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Title: Dimensionamento e teste de motor-foguete acadêmico fabricado com fibra de vidro e resina poliéster com adição de aditivos anti-chamas
Other Titles: Sizing and testing of academic rocket engine manufactured with fiberglass and polyester resin with addition of flame retardant additives
Authors: Fernandes, Airton Felipe Soares
Advisor: Ferreira, Evans Paiva da Costa
Keywords: Motor;Foguete;Fibra de vidro;Poliéster;Retardante anti-chamas;Engine;Rocket;Fiberglass;Polyester and flame retardant
Issue Date: 12-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, Airton Felipe Soares. Dimensionamento e teste de motor-foguete acadêmico fabricado com fibra de vidro e resina poliéster com adição de aditivos anti-chamas. Orientador: Evans Paiva da Costa Ferreira. 2023. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: O projeto desenvolvido neste trabalho visa determinar a viabilidade de um motor de foguete acadêmico feito de fibra de vidro com resina de poliéster e adição de aditivos retardantes de chama. Para isso, primeiramente, o motor teve de ser dimensionado, considerando as propriedades mecânicas do compósito, com o intuito de determinar as espessuras mínimas que sua estrutura poderia suportar. Depois de dimensionado, o motor foi fabricado, para que pudesse ser feito o teste de combustão estática. Os resultados desse trabalho foram obtidos analisando o nível de comprometimento estrutural e a massa perdida pelos componentes do motor-foguete após o teste-estático. A análise pós teste foi satisfatória. O material do motor resistiu bem às altas temperaturas e às pressões a que foi submetido. O envelope suportou os esforços, e não sofreu nenhum dano estrutural que pudesse comprometer sua integridade. Além disso, devido ao efeito dos aditivos retardantes de chamas sua perda de massa quase foi desprezível. A única ocorrência negativa, porém já esperada, se deu na tubeira, que apresentou uma falha em sua garganta, na região onde fica o anel de sílica.
Abstract: The project developed in this work aims to determine the feasibility of an academic rocket engine made of fiberglass with polyester resin and the addition of flame-retardant additives. For this, first, the engine had to be dimensioned, considering the mechanical properties of the composite, to determine the minimum thicknesses that its structure could support. After dimensioning, the engine was manufactured, so that the static combustion test could be carried out. The results of this work were obtained by analyzing the level of structural impairment and the mass lost by the rocket engine components after the static test. The posttest analysis was satisfactory. The engine material withstood well the high temperatures and pressures it was subjected to. The envelope withstood the efforts and did not suffer any structural damage that could compromise its integrity. Furthermore, because of flame-retardant additives, its mass loss was almost negligible. The only negative occurrence, however already expected, occurred in the nozzle, which presented a flaw in its throat, in the region where the silica ring is located.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/53913
Appears in Collections:CT - TCC - Engenharia Mecânica

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