Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53107
Title: 59mil e a gestão da diversidade e gênero: relato de experiência à luz de uma agenda sociopolítica
Authors: Rodrigues, Camila
Keywords: Cultura organizacional;Empresa Júnior;59mil;Gênero;Employer Branding
Issue Date: 30-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RODRIGUES, Camila. 59mil e a gestão da diversidade e gênero: relato de experiência à luz de uma agenda sociopolítica. Orientador: Breno da Silva Carvalho. 56 f. Monografia (Graduação em Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Comunicação Social - Publicidade e Propaganda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: O presente estudo objetiva compreender o tratamento dado ao empreendedorismo feminino e a gestão da diversidade e gênero como política de inserção de membros na 59mil – Empresa Júnior (EJ) do curso de Comunicação Social - Publicidade e Propaganda – através da análise empírica do processo de recrutamento e seleção denominado #RepresentouTodah, promovido pela EJ em 2020, bem como as motivações do foco inclusivo desta iniciativa. Metodologicamente, esta monografia apoia-se na realização de entrevistas semi-estruturadas individuais com duas antigas lideranças femininas da EJ em diálogo com o relato de experiência da autora no lugar de observadora participante desta prática. Ancorada fundamentalmente em conceitos como cultura organizacional, cidadania, gestão da diversidade, atravessamentos de gênero, employer branding (gestão de marca empregadora) e outros, a pesquisa revela que o ambiente empresarial é um organismo influenciável por questões humanas. Conclusivamente, frente a tais aspectos, a 59mil reafirma-se como grande fomentadora da Diversidade e Inclusão (D&I) no ecossistema do Movimento Empresa Júnior e aponta a necessidade de avanços desta natureza.
Abstract: This study aims to understand the treatment given to female entrepreneurship and the management of diversity and gender as a policy for inserting members in the 59mil – Junior Enterprise (EJ) of the Social Communication course - Publicity and Propaganda – through the empirical analysis of the recruitment process and selection called #RepresentouTodah, promoted by EJ in 2020, as well as the motivations for the inclusive focus of this initiative. Methodologically, this monograph is based on conducting individual semi-structured interviews with two former female leaders of the EJ in dialogue with the author's experience report as a participant observer of this practice. Fundamentally anchored in concepts such as organizational culture, citizenship, diversity management, gender crossings, employer branding (employer brand management) and others, the research reveals that the business environment is an organism influenced by human issues. Conclusively, in view of these aspects, 59mil reaffirms itself as a great promoter of Diversity and Inclusion (D&I) in the Junior Enterprise Movement ecosystem and points to the need for advances of this nature.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53107
Appears in Collections:CCHLA - TCC - Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GestaoDiversidadeGenero_Rodrigues_2023.pdf59MIL E A GESTÃO DA DIVERSIDADE E GÊNERO: RELATO DE EXPERIÊNCIA À LUZ DE UMA AGENDA SOCIOPOLÍTICA3,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.