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Título: Relações entre inovação, tecnologias da informação e comunicação, responsabilidade socioambiental e percepção de desempenho empresarial na hotelaria
Autor(es): Araújo, Thásia Maria Oliveira de
Orientador: Marques Júnior, Sérgio
Palavras-chave: Tecnologias da informação e Comunicação;Inovação;Responsabilidade socioambiental;Desempenho empresarial;Hotelaria
Data do documento: 27-Set-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: ARAÚJO, Thásia Maria Oliveira de. Relações entre inovação, tecnologias da informação e comunicação, responsabilidade socioambiental e percepção de desempenho empresarial na hotelaria. Orientador: Dr. Sérgio Marques Júnior. 2024. 178f. Tese (Doutorado em Turismo) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Resumo: A globalização, os avanços tecnológicos, a segmentação dos mercados, a responsabilidade socioambiental, as fusões e as parcerias transformaram a forma como as empresas gerenciam suas atividades, desde o atendimento ao cliente até as estratégias mais avançadas de gestão, o que pode resultar em vantagens competitivas e, consequentemente, na melhoria do desempenho organizacional. No entanto, o novo ambiente empresarial tem apresentado desafios na avaliação de desempenho, levando a medições que consideram aspectos qualitativos ao longo do processo e em consonância com a definição de estratégias. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo analisar, na perspectiva da Teoria do Balanced Scorecard (BSC), as relações existentes entre as variáveis capazes de influenciar na percepção de desempenho empresarial do setor hoteleiro, a partir das estratégias de inovação, das TICs e das práticas de RSA. A coleta de dados envolveu um roteiro de entrevista e um questionário fechado. A fase qualitativa e exploratória contou com a participação de 5 gestores de hotéis. Já na etapa quantitativa, o estudo envolveu 311 gestores, e as informações coletadas foram analisadas por meio de métodos estatísticos descritivos e inferenciais, utilizando o software IBM SPSS. Os resultados do estudo indicam uma correlação entre a implementação de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), práticas de Responsabilidade Socioambiental (RSA) e inovação com a percepção de desempenho empresarial em gestão hoteleira. Com coeficientes de determinação R² superiores a 0,500, considerados como satisfatórios nas ciências sociais aplicadas, as hipóteses são robustas e sugerem que as variáveis do Balanced Scorecard (BSC) - processos, clientes, aprendizagem e financeira - são indicadores eficazes para medir o impacto dessas práticas no desempenho percebido. Isso reforça a importância de integrar essas dimensões estratégicas para melhorar a competitividade e a sustentabilidade no setor hoteleiro.
Abstract: Globalization, technological advances, market segmentation, socio-environmental responsibility, mergers and partnerships have transformed the way companies manage their activities, from customer service to the most advanced management strategies, which can result in competitive advantages and, consequently, in improved organizational performance. However, the new business environment has presented challenges in performance assessment, leading to measurements that consider qualitative aspects throughout the process and in line with the definition of strategies. In view of this, this study aims to analyze, from the perspective of the Balanced Scorecard Theory (BSC), the relationships between the variables capable of influencing the perception of business performance in the hotel sector, based on innovation strategies, ICTs and RSA practices. Data collection involved an interview guide and a closed questionnaire. The qualitative and exploratory phase included the participation of 5 hotels managers. In the quantitative stage, the study involved 311 managers, and the information collected was analyzed using descriptive and inferential statistical methods, using IBM SPSS software. The results of the study indicate a correlation between the implementation of Information and Communication Technologies (ICTs), Social and Environmental Responsibility (SER) practices and innovation with the perception of business performance in hotel management. With coefficients of determination R² greater than 0.500, considered satisfactory in applied social sciences, the hypotheses are robust and suggest that the Balanced Scorecard (BSC) variables - processes, customers, learning and financial - are effective indicators for measuring the impact of these practices on perceived performance. This reinforces the importance of integrating these strategic dimensions to improve competitiveness and sustainability in the hotel sector.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/60944
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