Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54478
Title: | Gestão eficiente por meio dos procedimentos administrativos: estudo de uma coordenação de curso de graduação na UFRN |
Authors: | Silva, Marcelo Esteves da |
Advisor: | Oliveira, Adriana Carla Silva de |
Keywords: | Atendimento;Manual;Demandas;Coordenação;Graduação |
Issue Date: | 21-Jun-2023 |
Publisher: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Citation: | SILVA, Marcelo Esteves da. Gestão eficiente por meio dos procedimentos administrativos: estudo de uma coordenação de curso de graduação na UFRN. Orientador: Adriana Carla Silva de Oliveira. 2023. 182f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
Portuguese Abstract: | Trata-se de um trabalho que descreve os principais procedimentos administrativos realizados pelas coordenações dos cursos de graduação de História Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Seu objetivo é fornecer informações para toda a comunidade acadêmica envolvida. Este material é voltado para orientar secretários que desempenham atividades semelhantes e pode auxiliar no treinamento de novos servidores designados para essa função. O manual abrange diversas atividades administrativas, desde a orientação acadêmica, defesa de TCC e consolidação de notas, até demandas específicas dos coordenadores de curso de graduação. Além disso, apresenta informações relevantes sob a perspectiva dos estudantes, desde a entrada no curso, primeiro acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, confirmação de vínculo, matrícula, até a conclusão e emissão do diploma tão esperado. O manual inclui resoluções, ofícios, leis, normas, sites, setores envolvidos, sistemas, contatos, bem como manuais de orientação criados por outros pesquisadores. Ao reunir e combinar uma variedade de materiais, ele se torna uma referência abrangente com as demandas mais relevantes enfrentadas por uma coordenação de curso de graduação. O estudo é baseado em uma abordagem de pesquisa-ação, exploratória e descritiva, com uma estratégia voltada para a pesquisa documental e bibliográfica. O pilar central é a descrição dos principais processos realizados na coordenação. Após as considerações finais, será apresentado um Apêndice A, contendo o material didático, que é o produto deste trabalho. Trata-se, nesse caso, de um "manual de procedimentos administrativos de uma coordenação de curso de graduação da UFRN". E um Apêndice B, com o link do site criado para o curso de História da UFRN, contendo também todos os procedimentos administrativos. Ambos são frutos do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Processos Institucionais, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, adota-se uma abordagem qualitativa, sem a intenção de utilizar dados estatísticos. |
Abstract: | This is a work that describes the main administrative procedures carried out by the coordinators of the undergraduate courses in History (Teaching and Bachelor's) at the Federal University of Rio Grande do Norte - UFRN. Its objective is to provide information to the entire academic community involved. This material is intended to guide secretaries who perform similar activities and can assist in the training of new staff assigned to this role. The manual covers various administrative activities, from academic guidance, defense of undergraduate theses, and consolidation of grades to specific demands of the undergraduate course coordinators. Additionally, it presents relevant information from the students' perspective, starting from entering the course, first access to the Integrated Academic Activities Management System, confirmation of enrollment, all the way to completion and issuance of the long-awaited diploma. The manual includes resolutions, memos, laws, regulations, websites, departments involved, systems, contacts, as well as orientation manuals created by other researchers. By bringing together and combining a variety of materials, it becomes a comprehensive reference with the most relevant demands faced by an undergraduate course coordination. The study is based on an action research approach, exploratory and descriptive, with a strategy focused on documentary and bibliographic research. The central pillar is the description of the main processes carried out in the coordination. After the final considerations, Appendix A will be presented, containing the didactic material, which is the product of this work. In this case, it is a "manual of administrative procedures for an undergraduate course coordination at UFRN." And Appendix B will contain the link to the website created for the History program at UFRN, which also includes all administrative procedures. Both are the result of the Institutional Process Management Graduate Program at the Federal University of Rio Grande do Norte. In this sense, a qualitative approach is adopted, without the intention of using statistical data. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54478 |
Appears in Collections: | PPGGPI - Mestrado Profissional em Gestão de Processos Institucionais |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
Gestaoeficientemeioprocedimentos_Silva_2023.pdf | 6,66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.