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Title: Influenciadores digitais: uma análise sobre seu poder de influência no segmento automotivo sob a percepção dos consumidores natalenses
Other Titles: Digital influencers: an analysis of their influence power in the automotive segment under the perception of consumers in natal
Authors: Firmo, Daniel de Mendonça
Advisor: Araújo, Maria Valéria Pereira de
Keywords: marketing;comportamento do consumidor;Influenciadores digitais;setor automotivo;decisão de compra
Issue Date: 7-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FIRMO, Daniel de Mendonça. Influenciadores digitais: uma análise sobre seu poder de influência no segmento automotivo sob a percepção dos consumidores natalenses. Orientador: Maria Valéria Pereira de Araújo. 2023. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: Analisando o mercado atual como um todo, e comparando com uns anos atrás, é nítida a diferença na forma utilizada pelas marcas de alcançar seu público e divulgar seus produtos e serviços. As novas roupagens do marketing trazem consigo uma figura muito relevante em meio as suas formas de promoção: o influenciador digital. Porém, quando se olha para o mercado potiguar, ainda percebe-se uma situação primitiva em relação a dados sobre a influência desses profissionais, bem como uma inconsciência por parte de alguns empresários quanto à relevância e poder de persuasão que esses influenciadores possuem sob seu público. No setor automotivo, esses dados se tornam ainda mais escassos, por estar se tratando de um bem de alto valor agregado, onde os consumidores possuem ainda mais receio de errar na hora da compra. Tendo isso em vista, foi realizada uma pesquisa qualitativa com usuários de redes sociais que possuem veículos na cidade de Natal/RN, visando entender qual o impacto dos influenciadores digitais do setor automotivo no comportamento do consumidor natalense. Através dessa pesquisa foi possível entender o processo de decisão de compra do consumidor de Natal/RN, bem como qual o impacto dos influenciadores digitais nesse processo, além de captar também qual a visão desses consumidores sobre o papel e a importância do trabalho desses profissionais. Concluiu-se então que os natalenses consideram um trabalho muito importante, e até mesmo os que não seguem influenciadores digitais do setor automotivo acabam sendo impactados pelo trabalho desses profissionais na hora de comprar algum produto ou serviço desse mercado. É possível atestar dessa maneira, a relevância do trabalho de um influenciador digital para uma empresa do setor automotivo, uma vez que eles conseguem levar informações muito relevantes acerca dos produtos e serviços, além de exercer uma persuasão considerável no seu público, se tornando dessa maneira um ótimo meio para divulgação e alcance das marcas.
Abstract: Analyzing the current market as a whole and comparing it to a few years ago, the difference in the way brands reach their audience and advertise their products and services is evident. The new approaches to marketing bring along a very relevant figure in their promotion strategies: the digital influencer. However, when looking at the market in Rio Grande do Norte, there's still an observation of a primitive situation regarding data about the influence of these professionals, as well as a lack of awareness among some business owners about the relevance and persuasive power these influencers hold over their audience. In the automotive sector, this data is even scarcer due to it involving high-value goods, where consumers are even more cautious when making a purchase. Bearing this in mind, a qualitative survey was carried out among social media users who own vehicles in Natal/RN, aiming to understand the impact of digital influencers in the automotive sector on the behavior of consumers in Natal. Through this survey, it was possible to understand the consumer's decision-making process in Natal, as well as the impact of digital influencers in this process, and also to capture these consumers' views on the role and importance of these professionals. It was concluded that the people of Natal consider this work very important, and even those who don't follow digital influencers in the automotive sector end up being influenced by their work when buying a product or service in this market. This attests to the relevance of the work of a digital influencer for a company in the automotive sector, as they provide highly relevant information about products and services, in addition to exercising considerable persuasion on their audience, thus becoming an excellent means of promoting and reaching brands.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56793
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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