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Title: Gestão de processos institucionais: manual de práticas e processos de uma secretaria de pós-graduação
Authors: Soares, Daniele Gomes da Silva
Advisor: Feitor, Carlos David Cequeira
Keywords: Processos;Mapeamento e modelagem de processos;Gestão por processos;Notações para modelagem;Manualização
Issue Date: 9-May-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOARES, Daniele Gomes da Silva. Gestão de processos institucionais: manual de práticas e processos de uma secretaria de pós-graduação. Orientador: Carlos David Cerqueira Feitor. 2023. 317f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: As organizações públicas atuais estão demandando serviços ágeis, de qualidade e adequados às necessidades sociais. Esse enredamento acarreta a preocupação em relação ao aperfeiçoamento dos processos, melhoria de desempenho e demonstração de transparência em suas atividades, como ocorre no seio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), objeto deste estudo, visto que envida esforços no intuito de acompanhar as novas abordagens de gestão e práticas administrativas a fim de aperfeiçoá-las por meio demelhores estruturações e integrações de processos. Ocorre que alguns setores ainda não se moldaram a essa conjuntura, permanecendo com procedimentos tradicionais e burocráticos. Na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPEUR), lócus desta pesquisa, constata-se que a ausência de processos explícitos e padronizados ocasiona dificuldade na execução das atividades, ações desnecessárias e retrabalho. Nesse sentido, o estudo visou identificar como os processos que integram o âmbito de atividades desse setor são conduzidos e podem sistematizados e agrupados com o intuito de promover a padronização, a transparência e a eficiência, e teve como objetivo elaborar um manual de processos de trabalho para a citada secretaria. Para tanto, realizou-se pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e entrevista, aplicada mediante roteiro semiestruturado. A pesquisa foi operacionalizada em cinco etapas distintas. A primeira etapa envolveu a identificação e levantamento dos dados dos processos, com o auxílio do SIPOC, totalizando 29 processos. Na segunda, procedeu-se à modelagem dos processos com a notação BPMN e software Bizagi. A terceira envolveu a validação dos processos. Na quarta elaborou-se o manual. Por fim, a quinta etapa, realizou-se a revisão e homologação das questões funcionais. Acredita-se que a compilação dos resultados dessa pesquisa em um manual pode contribuir para a compreensão ampliada das atividades no setor, minimização de equívocos e retrabalhos, melhoria da qualidade dos serviços prestados e da vida profissional do servidor, além de fomentar o compartilhamento e retenção do conhecimento organizacional.
Abstract: The current public organizations are demanding agile services, quality and appropriate to social needs. This entanglement entails the concern in relation to the improvement of processes, performance improvement and demonstration of transparency in their activities, as occurs within the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN), object of this study, since it makes efforts in order to follow the new management approaches and administrative practices in order to improve them through better structuring and integration of processes. However, some sectors have not yet molded themselves to this conjuncture, remaining with traditional and bureaucratic procedures. In the Secretariat of the Postgraduate Program in Urban and Regional Studies (PPEUR), locus of this research, the absence of explicit and standardized processes causes difficulties in the execution of activities, unnecessary actions and rework. In this sense, the study aimed to identify how the processes that make up the scope of activities of this sector are conducted and how they can be systematized and grouped in order to promote standardization, transparency and efficiency. To this end, exploratory, descriptive, and qualitative research was carried out. As instruments of data collection, we used a bibliographic and documental research and interviews, applied through a semi-structured script. The research was operationalized in five distinct stages. The first stage involved the identification and survey of process data, with the help of SIPOC, totaling 29 processes. In the second, the processes were modeled using the BPMN notation and Bizagi software. The third involved the validation of the processes. In the fourth, the manual was elaborated. Finally, in the fifth stage, the functional issues were reviewed and approved. It is believed that the compilation of the results of this research in a manual can contribute to a better understanding of the sector's activities, minimizing mistakes and rework, improving the quality of the services provided and the professional life of the employee, as well as promoting the sharing and retention of organizational knowledge.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53145
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