To this end, a semi-structured interview was conducted with the members of the ATST, responsible for the EFQ in the institution. The application of bibliographic research and documentary research with the delimitation of the last four years of bidding processes analyzed by the ATST and its consultations, having as "locus" of study the Federal University of Rio Grande do Norte (FURN). We highlight as a product of this work, in order to answer how the qualification of companies participating in bidding processes with FURN occurs, regarding the attestation of economic and financial capacity of these companies to assume commitments with a federal institution of higher education, the realization of a situational diagnosis on how the ASTS work plan is applied, the identification of the ASTS procedural flow, as of the knowledge of the work routines, from the initial demand until the issuance of the final assessment and the enhancements perceived by the researcher, that add value to this process.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52671
Appears in Collections:PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais

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