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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54454
Title: | Usabilidade da versão domiciliar do jogo sério VirtualTer: um estudo piloto |
Authors: | Santos, Jaiana Xavier |
Advisor: | Cavalcanti, Fabricia Azevedo da Costa |
Keywords: | Envelhecimento;Equilíbrio postural;Exergames;Realidade virtual |
Issue Date: | 3-Apr-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | SANTOS, Jaiana Xavier. Usabilidade da versão domiciliar do jogo sério VirtualTer: um estudo piloto. Orientador: Fabrícia Azevêdo da Costa Cavalcanti. 2023. 88f. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
Portuguese Abstract: | Introdução: Os distúrbios da marcha e do equilíbrio estão entre as causas mais comuns de quedas em idosos e muitas vezes levam a lesões, incapacidades, perda da independência e limitações na qualidade de vida. Um dos mecanismos de tratamento mais promissores na reabilitação geriátrica é a Realidade Virtual (RV), para auxiliar na melhora da marcha e do equilíbrio postural em idosos. O VirtualTer é um jogo sério de RV, de baixo custo, com potencial inovador para a reabilitação no domicílio. O treino de habilidades motoras por meio da RV proporciona um meio motivador para aderir e aumentar o nível de atividade física em casa, entretanto, a literatura é escassa quanto a viabilidade para implementar jogos sérios de RV no ambiente domiciliar. Nesse sentido, ressalta-se a importância de investigar a usabilidade de um jogo sério domiciliar de RV e a motivação intrínseca de idosos saudáveis após o uso do sistema, uma vez que esta estratégia de reabilitação inovadora pode ser uma ferramenta eficiente para melhorar o equilíbrio postural de idosos. Objetivo: Analisar a usabilidade da versão domiciliar do jogo sério VirtualTer. Método: Trata-se de um estudo descritivo e transversal, com uma amostra de 25 idosos saudáveis recrutados de forma não probabilística e por conveniência. Foi utilizada a versão domiciliar do jogo sério VirtualTer, desenvolvido para a reabilitação do equilíbrio postural de idosos. O jogo contou com as etapas de desafios do VirtualTer (floresta, montanha e deserto), que estimulam o alcance lateral de tronco. A execução do jogo foi feita por meio de um notebook e do sistema C0NTR0LL, um sistema web de reconhecimento de gestos via webcam. O jogo foi aplicado no ambiente domiciliar, e cada idoso executou três repetições. Foi realizada uma avaliação dos dados sociodemográficos, além da aplicação da Short Physical Performance Battery (SPPB); International Physical Activity Questionnaire (IPAQ); e da Escala de Avaliação de Incapacidade WHODAS 2.0. Após a aplicação do jogo, os idosos responderam ao Inventário de Motivação Intrínseca (IMI) e a System Usability Scale (SUS). Resultados: Participaram do estudo 25 idosos, com moderado desempenho físico, alto grau de inatividade física e comportamento sedentário, sendo 68% do sexo feminino. A mediana da idade foi de 69 (IQ 61 – 76,5) anos. O escore total da escala SUS obteve uma mediana de 72,50 (IQ 95 – 28) pontos; o que classifica uma boa usabilidade da versão domiciliar do VirtualTer. As variáveis gênero (p=0,04), estado civil (p=0,03) e escolaridade (p=0,01) indicaram influenciar o resultado da escala de usabilidade. A motivação intrínseca, mensurada pelo IMI, resultou em uma mediana de 87 (IQ 96 – 56) pontos, o que indica maior motivação dos jogadores. Conclusão: A versão domiciliar do VirtualTer é um jogo sério com boa usabilidade e boa motivação intrínseca, sob o ponto de vista do paciente, o que indica a efetividade do sistema como ferramenta de reabilitação para o equilíbrio postural em idosos. Este estudo indicou a necessidade de aprimorar o exergame por meio de refinamentos da tecnologia utilizada. |
Abstract: | Introduction: Gait and balance disorders are among the most common causes of falls in the elderly and often lead to injuries, disabilities, loss of independence and limitations in quality of life. One of the most promising treatment mechanisms in geriatric rehabilitation is Virtual Reality (VR), to help improve gait and postural balance in the elderly. VirtualTer is a serious low-cost VR game with innovative potential for home rehabilitation. Motor skills training through VR provides a motivating way to adhere and increase the level of physical activity at home, however, the literature is scarce regarding the feasibility of implementing serious VR games in the home environment. In this sense, it is important to investigate the usability of a serious VR home game and the intrinsic motivation of healthy elderly people after using the system, since this innovative rehabilitation strategy can be an efficient tool to improve postural balance of seniors. Objective: To analyze the usability of the home version of the VirtualTer serious game. Method: This is a descriptive and cross-sectional study, with a sample of 25 healthy elderly recruited in a non-probabilistic way and for convenience. The home version of the VirtualTer serious game, developed for the rehabilitation of postural balance in the elderly, was used. The game had VirtualTer challenge stages (forest, mountain and desert), which stimulate the lateral reach of the trunk. The game was run using a notebook and the C0NTR0LL system, a web gesture recognition system via webcam. The game was applied in the home environment, and each elderly person performed three repetitions. An evaluation of sociodemographic data was performed, in addition to the application of the Short Physical Performance Battery (SPPB); International Physical Activity Questionnaire (IPAQ); and the WHODAS 2.0 Disability Rating Scale. After applying the game, the elderly answered the Intrinsic Motivation Inventory (IMI) and the System Usability Scale (SUS). Results: The study included 25 elderly people, with moderate physical performance, a high degree of physical inactivity and sedentary behavior, 68% of whom were female. The median age was 69 (IQ 61 – 76.5) years. The total score of the SUS scale obtained a median of 72.50 (IQ 95 – 28) points; which classifies a good usability of the home version of VirtualTer. The variables gender (p=0.04), marital status (p=0.03) and education (p=0.01) indicated to influence the result of the usability scale. The intrinsic motivation measured by the IMI resulted in a median of 87 (IQ 96 – 56) points, which indicates greater motivation of the players. Conclusion: The home version of VirtualTer is a serious game with good usability and good intrinsic motivation, from the patient's point of view, which indicates the effectiveness of the system as a rehabilitation tool for postural balance in the elderly. This study indicated the need to improve the exergame through refinements of the technology used. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54454 |
Appears in Collections: | PPGFS - Mestrado em Fisioterapia |
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