Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56835
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCalazans, Dinara Leslye Macedo e Silva-
dc.contributor.authorPontes, Janaine de Sousa-
dc.date.accessioned2023-12-22T15:25:23Z-
dc.date.available2023-12-22T15:25:23Z-
dc.date.issued2023-12-08-
dc.identifier.citationPONTES, Janaine de Sousa. Iniciativas estratégicas a partir da análise do ambiente de negócios de um e-commerce de moda praia. Orientador: Dinara Leslye Macedo e Silva Calazans. 2023. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56835-
dc.description.abstractThe following work aims to suggest strategic initiatives through the analysis of the company's internal and external environment, as well as its strategy-guiding elements. This approach aims to improve the organization's performance both in the competitive scenario and in its daily activities. The Brainstorming technique was used to collect data and ideas regarding the company's internal and external environment, in a participatory meeting with employees. Subsequently, the data obtained was categorized and organized according to the vision of the owner manager. In this way, the organization's identity was created, with the definition of its business, mission, vision and identification of organizational values and objectives. The SWOT matrix was used to identify the strengths and weaknesses present within the organization. The analysis of the external environment was carried out considering the PESTEL variables (Political, Economic, Social, Technological, Environmental and Legal). The strategic window resulting from the SWOT crossing was analyzed and an action plan was created through 5W2H. From the strategic initiatives, possible paths to achieve the goals were highlighted. Finally, the initiatives highlighted in this study highlight the relevance of the company knowing its operating environment and its organizational identity, meeting the importance of implementing the actions indicated in this analysis, to achieve success and expected results, given the dynamic environmental context in which it is inserted.pt_BR
dc.languagept_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectestratégiapt_BR
dc.subjectanálise ambiental SWOTpt_BR
dc.subjectplanejamento estratégicopt_BR
dc.subjecte-commercept_BR
dc.subjectmoda praiapt_BR
dc.titleIniciativas estratégicas a partir da análise do ambiente de negócios de um e-commerce de moda praiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRNpt_BR
dc.publisher.programAdministraçãopt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4230169570870332pt_BR
dc.contributor.advisorIDhttps://orcid.org/0000-0003-4884-8599pt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5716461725901505pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Serafini, Paula Gonçalves-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0826-353Xpt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2610553476171705pt_BR
dc.contributor.referees1Oliveira, Marcelo Barbosa-
dc.contributor.referees2Bastos, Evangelina de Mello-
dc.contributor.referees2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5679-6218pt_BR
dc.contributor.referees2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0951373300978184pt_BR
dc.description.resumoO seguinte trabalho tem como propósito sugerir iniciativas estratégicas por meio da análise do ambiente interno e externo da empresa, assim como de seus elementos orientadores da estratégia. Tal abordagem visa melhorar o desempenho da organização tanto no cenário competitivo quanto em suas atividades cotidianas. A técnica de Brainstorming foi empregada para coletar dados e ideias referentes ao ambiente interno e externo da empresa, em uma reunião participativa com colaboradores. Posteriormente, os dados obtidos foram categorizados, e organizados de acordo com a visão da gestora proprietária. Dessa maneira foi elaborada a identidade da organização, com a definição do seu negócio, missão, visão e identificação dos valores e objetivos organizacionais. A matriz SWOT foi utilizada para identificar os pontos fortes e fracos presentes dentro da organização. A análise do ambiente externo foi feita considerando as variáveis PESTEL (Política, Econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal). À janela estratégica resultante do cruzamento SWOT foi analisada e foi elaborado um plano de ação através do 5W2H. A partir das iniciativas estratégicas foram destacados caminhos possíveis para alcance das metas. Por fim, as iniciativas apontadas nesse estudo destacam a relevância da empresa conhecer seu ambiente de atuação e sua identidade organizacional, vindo ao encontro da importância da implementação das ações indicadas nesta análise, para alcançar o sucesso e resultados esperados, haja vista o contexto ambiental dinâmico em que a mesma está inserida.pt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento de Ciências Administrativaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc janaine final.pdf2.33 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons