Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/62541
Título: Elegia nº 1 para violino e piano de Cláudio Santoro: poética e performance
Autor(es): Vasconcelos, Deyse Firmino Fernandes
Orientador: Queiroz, Rucker Bezerra de
Palavras-chave: Música para violino;Elegia nº 1;Poética;Interpretação musical;Edição musical
Data do documento: 13-Nov-2024
Editor: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Referência: VASCONCELOS, Deyse Firmino Fernandes. Elegia nº 1 para violino e piano de Cláudio Santoro: poética e performance. Orientador: Dr. Rucker Bezerra de Queiroz. 2024. 126f. Dissertação (Mestrado em Música) - Escola de Música, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2024.
Resumo: A pesquisa proposta tem como objetivo principal analisar as características estilísticas, idiomáticas e interpretativas da "Elegia n° 1 para violino e piano" de Claudio Santoro. A investigação se concentra em entender como as suas diferentes fases composicionais se refletem nessa obra, destacando a evolução de seu estilo e trajetória ao longo do tempo. Ressalta-se, como aspecto central do estudo, ensaio sobre a poética inserida na composição, investigando como Santoro utiliza elementos musicais para transmitir emoção e significado. Para tanto, propõe-se análise da estrutura formal da peça, observações acerca do uso de recursos harmônicos e melódicos além de outros elementos característicos de sua última fase, e, ainda, reflexão de como esses aspectos contribuem para a montagem da linha interpretativa a ser constituída pelo violinista e pianista. Não somente, o estudo se aprofunda na relação entre a escrita de Santoro e as características idiomáticas do violino, considerando sua própria experiência como violinista, permitindo uma compreensão mais profunda de como o compositor explorou as virtudes expressivas e técnicas do instrumento, influenciando diretamente as escolhas interpretativas no que diz respeito à execução da obra. Uma contribuição prática do trabalho é a criação de uma edição da partitura que visa auxiliar os instrumentistas na performance desta peça. Essa edição pode incluir marcações interpretativas, sugestões de fraseado, dinâmicas e outras informações que ajudam na elaboração e execução poética do compositor. Dessa forma, a pesquisa não apenas explora aspectos técnicos e estilísticos da Elegia n°1, mas também busca ampliar o acesso ao repertório e a performance da música brasileira para violino, proporcionando recursos valiosos para músicos interessados em explorar essa obra de destacada relevância do repertório nacional.
Abstract: The proposed research aims to analyze the stylistic, idiomatic, and interpretative characteristics of Claudio Santoro's "Elegy No. 1 for Violin and Piano." The investigation focuses on understanding how his different compositional phases are reflected in this work, highlighting the evolution of his style and trajectory over time. A central aspect of the study is an essay on the poetics embedded in the composition, exploring how Santoro uses musical elements to convey emotion and meaning. To achieve this, the research proposes an analysis of the formal structure of the piece, observations on the use of harmonic and melodic resources, as well as other characteristic elements of his final compositional phase, and a reflection on how these aspects contribute to the interpretative approach to be adopted by the violinist and pianist. Additionally, the study delves into the relationship between Santoro's writing and the idiomatic characteristics of the violin, considering his own experience as a violinist. This allows for a deeper understanding of how the composer explored the expressive and technical virtues of the instrument, directly influencing interpretative choices in the performance of the work. A practical contribution of this work is the creation of an edition of the score aimed at assisting instrumentalists in performing this piece. This edition may include interpretative markings, phrasing suggestions, dynamics, and other information that help in the poetic elaboration and execution of the piece. Thus, the research not only explores technical and stylistic aspects of Elegy No. 1, but also seeks to broaden access to the repertoire and performance of Brazilian music for violin, providing valuable resources for musicians interested in exploring this prominently relevant work of the national repertoire.
URI: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/62541
Aparece nas coleções:PPGMUS - Mestrado em Música

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