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dc.contributor.advisorBarbosa Junior, Cleiton Rubens Formiga-
dc.contributor.authorSilva, Nalberth Samuel Bezerra-
dc.date.accessioned2023-07-14T17:22:37Z-
dc.date.available2023-07-14T17:22:37Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationSILVA, Nalberth Samuel Bezerra. Simulação numérica e análise de um motor de quatro tempos a diesel turbo alimentado. Orientador: Cleiton Rubens Formiga Barbosa Junior. 2023. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53408-
dc.description.abstractThe present work studied a numerical simulation and analysis of a four-stroke turbocharged diesel engine. Thus, a numerical and virtual analysis was applied Making us of Diesel-RK software, based on the CUMMINS DIESEL 6.7 of RAM internal combustion engine catalog data. Although, the computational simulations perfomed out by diesel-RK software allows user to analyze analyzes of maximum power, maximum torque and intermediate powers. In addition, variations in parameters such as specific consumption, valve timing variation, type of material, fuel, among others. Thus, the objective was to simulate and analyze, making use of through the thermodynamic simulation Diesel RK software, the performance of the Four-stroke CUMMINS DIESEL 6.7 of RAM internal combustion engine. The results obtained were close to the real engine model, with a relative error of 6% in the maximum power and maximum torque regimes. Therefore, it appears that the simulations carried out in the software are extremely important for the study of possible variations to be applied in the real engine. The software consolidates in a practical way the theoretical approaches presented in the studies of Thermal Engines and makes the understanding more plausible, as it is possible to quickly analyze the consequence of each change in the adopted parameters.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectMotorpt_BR
dc.subjectDieselpt_BR
dc.subjectDIESEL-RKpt_BR
dc.subjectSimulationpt_BR
dc.subjectAnalysispt_BR
dc.titleSimulação numérica e análise de um motor de quatro tempos a diesel turbo alimentadopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1881092646564347pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0002-2068-8813pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9160680023711066pt_BR
dc.contributor.referees1Barbosa Junior, Cleiton Rubens Formiga-
dc.contributor.referees1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2068-8813pt_BR
dc.contributor.referees1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9160680023711066pt_BR
dc.contributor.referees2Barbosa, Cleiton Rubens Formiga-
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8673332414572221pt_BR
dc.contributor.referees3Lucena, Alysson Nascimento de-
dc.contributor.referees3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4552018111128281pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta como tema a simulação numérica e análise de um motor de quatro tempos a diesel turbo alimentado. Neste contexto, aplicou-se uma análise numérica e virtual por meio do software Diesel-RK, a partir dos dados de catálogo do motor de combustão interna CUMMINS DIESEL 6.7 da RAM. Destarte, as simulações computacionais realizadas no software diesel-RK permitem análises de regime de potência máxima, de torque máximo, e de potências intermediárias. Além disso, variações de parâmetros como consumo específico, variação de tempo de válvulas, tipo de material, de combustível, entre outros. Assim, objetivou-se simular e analisar, por meio do software termodinâmico Diesel RK, o desempenho do motor de combustão interna de quatro tempos modelo CUMMINS DIESEL 6.7 da RAM. Os resultados obtidos apresentaram proximidade com o modelo real do motor, com erro relativo de 6% nos regimes de potência máxima e torque máximo. O software consolida de forma prática as abordagens teóricas apresentadas nos estudos de Motores Térmicos e torna o entendimento mais plausível, pois, é possível analisar a consequência de cada mudança nos parâmetros adotados com rapidez.pt_BR
dc.publisher.departmentEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINASpt_BR
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