Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53890
Title: | Gamificação em biblioteca infantil: um estudo na biblioteca do Instituto Reis Magos |
Other Titles: | Gamification in children's library: a study in the library of the instituto Reis Magos |
Authors: | Carneiro, Marielly Dayane Rodrigues |
Keywords: | gamificação;pessoas leitoras;gamificação e leitura;ensino-aprendizagem |
Issue Date: | 11-Jul-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | CARNEIRO, Marielly Dayane Rodrigues. Gamificação em biblioteca infantil: um estudo na biblioteca do instituto Reis Magos. Orientador: Arthur Ferreira Campos. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia) - Departamento de Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
Portuguese Abstract: | Discorre sobre a gamificação nas bibliotecas infantis com o objetivo de apresentá-la como ferramenta metodológica de apoio no fomento à leitura e à formação de leitores. Para atingir esse objetivo, tem-se os objetivos específicos: conhecer como é a utilização da gamificação na Biblioteca Professor Aluísio Machado do Instituto Reis Magos; identificar produtos relacionados a gamificação na formação de pessoas leitoras e; estabelecer recomendações para a gamificação em bibliotecas infantis. Metodologicamente, utiliza o método indutivo contemplando a característica de inovação na pesquisa social, atribuindo abordagem qualitativa e observação participante. Aplica questionário como técnica de pesquisa extensiva numa amostra de alunos do Ensino Fundamental do Instituto Reis Magos, a partir de contação de história e atividade gamificada, procurando conhecer percepções e relatos das crianças sobre aprendizagem. Também aplica questionário com a pessoa gestora da biblioteca infantil do referido Instituto. Resulta em decorrências positivas quanto a utilização da gamificação como ferramenta metodológica para ensino-aprendizagem fomentando o gosto pela leitura nas crianças que participaram da pesquisa. Descreve duas atividades gamificadas que são realizadas na biblioteca do Instituto Reis Magos. Considera que a gamificação deve estar aliada a atividades da pessoa bibliotecária principalmente no gerenciamento de bibliotecas infantis e de bibliotecas escolares, ao passo que, conforme a ludicidade, crianças e adolescentes podem aprender brincando e exercitando o raciocínio mediante mecanismos que auxiliam o processo de aprendizagem. |
Abstract: | It discusses gamification as a tool that encourages reading and the formation of readers, having the children's library as a research field. It aims to present gamification as an auxiliary tool for the formation of readers in children's libraries. To achieve this objective, there are specific objectives: to know how gamification is used in the Professor Aluísio Machado Library at Instituto Reis Magos; identify products related to gamification in the training of readers; establish recommendations for gamification in children's libraries. Methodologically, it uses the inductive method, contemplating the characteristic of innovation in social research, attributing a qualitative approach and participant observation. It applies a questionnaire as an extensive research technique to a sample of Elementary School students from Instituto Reis Magos, based on storytelling and gamified activity, seeking to know children's perceptions and reports about learning. It also applies a questionnaire with the manager of the children's library of the Institute. It results in positive consequences regarding the use of gamification as a teaching-learning tool, fostering a taste for reading in the children who participated in the research. It describes two gamified activities that are carried out in the Reis Magos Institute library. It considers that gamification should be combined with the activities of the librarian, mainly in the management of children's libraries and school libraries, while, according to playfulness, children and adolescents can learn by playing and exercising reasoning through mechanisms that help the learning process. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53890 |
Appears in Collections: | CCSA - TCC - Biblioteconomia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GramificacaoBibliotecaInfantil_Carneiro_2023.pdf | 2,89 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License