Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/6161
Título: Bibblioteca Digital de Teses e Dissertações: uma estratégia de preservação digital
Autor(es): Cunha, Jacqueline de Araújo
Palavras-chave: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações;Preservação Digital;Memória;Arquivos abertos;Movimento do Acesso Livre
Data do documento: 25-Mai-2011
Resumo: O estudo buscou analisar a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações como uma estratégia de preservação da memória. Neste sentido, fez discussões acerca da informação, memória, preservação, inclusive digital, bem como os arquivos abertos e o acesso livre a informação, por constituírem-se de tópicos fundamentais para a compreensão deste assunto. A metodologia utilizada consistiu de pesquisa bibliográfica em páginas da Internet, livros, artigos de periódicos e relatórios técnicos. Os procedimentos de coleta de dados, foram realizados tanto na Internet, quanto também no conjunto das instituições que participaram da amostra do estudo. Foram identificadas e analisadas políticas de informação adotadas pelas instituições participantes do consórcio interinstitucional do IBICT, bem como questões relacionadas a software e metodologias de trabalho. Concluiu-se que a BDTD se apresenta como um modelo viável de preservação e ainda eficiente veículo de promoção do acesso aos trabalhos de teses e dissertações que historicamente estiveram limitados por barreiras geográficas e financeiras. Porém, para que estes repositórios desempenhem, todavia, a contento o seu objetivo, faz-se necessário a participação de profissionais qualificados, instrumentos tecnológicos e políticas públicas e institucionais de informação que apóiem o processo.
Descrição: CUNHA, Jacqueline de Araújo. Biblioteca Digital de Teses e Dissertações: uma estratégia de preservação da memória científica. 2009. 141f. Dissertação (Mestrado)- Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
URI: http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/1/6161
Aparece nas coleções:BCZM - Dissertações e Teses defendidas em outras instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bdtd.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons