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Título: Compreendendo o contexto socioespacial do transtorno do espectro autista em Caicó – RN: um estudo comparativo
Título(s) alternativo(s): Understanding the sociospatial context of autism spectrum disorder in Caicó – RN: a comparative study
Autor(es): Galvão, Iapony
Orientador: Galvão, Iapony Rodrigues
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista;Educação;Caicó;Educação Especial;Escolas - Caicó
Data do documento: 14-Jul-2023
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: SANTOS, Jessiana Mércia dos. Compreendendo o contexto socioespacial do transtorno do espectro autista em Caicó – RN: um estudo comparativo. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia, Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Caicó, 2023.
Resumo: A presente pesquisa buscou compreender sobre o contexto socioespacial das escolas caicoenses que possuíam alunos com o Transtorno do Espectro Autista- TEA, enfocando em duas escolas, sendo uma localizada na porção mais central da cidade, no bairro Penedo, mais precisamente no interior de uma instalação militar do exército e a outra escola localizada no bairro Paulo VI, situado na Zona Oeste do espaço urbano caicoense. Desta forma, para a compreensão da problemática acima apresentada, foram realizadas pesquisas em documentos oficiais e a literatura científica, as quais indicaram, por distintas ações e estratégias, a ampliação das garantias da participação do aluno com autismo nas classes comuns brasileiras. Dentre elas, podemos destacar o modelo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), preconizado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e o apoio do professor auxiliar ou acompanhante terapêutico. No entanto, durante a pesquisa de campo nas referidas instituições de ensino, ficou evidente que ainda haviam muitas dificuldades para que o o aluno com Autismo possa ser incluído de forma digna nas escolas do município de Caicó, uma vez que, na escola situada na área mais periférica do espaço urbano caicoense, não há salas de AEE para discentes com TEA. Desta forma, as famílias responsáveis por alunos com TEA, sofrem com a falta de interesse educacional e social do poder público caicoense com os autistas, além da ausência de um atendimento especializado, os quais são aspectos fundamentais para que essas crianças se desenvolvam. Assim, concluiu-se, a partir do levantamento acima realizado, que os educadores e profissionais da escola estejam atualizados sobre as melhores práticas no apoio a alunos com autismo. A participação em programas de educação continuada e treinamentos específicos pode ajudar a melhorar suas habilidades e conhecimentos, permitindo-lhes oferecer o suporte necessário, possibilitando assim que alunos com TEA sejam efetivamente incluídos no contexto espacial caicoense, constituindo cidadania e educação de qualidade para todos.
Abstract: The present research sought to understand the socio-spatial context of Caicoense schools that had students with Autistic Spectrum Disorder - ASD, focusing on two schools, one located in the most central portion of the city, in the Penedo neighborhood, more precisely inside an installation military of the army and the other school located in the Paulo VI neighborhood, located in the West Zone of the urban space of Caico. Thus, in order to understand the problem presented above, research was carried out in official documents and scientific literature, which indicated, through different actions and strategies, the expansion of guarantees for the participation of students with autism in ordinary Brazilian classes. Among them, we can highlight the model of Specialized Educational Assistance (AEE), recommended by the National Policy on Special Education in the Inclusive Perspective and the support of the auxiliary teacher or therapeutic companion. However, during the field research in the mentioned educational institutions, it became evident that there were still many difficulties for the student with Autism to be included in a dignified way in the schools of the municipality of Caicó, since, in the school located in the most peripheral to the urban space of Caico, there are no AEE rooms for students with ASD. In this way, families responsible for students with ASD suffer from the lack of educational and social interest of the public authorities in Caico with autistic people, in addition to the lack of specialized care, which are fundamental aspects for these children to develop. Thus, it was concluded, based on the survey carried out above, that educators and school professionals are up to date on best practices in supporting students with autism. Participation in continuing education programs and specific training can help improve their skills and knowledge, allowing them to provide the necessary support, thus enabling students with ASD to be effectively included in the Caicoense spatial context, constituting citizenship and quality education for all.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53744
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