Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55397
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSoares, Arielly Chanttal Moreira-
dc.contributor.authorCosta, Ivaneide Alves Soares da-
dc.date.accessioned2023-11-20T20:06:39Z-
dc.date.available2023-11-20T20:06:39Z-
dc.date.issued2023-03-31-
dc.identifier.citationSOARES, Arielly Chanttal Moreira. Antibiótico: Antes, héroi; hoje, vilão?. Orientadora: COSTA, Ivaneide Alves Soares da. 2023. 43 p. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55397-
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relationhttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54354pt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/deed.pt-br*
dc.subjectquestões sociocientificaspt_BR
dc.subjectsequência didaticapt_BR
dc.subjectresistência bacterianapt_BR
dc.subjectantibióticopt_BR
dc.titleAntibiótico: antes, herói; hoje, vilão?pt_BR
dc.title.alternativeAntibiotic: before, hero; today, villain?pt_BR
dc.typeeducationalProductpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemáticapt_BR
dc.description.resumoEsta sequência didática acerca da resistência bacteriana em ambientes aquáticos se refere a um produto educacional desenvolvido como parte da pesquisa de mestrado de Arielly Chanttal Moreira Soares pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática – PPGECNM, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. O ensino sobre resistência bacteriana em ambientes aquáticos é importante para proteger a saúde humana, preservar os ecossistemas, promover o uso prudente de antibióticos, incentivar o monitoramento e a prevenção e estimular a pesquisa e a inovação nessa área. Apesar da relevância do tema e de ser bastante reportado pela mídia, pouco se aborda sobre quais são as rotas de contaminação aquática e as consequências ambientais. Portanto, apresentamos este material instrucional como apoio didático ao docente, trazendo um planejamento de ensino sob a perspectiva das Questões Sociocientíficas – QSC, abrangendo aspectos socioambientais, políticos e econômicos desta temática, visando a formação de estudantes críticos, atuantes e responsáveis. A sequência didática está organizada em quatro etapas: levantamento dos conhecimentos prévios, problematização, organização dos conhecimentos e aplicação dos conhecimentos. Cada etapa da sequência apresenta seus objetivos, habilidades e competências, além da descrição dos materiais e atividades e de outras sugestões de atividades que podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada professor(a). Nos apêndices, você encontra todos os instrumentos usados no planejamento. Esperamos que este material estimule e ajude a se aventurar sobre a abordagem deste e de outros temas na sua prática de ensino, fazendo adaptações que julgar necessárias.pt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Exatas e da Terrapt_BR
Appears in Collections:PPGECNM - Produtos Educacionais do Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PE_AntibioticoAntesHeroi_Soares_2023.pdf8,52 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons