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Title: Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte
Other Titles: Olfactory marketing in retail trade: multi-case study in companies in Natal/Rio Grande do Norte
Authors: Dias, Fernanda Beatriz de Medeiros
Advisor: Ferreira, Lissa Valéria Fernandes
Keywords: marketing olfativo;experiência do cliente;sentidos
Issue Date: 6-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DIAS, Fernanda Beatriz de Medeiros. Marketing olfativo no comércio varejista: estudo multicaso em empresas de Natal/Rio Grande do Norte. Orientador: Lissa Valéria Fernandes Ferreira. 2023. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: A utilização do marketing sensorial como estratégia de atrair e proporcionar uma experiência de compra mais satisfatória para os consumidores vem se mostrando cada vez mais eficaz, fazendo com que todos os segmentos mantenham seu diferencial competitivo e se destaquem no mercado. Essa técnica utiliza os cinco sentidos humanos como ferramenta para alcançar os seus objetivos: visão, audição, paladar, tato e olfato. Todavia, o presente trabalho se debruça em avaliar o efeito causado pela utilização do marketing olfativo no dia a dia de empresas varejistas. Para isso, foi realizada uma pesquisa de caráter descritivo exploratório e de abordagem qualitativa através da ferramenta experience survey, que busca avaliar a percepção de pessoas com familiaridade com o assunto. Na ocasião foram entrevistados gestores de quatro empresas que utilizam essa estratégia. O instrumento de pesquisa contou com 6 perguntas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mais significativos mostraram que a utilização do aroma traz inúmeros benefícios para as organizações.
Abstract: The use of sensory marketing as a protection strategy and to provide a more satisfactory shopping experience for consumers has proven to be increasingly effective, enabling all segments to maintain their competitive advantage and stand out in the market. This technique uses the five human senses as a tool to achieve its objectives: vision, hearing, taste, touch and smell. However, this work focuses on evaluating the effect caused by the use of olfactory marketing in the daily lives of retail companies. To this end, research with an exploratory descriptive nature and a qualitative approach was carried out using the experience survey tool, which seeks to evaluate the perception of people familiar with the subject. In the decision, managers from four companies that use this strategy were interviewed. The survey instrument contains 6 questions. The data was analyzed using Bardin's (2011) content analysis. The most significant results demonstrated that the use of aroma brings considerable benefits to organizations.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57062
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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