Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11712
Título: Definições para o resultado de enfermagem comportamento de prevenção de quedas: uma revisão integrativa
Título(s) alternativo(s): Definitions for the nursing outcome behavior for falls prevention: an integrative review
Definiciones para el resultado de enfermería conducta de prevención de caídas: una revisión integrativa
Autor(es): Vitor, Allyne Fortes
Araújo, Thelma Leite de
Palavras-chave: Enfermagem;Processo de enfermagem;Avaliação em enfermagem;Acidentes por quedas;Prevenção
Data do documento: 2011
Citação: VITOR, Allyne Fortes ; ARAUJO, Thelma Leite de . Definições para o resultado de enfermagem comportamento de prevenção de quedas: uma revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem, Fortaleza, v. 13, p. 313-322, abri./jun. 2011. ISSN: 1518-1944. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/fen/article/view/14052/9638>. Acesso em: 25 out. 2013.
Resumo: Devido à necessidade de mensurar o risco de quedas em concordância à linguagem padronizada de enfermagem, foi selecionado o resultado de enfermagem Comportamento para Prevenção de Quedas da Nursing Outcomes Classification (NOC), com objetivo de identificar evidências sobre seus elementos, mensuração, comparação com indicadores existentes e construir definições constitutivas. Foi efetuada revisão integrativa entre abril e novembro de 2009, mediante identificação da questão, estabelecimento de critérios de inclusão/exclusão, extração das informações, avaliação, interpretação e síntese. Destacaram-se pesquisas transversais e perspectivas de especialistas. Os indicadores Uso de recursos de correção da visão e Uso de sapatos amarrados e do tamanho adequado foram considerados insuficientes para avaliar fatores de risco como déficits sensoriais e roupas/calçados inadequados. Percebe-se que algumas definições precisam ser melhor desenvolvidas e que esse resultado de enfermagem merece refinamento sobretudo referente aos indicadores. Foram identificados 22 indicadores e definições foram propostas baseadas nas evidências da literatura
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/11712
ISSN: 1518-1944
Aparece nas coleções:CCS - DENF - Artigos Publicados em Periódicos



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.