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Title: Jogoparto: o lúdico iluminando a autonomia e protagonismo da parturiente
Other Titles: Jogoparto: the playful illuminating autonomy and protagonism of the parturient
Authors: Souza, Ana Paula Ferreira de
Advisor: Lima, Simone Pedrosa
Keywords: Parto humanizado;Enfermagem obstétrica;Educação em saúde;Jogos
Issue Date: 23-Feb-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Ana Paula Ferreira de. Jogoparto: o lúdico iluminando a autonomia e protagonismo da parturiente. Orientador: Simone Pedrosa Lima. 2023. 150f. Dissertação (Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação) - Escola de Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: O parto humanizado é um conjunto de procedimentos e condutas visando à promoção do parto e do nascimento saudável e à prevenção da morbimortalidade perinatal. Na busca por estratégias eficazes em educação em saúde e de promover boas práticas do trabalho de parto, parto e nascimento, jogos digitais e instrumentos lúdicos são importantes aliados. O lúdico desempenha um papel vital na aprendizagem, pois possibilita que o sujeito busque conhecimento do próprio corpo, resgate de experiências pessoais, valores, além de construir soluções diante dos problemas, gerando corresponsabilização na construção do conhecimento. Assim, o objetivo deste estudo foi desenvolver em conjunto com enfermeiros obstetras um jogo educativo digital. Através de um estudo qualitativo, utilizou-se como referencial metodológico a Pesquisa Convergente Assistencial em associação com o Arco de Maguerez. O jogo foi desenvolvido com profissionais do setor de Pré-Parto, Parto e Puerpério de um hospital universitário localizado no interior do Rio Grande do Norte. A técnica utilizada para a coleta de dados foi a do grupo de convergência. Os dados foram interpretados e analisados de forma simultânea, seguindo as etapas de apreensão, síntese, teorização e transferência. O estudo foi conduzido após anuência da maternidade e aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte (CEP Central/UFRN), bem como após a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos participantes, atendendo à Resolução nº 466 de 2012 do Conselho Nacional de Saúde. Durante a pesquisa, foi possível observar a facilidade dos profissionais de identificarem os pontos-chave necessários para a construção do jogo. Além disso, eles conseguiram associar a teoria com a prática no estudo de caso utilizado para simular a implementação do jogo no dia a dia, o que facilitou o processo de construção do jogo. Espera-se que o jogo desenvolvido possa corroborar com o processo de educação permanente dos enfermeiros assistenciais na Atenção Primária à Saúde e dos enfermeiros obstétricos em maternidades e serviços especializados e com a educação em saúde, potencializando a autonomia da parturiente em seu processo de partejar.
Abstract: Humanized childbirth is a set of procedures and behaviors aimed at promoting healthy delivery and birth and preventing perinatal morbidity and mortality. In the search for effective strategies in health education and to promote good practices in labor, delivery and birth, digital games and playful instruments are important allies. The ludic plays a vital role in learning, as it enables the subject to seek understanding of his own body, rescue personal experiences, values, in addition to building solutions to problems, generating co-responsibility in the construction of knowledge. Thus, the aim of this study was to develop, together with obstetric nurses, a digital educational game. Through a qualitative study, the Convergent Care Research in association with Maguerez Arch was used as a methodological reference. The game was developed with professionals from the Pre-Delivery, Delivery and Puerperium sector of a university hospital located in the interior of Rio Grande do Norte. The technique used for data collection was of the convergence group. The data were interpreted and analyzed simultaneously, following the stages of apprehension, synthesis, theorization and transfer. The study was conducted after consent from the maternity hospital and approval from the Research Ethics Committee of the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP Central/UFRN), as well as after the signing of the Free and Informed Consent Form by the participants, in compliance with Resolution No. 466 of 2012 of the Conselho Nacional de Saúde. During the research, it was possible to observe how easy it was for professionals to identify the key points needed to build the game. In addition, they managed to associate theory with practice in the case study used to simulate the day-to-day implementation of the game, which facilitated the process of building the game. It is expected that the developed game can corroborate with the ongoing education process of assistant nurses in Primary Health Care and of obstetric nurses in maternity hospitals and specialized services and with health education, enhancing the parturient's autonomy in her midwifery process.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52723
Appears in Collections:PPGSES - Mestrado Profissional em Práticas de Saúde e Educação

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