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Title: A influência da Pandemia Covid-19 na qualidade de vida dos Docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Authors: Kimura, Jéssica Midori de Oliveira
Keywords: qualidade de Vida no Trabalho (QVT);Covid-19;pandemia;trabalho docente
Issue Date: 19-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: KIMURA, Jéssica Midori de Oliveira. A influência da Pandemia Covid-19 na qualidade de vida dos Docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Orientador: Valdemir Galvão de Carvalho. 2023. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos provocados pela pandemia do COVID-19 sobre a qualidade de vida dos docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para tanto, a coleta de dados quantitativos foi realizada através de aplicação de questionário virtual, contendo questões para identificação do perfil socio-demográfico; pelo formulário QWLQ-bref, e por de questões quantitativas e qualitativas voltadas às percepções dos docentes sobre a qualidade de vida durante o período de pandemia. Os índices considerados satisfatórios para a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do QWLQ-bref têm início a partir de 55 pontos. A média do QWLQ-bref foi de 74.15 (posição satisfatória), tendo o domínio Pessoal uma pontuação muito satisfatória e os demais domínios uma pontuação satisfatória. Durante a pandemia, observou-se um aumento na sobrecarga de trabalho e redução nas horas dedicadas ao lazer e a família, bem como dificuldades na conciliação entre trabalho e vida pessoal. O aparato necessário para o trabalho remoto foi integralmente financiado pelos docentes. Apesar das dificuldades, a pandemia permitiu a valorização da família e aprendizados adquiridos. Recomenda-se que as instituições de ensino adotem medidas para promover o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, garantir condições adequadas de trabalho e apoiar o bem-estar dos docentes.
Abstract: The present study aims to analyze the effects caused by the pandemic of COVID-19 on the quality of life of professors from Centro de Ciências Sociais Aplicadas, of Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CCSA/UFRN). Data collection was conducted through a quantitative approach using a virtual questionnaire, containing questions to identify the socio-demographic profile; the QWLQ-bref form, as well as qualitative and quantitative inquiries focusing on teachers' perceptions of quality of life during the pandemic period. The scores considered satisfactory for Quality of Work Life (QWL) in the QWLQ-bref start from 55 points. The average score obtained was 74.15 (satisfactory position), with the Personal domain scoring very satisfactorily and the other domains scoring satisfactorily. During the pandemic, an increase in workload and a reduction in leisure and family time were observed, as well as difficulties in balancing work and personal life. The necessary equipment for remote work was fully financed by the teachers. Despite the challenges, the pandemic allowed for the appreciation of family and the acquisition of new learnings. It is recommended that educational institutions take measures to promote work-life balance, ensure appropriate working conditions, and support the well-being of teachers.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54174
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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