Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54675
Title: A produção de gêneros acadêmicos de graduandos da UFRN: um estudo sobre escrita mobilizadora de conhecimento
Authors: Silva, Diógenes Paulo da
Advisor: Campos, Sulemi Fabiano
Keywords: Escrita acadêmica;Movimentação de vozes;Escrita mobilizadora;Gêneros acadêmicos
Issue Date: 20-Apr-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Diógenes Paulo da. A produção de gêneros acadêmicos de graduandos da UFRN: um estudo sobre escrita mobilizadora de conhecimento. Orientador: Sulemi Fabiano Campos. 2023. 130f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: Este estudo analisa escritas de graduandos para compreender a maneira como a voz alheia é movimentada de um texto para outro e em que medida deixam ou não traços de escritas mobilizadoras de conhecimento. Investigamos pela escrita de fichamentos, resumos e resenhas como graduandos mobilizam diferentes vozes e se, ao incorporem os discursos, deixam à mostra traços de uma escrita mobilizadora de conhecimento e quais estratégias linguísticas podem ser observadas a partir dessa escrita acadêmica. As produções são vistas, nesta investigação, como um produto que diz sobre o processo de constituição de graduandos, como uma escrita que demanda conhecimentos sobre formas linguísticas de lidar com os discursos sobre a esfera social na qual essa escrita acontece e para a qual se destina. Nessa perspectiva, observamos os textos a partir dos seguintes questionamentos: Como os graduandos materializam a voz alheia ao movimentá-la de um texto para outro? Quais traços linguísticos podem ser identificados como escrita mobilizadora de conhecimento na produção de fichamentos, resumos e resenhas? Como os estudantes movimentam os discursos de um texto ao incorporar outras vozes? E de que maneira o aluno, ao produzir mais de uma versão de texto, em contexto de aulas remotas, consegue dar espaço à construção de uma escrita mobilizadora? Levantamos como pressuposto a ideia de que na escrita de fichamento, resumo e resenha podese observar o modo como o graduando ao movimentar diferentes vozes incorpora os discursos, deixa ver ou não formas linguísticas de uma escrita mobilizadora de conhecimento. Nosso corpus de análise é constituído de escritas e reescritas produzidas por quinze alunos de uma disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I da UFRN (2020.2), em contexto de aulas remotas por consequência da pandemia do covid-19. Desse total, selecionamos os textos produzidos por cinco alunos para compor o recorte de análises. Como aporte teórico, buscamos os estudos de Pêcheux (1997) sobre a forma-sujeito no discurso; Maingueneau (1997) para investigar as formas do discurso relatado; Fuchs (1985) sobre a paráfrase linguística; e AuthierRevuz (1990; 2004; 2007) pela alusão ao discurso outro. Nessa direção, os resultados obtidos nos permitiram levantar, no fio discursivo da escrita, a ideia de que os alunos, ao movimentar as vozes de um texto, tendem a selecionar na 1ª versão as escritas de maior relevância e as levam para reescrita. Já na 2ª versão, pela interpelação do outro, tendenciosamente, os alunos reescrevem apenas os pontos abordados na orientação do professor/tutor. Dessa forma, conseguimos perceber através dos vestígios linguísticos/discursivos escritas mobilizadoras apenas na produção de resumos e resenhas.
Abstract: This study analyzes the writings of undergraduate students to understand how the voice of others is moved from one text to another and to what extent they leave or not traces of constructions that mobilize knowledge. Through the writing of book reports, summaries and reviews, we investigated how undergraduates mobilize different voices and whether, when incorporating the speeches, they show traces of a writing that mobilizes knowledge, and what linguistic strategies can be observed from this academic writing. The productions are seen, in this investigation, as a product that says about the process of forming undergraduates, as a writing that demands knowledge about linguistic ways of dealing with discourses about the social sphere in which this writing takes place and for which it is intended. From this perspective, we observe the texts based on the following questions: How do undergraduates materialize the voice of others when moving them from one text to another? What linguistic traits can be identified as writing that mobilizes knowledge in the production of files, summaries and reviews? How does the student move the discourses of a text when incorporating other voices? And how can the student, by producing more than one version of the text, in the context of remote classes, manage to create space for the construction of a mobilizing writing? We raised as a presupposition the idea that in the writing of book reports, summaries and reviews, one can observe the way in which the undergraduate, when moving different voices, incorporates the discourses, allowing to see or not linguistic forms of a writing that mobilizes knowledge. Our corpus of analysis consists of the writings and rewritings produced by fifteen students of a Leitura e Produção de Textos Acadêmicos I discipline at UFRN (2020.2), in the context of remote classes as a result of the Covid-19 pandemic. From this total, we selected texts produced by five students to compose the cut of the analyses. As a theoretical contribution, we sought Pêcheux's (1997) studies on the subject-form in discourse; Maingueneau (1997) to investigate the forms of reported discourse; Fuchs (1985) on linguistic paraphrase; and AuthierRevuz (1990; 2004; 2007) for the allusion to the discourse of the other. In this direction, the results obtained permitted us to raise, in the discursive thread of writing, the idea that students, when moving the voices of a text, tend to select in the 1st version the most relevant writings and take them for rewriting. In the 2nd version, by interpellation of the other, in a biased way, students rewrite only the points addressed in the teacher/tutor's guidance. In this way, we were able to perceive through the linguistic/discursive traces mobilizing writings only in the production of summaries and reviews.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54675
Appears in Collections:PPGEL - Mestrado em Estudos da Linguagem

Files in This Item:
File SizeFormat 
Producaogenerosacademicos_Silva_2023.pdf1.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.