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Título: Ensino baseado em competências nos programas de formação técnico-profissional em turismo no município de Inhambane (Moçambique)
Autor(es): Massango, Fernando Firmino
Orientador: Araújo, Maria Valéria Pereira de
Palavras-chave: Educação em turismo;Competências;Ensino baseado em competências;Formação técnico-profissional
Data do documento: 6-Jun-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: MASSANGO, Fernando Firmino. Ensino baseado em competências nos programas de formação técnico-profissional em turismo no município de Inhambane (Moçambique). Orientadora: Dra. Maria Valéria Pereira de Araújo. 2024. 214f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Resumo: A educação em turismo e hotelaria (T&H) constitui um fator crítico na qualificação dos profissionais do setor. O ensino técnico-profissional (ETP) aliado ao modelo de ensino baseado em competências desempenham um papel relevante na formação em turismo e hotelaria. Juntos contribuem na redução versus mitigação da discrepância entre as competências desenvolvidas na formação e as exigidas pelo mercado. O estudo visou analisar a adequação e eficácia da formação técnico-profissional em turismo no município de Inhambane (MI), com vistas a alinhar as competências dos profissionais formados às exigências do mercado local, propondo melhorias no modelo de formação. Quanto à metodologia, o estudo é qualitativo e exploratório. É também orientado no paradigma interpretativista. As entrevistas e questionários constituíram os instrumentos de coleta de dados definidos para a condução do estudo. As entrevistas foram dirigidas aos gestores das instituições de ensino técnico-profissional (IETP) em turismo e hotelaria no MI; e representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao turismo e hotelaria e, igualmente, à empregabilidade no setor. Quanto aos questionários, estes tiveram como público-alvo os egressos das IETP e empregadores do setor do turismo e hotelaria no MI. Igualmente, o estudo foi conduzido através da análise de instrumentos (documentos) norteadores da educação em Moçambique e, particularmente, do ensino técnicoprofissional em T&H. A análise dos dados fornecidos pelos diferentes intervenientes do estudo e igualmente pelos instrumentos norteadores do ETP em turismo e hotelaria no MI permitiu, de forma global, trazer os seguintes resultados: o ETP em turismo e hotelaria no município de Inhambane é conduzido em obediência ao Quadro Nacional das Qualificações Profissionais (QNQP); as habilidades operacionais (hard skills) e funcionais (soft skills) constituem as competências definidas nos programas de formação; o processo de desenvolvimento de competências é feito tendo em conta o definido nos programas dos diferentes cursos e as condições e recursos efetivamente existentes, como é o caso de instalações e equipamentos, professores e recursos financeiros. Porém, vários constrangimentos são encontrados no decurso do processo de ensino-aprendizagem (PEA). Esta situação compromete, em certa medida, o desenvolvimento de competências previstas nos programas dos cursos das IETP. Desse modo, conclui-se que o PEA nos cursos técnico-profissionais em turismo e hotelaria no MI apenas contribui para o desenvolvimento de competências básicas para a realização de atividades no setor do turismo e hotelaria. As competências desenvolvidas não se encontram ajustadas à atual dinâmica e exigências do setor do T&H, tanto no contexto mundial como local. Assim, o estudo propõe novos parâmetros de formação que contemplem as competências do mercado e o perfil educacional das formações técnico-profissionais em turismo e hotelaria no MI. Nessa perspectiva, os parâmetros propostos visam tornar o ETP mais responsivo às atuais dinâmicas e demandas globais e locais do setor do turismo e hotelaria. Propõe-se um ETP baseado na relação harmoniosa e articulada entre as tendências globais setor do turismo e hotelaria, tendências globais da educação em turismo e hotelaria, Estado, instituições de ensino técnico-profissional e empresas do setor do T&H no município de Inhambane.
Abstract: Tourism and hospitality (T&H) Education is a critical factor in the qualification of professionals in the sector. Vocational-technical education (VTE) combined with the competency-based learning model play an important role in training in tourism. Together they contribute to the reduction versus mitigation of the discrepancy between the skills developed in training and the skills required by the market. The study aimed to analyze the adequacy and effectiveness of tourism vocational-technical education in Inhambane municipality (IM), with a view to aligning the skills of trained professionals with the demands of the local market, proposing improvements in the training model. Regarding the methodology, the study is qualitative and exploratory. The study is also guided by the interpretivist paradigm. The interviews and surveys constituted the data collection instruments defined for conducting the study. As for the interviews, they were aimed at managers of vocational-technical education institutions (VTEI) in tourism and hospitality in IM; and representatives of public and private entities linked to tourism and hospitality and, equally, employability in the sector. Regarding the surveys, their target audience was VTEI graduates and employers in the tourism and hospitality sector in IM. Likewise, the study was conducted through the analysis of instruments guiding education in Mozambique and, particularly, vocational-technical education in T&H. The analysis of the data provided by the different participants in the study and also by the guiding instruments of the VTE in tourism and hospitality in IM allowed, overall, to bring the following results: the VTE in tourism and hospitality in Inhambane municipality is conducted in compliance with the National Professional Qualifications Framework; operational skills (hard skills) and functional skills (soft skills) constitute the competencies defined in VTE programs in tourism in IM; the skills development process is carried out taking into account what is defined in the programs of the different courses and the conditions and resources that actually exist, such as facilities and equipment, teachers and financial resources. It is also important to say that several constraints are encountered during the teaching and learning process. This situation compromises, to a certain extent, the development of skills foreseen in the VTEI course programs. Therefore, it is concluded that the teaching and learning process in VTE courses only contributes to the development of basic skills for carrying out activities in the T&H sector. The skills developed are not adjusted to the current dynamics and demands of the tourism and hospitality sector, both in the global and local context. Thus, the study proposes new training parameters that take into account market skills and the educational profile of tourism and hospitality vocational-technical training in Inhambane municipality. From this perspective, the proposed training model parameters aim to make the VTE more responsive to the current global and local dynamics and demands of the T&H sector. A vocational-technical education is proposed based on the harmonious and articulated relationship between global trends in the tourism and hospitality sector, global trends in tourism and hospitality education, government, vocational-technical education institutions and companies in the T&H sector in Inhambane municipality.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60487
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