Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3162
Título: Eficiência técnica dos produtores familiares no Projeto de Irrigação do Baixo Açu/RN
Autor(es): Silva, Jorge Luiz Mariano da
Palavras-chave: Eficiência técnica;Fronteiras de produção;Irrigação
Data do documento: 20-Out-2010
Abstract: Este trabalho tenta identificar as fontes da ineficiência técnica dos produtores familiares no projeto de irrigação do Baixo Açu (RN). Para avaliar a eficiência dos produtores foram usados os modelos de envoltória de dados, DEA-C, DEA-V (Data Envelopament Analysis) e o modelo FDH (Free Disposal Hull). Os resultados mostraram que, sob as diferentes suposições dos modelos utilizados, a eficiência dos produtores foi baixa. Com a suposição de retornos constantes de escala, apenas 6,7% foram eficientes,com retornos variáveis de escala, 24%, e com livre descarte de recursos, 54,7%. Os produtores foram ineficientes porque não conseguiram níveis maiores de produção, com maiores níveis de insumos. Para reduzir a ineficiência dos produtores familiares algumas políticas deveriam ser adotadas. Primeiro deve-se estimular a permanência dos produtores nos seus lotes, evitando-se a alta rotatividade que ocorre quando os produtores, originalmente selecionados, repassam seus lotes para outros. Segundo, ampliar o número de produtores treinados com sistemas de irrigação. Terceiro, estimular uma maior participação de produtores assistidos com o crédito rural. Além dessas, outras devem ser mencionadas. Entre elas, uma melhoria na assistência técnica, talvez, elevando o número de técnicos agrícola com finalidade de atender um número maior de produtores nos seus lotes
Descrição: SILVA, Jorge Luiz Mariano da. Eficiência técnica dos produtores familiares no projeto de irrigação do Baixo Açu/RN.In: CONGRESSO SA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL,42., 2004, Cuiabá - MT. Dinâmcias Setorias e Desevolvimento Regional, 2004.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/3162
Aparece nas coleções:CCSA - DECO - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JORGE LUIZ 3.pdf286,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.