Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufrn.br/handle/1/11719
Título: | O que tenho a ver com isso? aula-vivência sobre violência contra crianças e adolescentes |
Título(s) alternativo(s): | What do I have to do with that? life-lesson on violence against children and adolescents ¿Qué tengo que ver yo con esto? lección de vida sobre la violencia contra niños y adolescentes. |
Autor(es): | Santos, Paula Fernanda Brandão Batista dos Monteiro, Akemi Iwata Bezerra, Kelianny Pinheiro |
Palavras-chave: | Violência;Adolescente;Saúde;Enfermagem |
Data do documento: | 2009 |
Referência: | SANTOS, Paula Fernanda Brandão Batista dos. et al. O que eu tenho a ver com isso? Aula-vivência sobre violência contra criança e adolescente. Revista Eletrônica de Enfermagem, Paraíba, v. 11, p. 1049-1053, 2009. ISSN: 1518-1944. Disponível em: <http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n4/pdf/v11n4a33.pdf>. Acesso em: 25 out. 2013. |
Abstract: | A violência constitui hoje a principal causa de morte em crianças de 5 a 19 anos, o que tem imposto aos
profissionais de saúde um olhar mais atento a estas questões, bem como uma formação que busque
compreender este fenômeno sobre os vários prismas que a circunscreve. O objetivo deste artigo é relatar a
experiência vivenciada com alunos do curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio
Grande do Norte numa aula-vivência sobre esta temática. A aula foi baseada numa prática pedagógica de ação
reflexiva. Desenvolveu-se a partir da integração dos conteúdos teóricos e práticos, articulando-os com temas
sociais, políticos e econômicos. A aula foi dividida em três momentos: um momento de sensibilização; um
segundo momento onde foi apresentado e discutido o arcabouço teórico, científico e legal que envolve o tema;
e um terceiro, que visou estimular uma reflexão sobre a realidade vivenciada nos serviços de saúde por
profissionais que atuam diante de situações de violência. Nos três momentos da aula pudemos proporcionar ao
aluno a inquietação e a reflexão necessárias para pensarmos sobre a violência em toda a sua complexidade,
pluricausalidade e com toda a carga de preconceito em que esta se encontra envolvida Violence constituted is the most important cause of death among children 5-19 year of age. This phenomenon has called the health professionals attention attempted to violence issues in the health context and the inclusion, in the professional curriculum, of a comprehensive approach to the various determinants involved. The objective of this paper is to report an experience of the students of the Federal University of Rio Grande do Norte in a classroom activities. The activity was based on the pedagogical practice of reflexive action. The experience comprised the integration of the theoretical and practical contents, with the social, political and economic issues, seeking to stimulate the students critical-reflexive thinking. The class contents was conducted in three stages: development of student awareness of the problem; presentation and discussion of the theoretical, scientific and legal framework; discovery and discussion of the reality experienced by health professionals who act in violence situations in the service units. The three class moments enabled us to promote the concern and discussion needed for the student to think about violence, its complexity, multicausality and the discrimination involved La violencia constituy la principal causa de muerte en niños de 5 a 19 años de edad, el que ha imposto a los profesionales de salud un mirar con más atención a las cuestiones de la violencia en la salúd y que los currículos de formación incluyan una abordaje más comprensible acerca de los determinates envueltos. El objetivo es reportar una experiencia vivida por estudiantes de enfermería del la Universidad Federal de Río Grande del Norte. La clase fue basada en una experiencia pedagógica de acción reflexiva. Fue desarrollado a partir de la integración de contenidos teóricos y prácticos, articulándolos con temas sociales, políticos, económicos. La clase fue dividida en tres etapas: reconocimiento del problema; presentación y discusión del marco teórico, científico y legal; y la estimulación para descubierta y discusión de la realidad vivida en los servicios de salud por profesionales que intervienen en situaciones de violencia. En las tres etapas de las clases proporcionamos al alumno la inquietud y la reflexión necesarias para pensar acerca de la violencia en su completa complejidad, multicausalidad y con toda la discriminación que ella trae apar |
URI: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11719 |
ISSN: | 1518-1944 |
Aparece nas coleções: | CCS - DENF - Artigos Publicados em Periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
OQueTenhoAVerComIsso_Santos_2009.pdf | 62,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.