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https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58797
Título: | Empoderado para aprender: as relações entre a cultura organizacional e empoderamento psicológico para a aceitação e uso do e-learning na hotelaria |
Autor(es): | Silva, Jessyca Rodrigues Henrique da |
Orientador: | Barreto, Leilianne Michelle Trindade da Silva |
Palavras-chave: | Hotelaria;Cultura organizacional;Empoderamento psicológico;e-learning;Hotelaria - ensino e aprendizagem |
Data do documento: | 22-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SILVA, Jessyca Rodrigues Henrique da. Empoderado para aprender: as relações entre a cultura organizacional e empoderamento psicológico para a aceitação e uso do e-learning na hotelaria. Orientadora: Dra. Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto. 2024. 197f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. |
Resumo: | Em consequência das transformações digitais e mudanças nos processos educacionais que corroboram uma educação mais autônoma e libertadora, o conceito de aprendizagem on-line (e-learning) emerge como alternativa para promover ações de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas. O e-learning coloca o aluno como protagonista do processo de formação, mas esses modernos métodos não serão totalmente efetivados se os usuários estiverem inclinados a não aceitar essas tecnologias. Embora estudos tenham se dedicado a investigar a adoção de e-learning em instituições de ensino formais - básico até o superior – são raras as pesquisas que se debruçaram sobre os fatores de sua aceitação no ambiente corporativo, especialmente do turismo. Neste contexto, a presente tese almeja integrar teorias da área de gestão organizacional, psicologia e educação para analisar os fatores de aceitação de e-learning na hotelaria, sendo elas: Modelo de Valores Competitivos (Competing Values Framework); Empoderamento Psicológico (Psychological Empowerment); e a Teoria Unificada de Aceitação e Uso de Tecnologia (Unified Theory of Acceptance and Use of Technology). Logo, apresenta-se como objetivo central investigar as relações entre cultura organizacional e empoderamento psicológico para aceitação e uso do e-learning na hotelaria. Trata-se de uma pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, de abordagem quantitativa, do tipo descritiva e explicativa. O campo de estudo foi composto por redes hoteleiras que promovem treinamentos on-line e atuam no contexto brasileiro, enquanto que os sujeitos respondentes foram colaboradores de diferentes funções nos hotéis. Os dados foram coletados por meio de questionário estruturado, em uma amostra de 312 colaboradores que vivenciaram experiências de aprendizagem on-line no local de trabalho. O tratamento e análise de dados ocorreu via estatística descritiva e Modelagem de Equações Estruturais (MEE), apoiado no Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados evidenciaram que o perfil de cultura organizacional que predomina na hotelaria é a Clã e Inovativa, não havendo diferenças estatisticamente significativas entre elas. A Competência foi a dimensão do empoderamento com maior destaque, evidenciando que as pessoas possuem autoeficácia o suficiente para realização dos cursos. Além disso, a Expectativa de Esforço também se sobressaiu entre as dimensões de aceitação de e-learning, o que evidencia que as pessoas enxergam as plataformas de aprendizagem on-line como fáceis de usar. Após o teste de hipóteses, a pesquisa resultou em um modelo estrutural de relações que explicam 57% dos antecedentes da intenção dos colaboradores de hotéis para o uso do e-learning. O caminho percorrido a partir da Influência Social, passando pela Cultura Clã e pelo empoderamento se mostrou como o mais efetivo no contexto hoteleiro. Por fim, é possível concluir que existem relações de causa-efeito entre a cultura organizacional, empoderamento e aceitação de elearning na hotelaria e o modelo proposto pode auxiliar gestores na tomada de decisões quanto a implementação efetiva de práticas de e-learning. |
Abstract: | As a result of digital transformations and changes in educational processes that support a more autonomous and liberating education, the concept of online learning (e-learning) emerges as an alternative to promote training, development and education actions for people. E-learning places the student as the protagonist of the training process, but these modern methods will not be fully effective if users are inclined to not accept these technologies. Although studies have been dedicated to investigating the adoption of e-learning in formal educational institutions - basic to higher education - research that has focused on the factors of its acceptance in the corporate environment, especially tourism, is rare. In this context, this thesis aims to integrate theories from the areas of organizational management, psychology and education to analyze the acceptance factors of e-learning in the hotel industry, namely: Competitive Values Framework; Psychological Empowerment; and the Unified Theory of Acceptance and Use of Technology. Therefore, the central objective is to investigate the relationships between organizational culture and psychological empowerment for the acceptance and use of e-learning in the hotel industry. This is a hypothetical-deductive research, with a quantitative approach, descriptive and explanatory. The field of study was made up of hotel chains that promote online training and operate in the Brazilian context, while the responding subjects were employees from different functions in the hotels. Data were collected through a structured questionnaire, from a sample of 312 employees who had online learning experiences in the workplace. Data processing and analysis occurred via descriptive statistics and Structural Equation Modeling (SEM), supported by the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). The results showed that the organizational culture profile that predominates in the hotel industry is Clan and Innovative, with no statistically significant differences between them. Competence was the most prominent dimension of empowerment, showing that people have enough self-efficacy to complete the courses. Furthermore, Effort Expectancy also stood out among the e-learning acceptance dimensions, which shows that people see online learning platforms as easy to use. After testing hypotheses, the research resulted in a structural model of relationships that explains 57% of the antecedents of hotel employees' intention to use e-learning. The path taken from Social Influence, through Clan Culture and Empowerment proved to be the most effective in the hotel context. Finally, it is possible to conclude that there are cause-effect relationships between organizational culture, empowerment and acceptance of e-learning in the hotel industry and the proposed model can help managers in making decisions regarding the effective implementation of e-learning practices. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/58797 |
Aparece nas coleções: | PPGT - Doutorado em Turismo |
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