Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57562
Title: Da imagética das redes sociais na atualidade à construção de um novo "olhar-se" entre estudantes do ensino fundamental
Authors: Paiva, Kaenia Santos Lopes de
Advisor: Andruchak, Marcos Alberto
Keywords: Arte-educação - cultura visual - imagens midiáticas;Imagens midiáticas - redes sociais - ensino da leitura de imagens - ensino fundamental
Issue Date: 1-Dec-2023
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PAIVA, Kaenia Santos Lopes de. Da imagética das redes sociais na atualidade à construção de um novo "olhar-se" entre estudantes do ensino fundamental. Orientador: Dr. Marcos Alberto Andruchak. 2023. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Artes - Profartes) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
Portuguese Abstract: Este estudo faz uma reflexão sobre uma prática em arte-educação voltada para cultura visual, onde o principal objetivo é promover a percepção de um pensamento crítico sobre as imagens midiáticas na atualidade e seus impactos na assimilação dos adolescentes, partindo da percepção histórica da variação de padrões de beleza, ressaltando a necessidade de um ensino da leitura de imagens, não só de cunho histórico e social, mas principalmente crítico. Tal análise se fundamenta na percepção de belo desenvolvida pelo filósofo Roger Scruton; na espetacularização da existência na visão de Paula Sibilia; na observação crítica da imagética das redes sociais, nesta pesquisa, especificamente o Instagram, em comparativo com as fotografias do artista Sebastião Salgado. Metodologicamente a pesquisa está alicerçada na pesquisa-ação, onde a prática é um estudo de caso que se fundamenta na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, direcionando uma base investigativa fundamentada na participação efetiva dos discentes, onde foram promovidos diálogos e análises críticas, tendo como base fundante a percepção imagética a partir da fotografia como linguagem artística, oportunizando a produção de imagens por meio de um concurso fotográfico. Buscou-se elucidar a questão: é possível ensinar a pensar o belo a partir dos valores que o indivíduo julga fundamental? Esse estudo visa desenvolver nos envolvidos a percepção de como eles se sentem diante das imagens das redes sociais; averiguar a possibilidade de promover uma mudança nesse sentimento quando de cunho negativo; oportunizar uma percepção crítica sobre essas imagens e analisar a possível existência de mudança de percepção; construindo um caminho que permite que se perceba a mudança de percepção do olhar e do olhar-se.
Abstract: This study focuses on a practice in art education directed toward visual culture, where the main goal is to promote critical thinking about media images nowadays and their impacts on adolescents' comprehension. It begins with a historical perspective on the variation of beauty standards, emphasizing the need for teaching image literacy that encompasses not only social and historical aspects but, especially, a critical perspective. Such an analysis is grounded in the perception of beauty developed by philosopher Roger Scruton; Paula Sibilia's view on the spectacularization of existence; and the critical examination of imagery on social media, specifically Instagram, in comparison with the photographs of the artist Sebastião Salgado. The methodology of this investigation is based on action research, with the practice conducted in a case study grounded in Ana Mae Barbosa's Triangular Approach. This approach guides an investigative foundation based on active student participation, promoting dialogues and critical analyses. The foundational basis is the visual perception derived from photography as an artistic language, facilitating the production of images through a photography contest. The aim was to elucidate the question: Is it possible to teach the appreciation of beauty based on the values that individuals consider fundamental? This study seeks to develop in participants an awareness of how they feel when confronted with images on social media; investigate the possibility of bringing about a change in those negative feelings; foster a critical perception of these images; analyze the potential for a change in perception, constructing a path that allows for a shift in the way one perceives and looks at oneself.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57562
Appears in Collections:PROFARTES - Mestrado Profissional em Artes

Files in This Item:
File SizeFormat 
Imageticaredessociais_Paiva_2023.pdf4.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.