Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/63116
Título: | Estética, moralidade e política no consumo de dispositivos eletrônicos e jogos digitais em um grupo de Facebook brasileiro |
Título(s) alternativo(s): | Aesthetics, morality, and politics in the consumption of electronic devices and digital games in a Brazilian Facebook group |
Autor(es): | Marinho, Lucas Paulino |
Orientador: | Freitas, Eliane Tânia Martins de |
Palavras-chave: | Antropologia digital;Consumo;Jogos digitais;Gamers;Facebook |
Data do documento: | 14-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
Referência: | MARINHO, Lucas Paulino. Estética, moralidade e política no consumo de dispositivos eletrônicos e jogos digitais em um grupo de Facebook brasileiro. Orientadora: Dra. Eliane Tânia Martins de Freitas. 2025. 181f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2025. |
Resumo: | A presente dissertação busca compreender as relações suscitadas pelo consumo de jogos digitais, dispositivos eletrônicos e conteúdos associados ao universo gamer. Para tanto, foi escolhido como campo de investigação principal o grupo brasileiro no Facebook "Grupo para pessoas pobres com computadores ruins 5.0". As postagens e comentários do grupo foram analisados por meio de participação observante, perambulações e acompanhamentos, o que possibilitou o contato com os membros do grupo, e proporcionou entrevistas aprofundadas. A pesquisa revela que o consumo desses bens e mídias vai além das transações econômicas, inserindo-se em complexas negociações socioculturais. A análise aprofundada permitiu observar que os participantes do grupo manuseavam e eram atravessados constantemente por construções estéticas, políticas, morais e afetivas relacionadas ao consumo – em especial, uma noção, também estética, do que significa ser pobre e gamer no Brasil, bem como o acesso a bens tecnológicos e jogos digitais nas discussões sobre moralidade no consumo de jogos “pirateados”. |
Abstract: | This master's thesis seeks to understand the relationships fostered by the consumption of digital games, electronic devices, and content associated with the gamer universe. For this purpose, the Brazilian Facebook group "Grupo para pessoas pobres com computadores ruins 5.0" was chosen as the primary field of investigation. The group's posts and comments were analyzed through participant observation, perambulações, and acompanhamentos, which facilitated contact with the group's members and led to in-depth interviews. The research reveals that the consumption of these goods and media, goes beyond mere economic transactions, embedding itself within complex sociocultural negotiations. The in-depth analysis allowed for the observation that group participants were constantly navigating and shaped by aesthetic, political, moral, and affective constructions related to consumption—particularly an aesthetic notion of what it means to be both poor and a gamer in Brazil, as well as access to technological goods and digital games in discussions on the morality of consuming “pirated” games. |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/63116 |
Aparece nas coleções: | PPGAS - Mestrado em Antropologia Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Esteticamoralidadepolitica_Marinho_2025.pdf | 6,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.