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Title: O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos
Authors: Nascimento Filho, Gilberto Pereira do
Advisor: Araújo, Maria Valéria Pereira
Keywords: pós-venda;energia fotovoltaica;clientes
Issue Date: 7-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FILHO NASCIMENTO, Gilberto Pereira do. O pós-venda enquanto técnica para fidelização de clientes no campo da aquisição de produtos e serviços fotovoltaicos. Orientador: Maria Valéria Pereira de Araújo. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Departamento de Ciências Administrativas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: Este estudo apresenta uma discussão em torno da temática referente ao serviço de pós-venda prestado por empresas de energia solar fotovoltaica. No setor comercial, diversas são as técnicas promovidas no procedimento de comercialização de produtos e serviços, nos mais diversos setores da indústria, comércio, agropecuária, tecnologia, energia e outros. No entanto, o estabelecimento de um bom relacionamento entre empresa e cliente é fundamental para que se possa manter a continuidade dessa relação de maneira fidedigna e com qualidade, principalmente prezando-se pela assistência pós-venda de produtos e/ou serviços adquiridos. O setor de energia fotovoltaica no país tem experimentado um crescimento exponencial nos últimos anos, impulsionado principalmente pela busca por fontes de energias renováveis e sustentáveis. Nesse setor, o marketing exerce um papel imprescindível para informar e instruir os clientes/consumidores acerca dos benefícios da energia fotovoltaica, além de promover a adoção e o uso adequado dessas tecnologias. O objetivo geral deste estudo está voltado à necessidade de se evidenciar o potencial das técnicas de pós-venda no setor de energia fotovoltaica na perspectiva da fidelização de clientes, enquanto os objetivos específicos são o de revelar as contribuições do suporte de pós-venda no engajamento de clientes a longo prazo; descrever as principais estratégias de pós-venda a serem seguidas no setor da comercialização de produtos e serviços fotovoltaicos; e contrastar o potencial da qualificação profissional através do aprimoramento de atendimento ao cliente. Os principais autores que compõem o referencial teórico deste estudo são Kotler (2000), Cortez (2020), Giuliani (2003), Rocha e Christensen (1999), Polonsky (1994), Silva, Luiz Filho e Oliveira (2011). A metodologia adotada neste estudo baseou-se nas contribuições da pesquisa qualitativa, pesquisa básica e da análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa evidenciam a necessidade de as empresas de energia solar fotovoltaica investirem no aprimoramento dos serviços de pós-venda de produtos e serviços para se manter o mínimo nível de satisfação expressa pelos clientes desse setor.
Abstract: This monograph presents a discussion around the topic regarding the after-sales service provided by photovoltaic solar energy companies. In the commercial sector, there are several techniques promoted in the process of marketing products and services, in the most diverse sectors of industry, commerce, agriculture, technology, energy and others. However, the establishment of a good relationship between company and customer is essential to maintain the continuity of this relationship in a reliable and quality manner, especially by valuing after-sales assistance for purchased products and/or services. The photovoltaic energy sector in the country has experienced exponential growth in recent years, driven mainly by the search for renewable and sustainable energy sources. In this sector, marketing plays an essential role in informing and educating clients/consumers about the benefits of photovoltaic energy, in addition to promoting the adoption and appropriate use of these technologies. The general objective of this study is focused on the need to highlight the potential of after-sales techniques in the photovoltaic energy sector from the perspective of customer loyalty, while the specific objectives are to reveal the contributions of after-sales support in engagement of long-term customers; describe the main after-sales strategies to be followed in the sector of marketing photovoltaic products and services; and contrast the potential of professional qualification through improving customer service. The main authors who make up the theoretical framework of this study are Kotler (2000), Cortez (2020), Giuliani (2003), Rocha and Christensen (1999), Polonsky (1994), Silva, Luiz Filho and Oliveira (2011). The methodology adopted in this study was based on the contributions of qualitative research, basic research, and content analysis. The main results of the research highlight the need for photovoltaic solar energy companies to invest in improving after-sales services for products and services to maintain the minimum level of satisfaction expressed by customers in this sector.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57065
Appears in Collections:CCSA - TCC - Administração

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