Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3083
Título: O discurso expositivo escrito no ensino fundamental: um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos
Autor(es): Passeggi, Luis Álvaro Sgadari
Palavras-chave: Discurso expositivo;Discurso didático;Liguística cognitiva
Data do documento: 2002
Editor: Revista do GELNE
Citação: PASSEGGI, L. A. S.(2002)
Resumo: Propomos uma análise do discurso didático expositivo escrito, em textos do ensino fundamental, focalizando dois aspectos principais. Em primeiro lugar, consideramos o funcionamento cognitivo desse tipo de discurso, com base nas perspectivas de Bruner (1998; 2001) e Bronckart (1999). Em segundo lugar, examinamos algumas de suas principais estruturas semânticas, a partir da abordagem da lingüística cognitiva (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Examinamos, ainda, os desdobramentos didáticos sugeridos por essa analise. Abstract: This paper proposes an analysis of the expository written didactic discourse in primary school texts focus on two main aspects. Firstly, we consider the cognitive functioning of this kind of discourse, following Bruner (1998; 2001) and Bronckart (1999). Secondly, we consider some of its main semantic structures according to the cognitive linguistics framework (Langacker. 1987; 1991; 1999; 2000). Finally, some didactic consequences suggested by this analysis are examined
Descrição: PASSEGGI,Luis Álvaro Sgadari. O discurso expositivo escrito no ensino fundamental: um enfoque cognitivista e seus desdobramentos didáticos. Revista do GELNE, Fortaleza, v.4, n.1, p. 122-124, 2002.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/3083
Aparece nas coleções:CCHLA - DLET - Artigos publicados em periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo-passeggi146,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.