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Title: Intervenções de educação alimentar e nutricional com gamificação e a promoção da saúde para prevenção da obesidade infantil
Authors: Souza, Marina Mendes de.
Advisor: Medeiros, Gidyenne Christine B. S.
Keywords: Educação Alimentar e Nutricional;Gamificação;Promoção da Saúde;Obesidade Infantil;Hábitos Saudáveis;Crianças
Issue Date: 29-Jun-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Marina Mendes. Intervenções de educação alimentar e nutricional com gamificação e a promoção da saúde para prevenção da obesidade infantil. Orientador: Gidyenne Christine B. S. Medeiros. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Nutrição) - Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: Em busca de maior efetividade na prevenção da obesidade infantil através da promoção da saúde, a presente revisão narrativa tem como objetivo avaliar o efeito de intervenções de educação alimentar e nutricional com gamificação sobre a promoção da saúde para prevenção da obesidade infantil. Para isso, foram realizadas buscas nos bancos de dados Pubmed, Scopus e Periódicos CAPES com os descritores em inglês e operadores booleanos cadastrados no site DCS (Descritores em Ciências da Saúde) “gamification AND feeding behavior AND students health AND childhood obesity”, utilizando como critérios de inclusão estudos que se enquadra no tema proposto, com a população alvo de crianças e adolescentes, método de intervenção fosse educação alimentar e nutricional com gamificação e aplicado em ambiente escolar. Os principais resultados apresentados são positivos, com registros de aumento do consumo de frutas e verduras e do conhecimento nutricional, e consequente diminuição da ingestão de alimentos ultraprocessados. Logo, a conclusão concedida pelo trabalho é que intervenções com crianças e adolescentes no ambiente escolar, por meio de estratégias lúdicas, estimulam a hábitos saudáveis e impulsionam a educação alimentar e nutricional dessa população. Entretanto, como poucos estudos foram encontrados, o uso da gamificação na promoção da saúde nas escolas podendo prevenir a obesidade infantil necessita de mais estudos e pesquisas, em diferentes idiomas, culturas, faixas etária, contextos socioeconômicos e perfis identitários, para que as ações sejam mais efetivas de acordo com as realidades do grupo, do indivíduo e da comunidade alvo.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53880
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