Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54795
Title: Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática
Authors: Araújo, Kaline Martins
Advisor: Gutierre, Liliane dos Santos
Keywords: EECNM;Macau;IFRN;Especialização;Matemática
Issue Date: 17-Jul-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, Kaline Martins. Uma história do curso de especialização em ensino de ciências naturais e matemática (EECNM) do IFRN - Campus Macau na perspectiva do ensino de matemática. Orientador: Liliane dos Santos Gutierre. 2023. 81f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: Esta pesquisa apresenta as contribuições e as possíveis limitações do curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau – Rio Grande do Norte (RN), na perspectiva do ensino de Matemática. Está centrada no estudo da História do Tempo Presente (HTP), alicerçada teoricamente pelas obras de Dosse (2017), Lohn e Campos (2017), Cavalcanti (2019) entre outros autores. Amparada por Valente (2017) e Garnica e Souza (2012), que estudam a História da Educação Matemática (HEM), justifica-se pela contribuição à formação continuada de professores de Matemática e, principalmente, ao ensino dessa disciplina na cidade de Macau/RN e região. Assim, questiona: quais foram as contribuições e/ou limitações (se é que existiram) que a EECNM proporcionou à formação continuada de professores de Matemática e ao ensino da Matemática?. Objetiva, portanto, investigar as contribuições e/ou limitações da Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática na perspectiva do ensino de Matemática. Nesse campo investigativo, lança mão de fontes escritas - documentos acadêmicos de estudantes encontrados no IFRN e do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) da EECNM -, além de fontes orais - narrativas de memórias de egressos, professores da instituição e também de Matemática da região - coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Para tanto, recorre aos pressupostos de autores que discutem a pesquisa qualitativa, como Stake (2011), Bogdan e Biklen (1994), Gil (2008) e (2010) e Cellard (2008), combinando procedimentos metodológicos distintos para a análise dos dados com a intenção de obter alguns resultados. Ao fim dessa investigação, observa que a EECNM contribui positivamente com a prática didática e a carreira acadêmica dos egressos, proporcionando, inclusive, conhecimentos inerentes ao seu desenvolvimento intrapessoal. Contribui também para o desenvolvimento da produção científica no ensino de Matemática na cidade de Macau e região. No que se refere às limitações, esta pesquisa aponta o aspecto da regulamentação do curso, pois o ordenamento curricular em que as disciplinas são oferecidas e as regras para a seleção dos alunos da especialização criam entraves no processo seletivo. Outro fator limitante observado é a pequena procura por essa especialização nos últimos editais de seleção. Portanto, este trabalho compreende um importante registro das contribuições e limitações da EECNM do IFRN, campus Macau, na perspectiva do ensino de Matemática, na cidade de Macau e região, desde sua implantação até a atualidade (ano de 2023).
Abstract: This research presents the contributions and possible limitations of the Specialization course in Teaching Natural Sciences and Mathematics (EECNM), at the Federal Institute of Science and Technology Education of Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau – Rio Grande do Norte (RN), from the perspective of teaching Mathematics. It is centered on the study of the History of the Present Time (HTP), theoretically based on the works of Dosse (2017), Lohn and Campos (2017), Cavalcanti (2019) among other authors. Supported by Valente (2017) and Garnica and Souza (2012), who study the History of Mathematics Education (HEM), it is justified by the contribution to the continuing education of Mathematics teachers and, mainly, to the teaching of this discipline in the city of Macau/ RN and region. Thus, it asks: what were the contributions and/or limitations (if any) that the EECNM provided to the continuing education of Mathematics teachers and to the teaching of Mathematics? It aims, therefore, to investigate the contributions and/or limitations of the Specialization in Teaching Natural Sciences and Mathematics from the perspective of teaching Mathematics. In this investigative field, it makes use of written sources - academic documents of students found at IFRN and the Pedagogical Project of the Course (PPC) of EECNM -, in addition to oral sources - narratives of memories of graduates, professors of the institution and also of Mathematics in the region - collected through semi-structured interviews. To do so, it resorts to the assumptions of authors who discuss qualitative research such as Stake (2011), Bogdan and Biklen (1994), Gil (2008) and (2010) and Cellard (2008), combining different methodological procedures for data analysis, with the intention of obtaining some results. At the end of this investigation, it is observed that the EECNM contributes positively to the didactic practice and academic career of graduates, even providing knowledge inherent to their intrapersonal development. It also contributes to the development of scientific production in the teaching of Mathematics in the city of Macau and region. With regard to limitations, this research pointed to the aspect of course regulation, as the curricular order in which the disciplines are offered and the rules for selecting specialization students create obstacles in the selection process. Another limiting factor observed was the low demand for this specialization in the last selection notices. Therefore, this work comprises an important record of the contributions and limitations of the EECNM of the IFRN, Macau campus, with emphasis on the teaching of Mathematics, in the city of Macau and region, from its implementation to the present day. (Year 2023).
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54795
Appears in Collections:PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File SizeFormat 
Historiacursoespecializacao_Araujo_2023.pdf1,38 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.