Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/59082
Título: | "Santos Football Music" de Gilberto Mendes: uma adequação às novas ferramentas de sonorização e auto-etnografia da performance |
Autor(es): | Souza, David da Silva |
Orientador: | Oliveira, André Luiz Muniz |
Palavras-chave: | Regência orquestral;Música contemporânea;Música e tecnologia |
Data do documento: | 27-Fev-2024 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | SOUZA, David da Silva. "Santos Football Music" de Gilberto Mendes: uma adequação às novas ferramentas de sonorização e auto-etnografia da performance. Orientador: Dr. André Luiz Muniz Oliveira. 2024. 70f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024. |
Resumo: | A pesquisa a seguir tem por finalidade apresentar uma análise da obra Santos Football Music (1969) do compositor brasileiro Gilberto Mendes (1922 - 2016), além de uma narrativa auto-etnográfica sobre o preparo da obra e os caminhos usados na perspectiva do regente. A segunda fase composicional do artista será o foco do trabalho, evidenciando o uso de elementos eletroacústicos e cênicos que o compositor utiliza em sua música. Uma possível adequação tecnológica para a execução da obra é descrita com o intuito de repensar os modelos usados por Gilberto Mendes. A metodologia deste trabalho passa pela busca e pesquisa de material bibliográfico a respeito do compositor e sua obra, além de entrevistas com personalidades ligadas ao compositor. Será feita uma narrativa da minha experiência como regente do grupo que foi usado para execução final da obra pesquisada. |
Abstract: | The following research aims to present an analysis of the work "Santos Football Music" (1969) by Brazilian composer Gilberto Mendes (1922 - 2016), along with an auto-ethnographic narrative about the preparation of the work and the approaches used from the conductor's perspective. The focus of the study will be on the artist's second compositional phase, highlighting the use of electroacoustic and scenic elements in his music. A possible technological adaptation for the execution of the work is described with the intention of rethinking the models used by Gilberto Mendes. The methodology of this work involves the search and research of bibliographic material regarding the composer and his work, as well as interviews with individuals associated with the composer. A narrative of my experience as conductor of the group used for the final execution of the researched work will be provided. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/59082 |
Aparece nas coleções: | PPGMUS - Mestrado em Música |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
SantosFootballMusic_Souza_2024.pdf | 6,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.