Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55212
Title: "Não houvesse no Brasil esses autodidatas precursores": docentes e a produção do Ensino Superior de História no Rio Grande do Norte (1955-1991)
Authors: Nobre, Clivya da Silveira
Advisor: Santos, Magno Francisco de Jesus
Keywords: Universidade Federal do Rio Grande do Norte;Faculdade de Filosofia - Natal, RN;História - ensino superior;Historiografia - Rio Grande do Norte;Intelectuais
Issue Date: 21-Aug-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: NOBRE, Clivya da Silveira. "Não houvesse no Brasil esses autodidatas precursores": docentes e a produção do Ensino Superior de História no Rio Grande do Norte (1955-1991). Orientador: Dr. Magno Francisco de Jesus Santos. 2023. 243f. Dissertação (Mestrado em História) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: Em 1955, foi criada a Faculdade de Filosofia de Natal (FAFIN), que se tornou a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) em 1963, e teve seus cursos incorporados à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1968. Neste processo, um grupo de intelectuais teve participação fundamental na idealização e constituição inicial destes espaços, os precursores, professores que participaram da fundação e estruturação dos cursos em suas primeiras décadas. O objetivo geral da dissertação é analisar de qual modo os precursores João Wilson Mendes Melo, Tarcísio da Natividade Medeiros e Hélio Dantas produziram o espaço de ensino do Curso de História da FAFIN/FFCL/UFRN, de 1955 a 1991. Para isto, investiguei a participação deles na fundação e estruturação curricular; analisei suas concepções teóricas e historiográficas por meio de seus escritos na Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); e discorri sobre o ensino desses sujeitos no Curso de História, ao buscar compreender aproximações e distanciamentos com o proposto por eles na produção no IHGRN. Utilizo como fontes as atas de reuniões docentes, programas das cátedras/disciplinas, artigos publicados na Revista do IHGRN, artigos publicados na Revista História – UFRN 30 anos, e as entrevistas concedidas pelos docentes disponíveis no DVD 50 anos de História e no acervo do Laboratório de História Oral da UFRN (LABHO). Articulo os conceitos de Produção e de Representação do Espaço (LEFEBVRE, 2013), DE Intelectual Mediador (HANSEN; GOMES, 2016), de Intelectual, de Sociabilidade e de Geração (SIRINELLI, 1986). Trabalho com a análise qualitativa crítica das fontes, e com a abordagem de fontes orais. Investigar como os precursores produziram o espaço de formação do Curso de História da FAFIN/FFCL/UFRN, e suas opções metodológicas e historiográficas ao ensinar e pesquisar, auxiliou na compreensão de aspectos da História produzida e ensinada no Rio Grande do Norte e no Brasil.
Abstract: In 1955, the Faculdade de Filosofia de Natal (FAFIN) was created, which became the Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCL) in 1963, and had its courses incorporated into the Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) in 1968. In this process, a group of intellectuals had a fundamental participation in the idealization and initial constitution of these spaces, the precursors, professors who participated in the foundation and structuring of the courses in their first decades. The general objective of the dissertation is to analyze how the precursors João Wilson Mendes Melo, Tarcísio da Natividade Medeiros and Hélio Dantas produced the teaching space of the History Course at FAFIN/FFCL/UFRN, from 1955 to 1991. Their participation in the foundation and structuring of the curriculum; I analyzed his theoretical and historiographical conceptions through his writings in the Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN); and I discussed the teaching of these subjects in the History Course, seeking to understand similarities and differences with what they proposed in the production at IHGRN. I use as sources the minutes of faculty meetings, chair/discipline programs, articles published in Revista do IHGRN, articles published in Revista História – UFRN 30 anos, and interviews given by professors available on the DVD 50 anos de História and in the Laboratório de História Oral da UFRN (LABHO). I articulate the concepts of Space Production and Representation (LEFEBVRE, 2013), Intellectual Mediator (HANSEN; GOMES, 2016) Intellectual, Sociability and Generation (SIRINELLI, 1986). I work with the critical qualitative analysis of the sources, and with the approach of oral sources. Investigating how the precursors produced the training space of the FAFIN/FFCL/UFRN History Course, and their methodological and historiographical options when teaching and researching, helped to understand aspects of the History produced and taught in Rio Grande do Norte and in Brazil.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55212
Appears in Collections:PPGH - Mestrado em História

Files in This Item:
File SizeFormat 
NaohouvessenoBrasil_Nobre_2023.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.